Porque eu gosto do Lince Ibérico
Porque eu gosto de Banda Desenhada
As duas coisas juntas são um prazer para mim!
Infelizmente todas as nossas coisas boas, e pessoas acima da média fogem de Portugal. Assim o Lince o fez também. Como em Portugal é de "macho" andar de caçadeira na mão e uma matilha de cães pela trela para caçar os desgraçados dos coelhos, o nosso maravilhosos e belo Lince fugiu para Espanha onde ainda subsiste em pelo menos dois sítios. Gostaria que voltasse!
Assim, e logo a seguir ao Salão de Moura, eis que neste local se fez a apresentação de mais uma obra de BD: Lince Ibérico - A Sua História em Portugal.
José Garcês mostra novamente a sua apetência para este tipo de registo, já o tinha feito em Maio de 2009 com o seu livro: Jardim Zoológico 125 Anos.
Peço desculpa pelo atraso de um dia na divulgação do evento, mas convenci-me de que era para a semana... foi ontem dia 3 de Junho o acontecimento.
Mas quero que fique aqui registado, e com bastantes imagens!
Segue o press release:
O Lince Ibérico
"O lince-ibérico existe apenas na Península Ibérica. Corre perigo de extinção e, por isso, é nossa responsabilidade não deixá-lo desaparecer... Mas o que é que aconteceu para chegarmos a esta situação? Vejamos então um pouco da história do lince..."
E o Alentejo continua a dar cartas na Banda Desenhada!...
Depois do salão Moura BD e da inauguração do Festival de Beja, eis que Moura se prepara para o lançamento oficial do álbum “O Lince Ibérico: a sua história em Portugal” (com desenhos de José Garcês e texto do biólogo Bruno Pinto), no próximo dia 3 de Junho (sexta-feira), pelas 15:30 h.
Do programa faz parte, também, a inauguração de uma exposição com a capa e todas as pranchas que constituem o álbum e uma sessão de autógrafos com os autores.
A exposição e o lançamento do álbum chegaram a estar programados para o Moura BD mas, por acordo entre as entidades intervenientes no projecto, acabaram por ser adiados para a data agora anunciada.
A edição do álbum é da Liga para a Proteção da Natureza (Projecto Life Habitat Lince Abutre).
PROGRAMA:
Dia 3 de Junho (sexta-feira):
Às 15:30 h, na Adega da Mantana – apresentação pública do álbum “O Lince Ibérico: a sua história em Portugal”
Às 16:15 h, no Espaço Inovinter – inauguração da exposição e sessão de autógrafos com os autores (José Garcês e Bruno Pinto)
A exposição decorrerá até 12 de Junho, entre as 09:30 e as 12:30h e as 14:00 e as 17:30 h.
Existe sempre "um bando de loucos" que luta pela preservação de espécies em vias de extinção, neste caso o "Projecto Life Habitat Lince Abutre". Eu sei que é difícil de lutar contra o poder instaurado, contra os interesses de alguns "cartéis" que por aqui pululam no nosso País... Mas não desistam!
Boas leituras!
Acho uma excelente iniciativa e apoio totalmente. Sempre me senti fascinada pelo lince ibérico, e foi com muita pena que, há uns anos atrás, descobri que eles estavam extintos no nosso país. Realmente falta a muitos portugueses o conhecimento cívico capaz de impedir que isto torne a acontecer (tantas espécies ameaçadas em Portugal por desconhecimento).
ResponderEliminarA BD parece muito interessante, e se tiver hipótese vou comprar.
Jornalismo objectivo ftw...
ResponderEliminarAna C. Nunes
ResponderEliminarDuas coisas contribuíram para a o Lince desaparecesse do nosso País... a construção selvagem e planos directores cheios de buracos (para encherem a bolsa dos nossos autarcas) e a caça indiscriminada que grassa por todo o território (temos caçadores a mais para os nossos míseros Km2 de área).
Enquanto as pessoas não se capacitarem de que não podem fazer tudo o que lhes dá na "bolha", mais desgraças naturais acontecerão!
:(
Mrmime
Er... o que queres dizer com FTW?
:|
Conheço o significado de algumas siglas, mas essa não!
:D
Estava a dizer que a este artigo faltou imparcialidade jornalística.
ResponderEliminarFor the win é o que quer dizer.
Mrmime
ResponderEliminarBom... eu não sou jornalista, sou mecânico!
:P
De qualquer maneira quando escrevo sobre qualquer coisa aqui, nunca sou imparcial! É sempre a minha opinião que eu partilho com vocês!
É claro que como é a minha opinião, não quer dizer que outras pessoas concordem, e aí discute-se!
O que eu gosto!
:D
Desde que não haja faltas de respeito... claro!
Se tu reparares, em tudo aquilo escrevo está lá patente a minha opinião.
;)
Mrmime
ResponderEliminarAliás, se leres o meu próximo post vais ver que terá tudo menos objectividade jornalística... espera para ver!
;D
percebeste-me mal, eu não estava a criticar nem a tentar parecer desrespeitoso :O!
ResponderEliminarEra só um comentário à parte dos caçadores em especifico, não que eu tenha problemas com isso, mas não quis deixar passar porque algum bedéfilo caçador pode ficar ofendido :P
Mrmime
ResponderEliminarEu não me senti desrespeitado!
:D
Só estava a dizer que raramente sou imparcial neste blog!
;)
Se houver um bedéfilo caçador, poderei discutir ideias com ele!
Eu gosto de debater ideias!
;)