domingo, 5 de junho de 2011

BD Pop Rock Português: António Variações


Porque eu gosto do António Variações
Porque eu gosto de Banda Desenhada
Achei este sexto volume quase um insulto à memória de um dos nossos melhores interpretes musicais/compositores.
O “quase” apenas está na frase anterior porque o CD tem uma boa escolha de músicas e os textos que estão depois da “Banda Desenhada” também não estão nada mal.
O ilustrador Daniel Lima que me perdoe, mas as ilustrações (nem considero aquilo BD) estão medíocres! António Variações merecia muito melhor!
Só falei agora sobre esta colecção porque considero que já tenho uma ideia bastante boa sobre ela. São só autores alternativos, não apelativos ao público em geral, ou seja, uma péssima publicidade à BD. Se aquilo é só para os amigos, pronto… está bem! Mas nesse caso fariam uma edição muito limitada, tipo fanzine, para vender só aos amigos! Assim, um possível futuro leitor e comprador de BD que achou o projecto interessante, hipoteticamente comprou este livro (ou outro desta colecção), não comprará mais nenhum! Esta colecção vale sobretudo pelos CDs que estão bastante bons… Infelizmente a parte gráfica ficou para uma minoria que gosta deste tipo de registo. Assim afastamos o público em geral, só os “nerds” como eu vão continuando a comprar, porque também temos o bicho do coleccionismo, e não gostamos de ter séries incompletas, aliás se eu soubesse que iriam ser todos assim não teria comprado o primeiro. Existem limites para tudo, e já expliquei a minha posição sobre este assunto no post Comercial Vs. Alternativo .
Assim NÃO!
Assim a BD neste País nunca sairá do estigma de ser para crianças, ou do outro de que “é só para intelectuais”…
Existem dois ou três livros desta colecção, que também são de registo alternativo, mas têm qualidade e são bastante expressivos.
Agora eu pergunto… mas o que é que é isto??? Nunca há dinheiro para editar BD e depois gasta-se nisto, em “bonecada” sem pés nem cabeça?
Não percebo… ou se calhar agora percebo porque é que o Pedro Abrunhosa não quis participar nesta colecção… penso eu de que…
Por último, quero agradecer ao Diário de Notícias por estas maravilhosas escolhas...
Só ponho uma imagem deste livro, porque gosto muito de BD.

Boas leituras!

Hardcover
Criado por Daniel Lima (BD) e António Variações + Humanos (CD)
Editado em 2011 pelo Diário de Notícias
Nota BD: 2 em 10
Nota CD: 9 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário