quinta-feira, 9 de junho de 2011
Absolute Planetary Vol.2
A saga Planetary chegou ao fim! Gosto de estórias com princípio, meio e fim. Nos comics norte americanos quando algo tem sucesso há sempre quem queira esticar a corda prolongando séries para além dos limites, acabando por se tornar monótonas. Não foi o caso, felizmente!
A revista nº 27, que fecharia a série demorou muitos anos a sair, por dificuldades de Warren Ellis em fazer um final a seu contento… acabou por ser publicada em 2009, oito anos depois do nº26!
Planetary também fez história com os formatos de apresentação, o formato “Absolute” da DC e suas "imprints" (tamanho bastante superior ao normal, papel e impressão de superior qualidade, caixa, sobrecapa e uma excelente ligação entre as páginas e a lombada) foi inaugurado com o Absolute Planetary Vol.1! Este volume foi “rei” no EBay durante bastante tempo, pois esgotou muito rápido e a sua procura foi sempre grande. Mas como a DC optou sempre por não fazer 2ª edição de nenhum dos livros neste formato, os preços que atingia eram bastante altos! Bem… a DC, com a edição em vista do segundo volume, resolveu fazer com o primeiro volume mais um golpe comercial, Absolute Planetary Vol.1 foi o primeiro Absolute a ter uma reedição!
Infelizmente o sucesso desta série é tão grande que essa segunda edição já esgotou tempos atrás, assim como o segundo volume! Agora só no EBay e noutros sites de leilão se consegue obter estes magníficos livros. Para quem não quiser esta versão de luxo, a DC editou a série em quatro volumes normais, tanto em formato TPB (capa mole) como em Hardcover (capa dura).
Quanto ao autor da estória, Warren Ellis, é minha opinião que esta é a sua melhor obra! Não conheço nenhuma tão bem detalhada, com pormenores muito interessantes espalhados por um mundo complexo, num registo multidimensional. O espaço desta estória passa-se em todo o lado, na Terra, no espaço e em dimensões alternativas. A ligação entre os vários episódios está excelente, com a inclusão de muitos personagens “pulp” da primeira metade do sec. XX! Até um episódio com o equivalente a Tarzan está lá presente, e como sempre faz uma excelente e importante ligação para origem de um dos personagens principais da equipa Planetary!
A arte… A ARTE É DESLUMBRANTE! Cassaday que começou a série titubeando, à procura do seu estilo, acaba em grande! Cenários majestosos, páginas de detalhes impressionantes e outras impressionantes pela simplicidade apresentada! Mas para o luxo visual também existe outro responsável, a colorista Laura Martin que vestiu o desenho de John Cassaday com cores maravilhosas, sem estragar o trabalho artístico deste! Toda esta grandiosidade artística atinge a sua plenitude nas páginas grossas e em papel brilhante com que o formato “Absolute” desta série nos presenteia.
Planetary é um grupo de “arqueólogos do impossível” que tenta desenterrar a história secreta da Terra. Este grupo é formado por Elijah Snow (consegue extrair o calor do ambiente ao seu redor gelando-o), Jakita Wagner (invulnerabilidade, força e rapidez sobre-humana), “The Drummer (controla e manipula fontes de comunicação, sistemas informático e eletrónicos), Ambrose Chase (membro desaparecido que manipulava campos de distorção) e o “Fourth Man” que fica para vocês descobrirem quem é!
Esta equipa viaja pelo mundo investigando fenómenos estranhos: monstros e outras criaturas, relíquias incomuns, outros super seres, segredos poderosos que certos indivíduos tentam manter escondidos do resto do mundo. A sua finalidade é em parte a curiosidade, e se possível usar todo esse conhecimento para o aperfeiçoamento da humanidade. Há, no entanto, grupos que se opõem aos seus objectivos.
Esta organização tem uma história bem intrincada, assim como o grupo oponente, que nos é revelada gradualmente ao longo da série.
Gostaria de falar um pouco sobre a estória propriamente dita, mas é muito difícil de o fazer sem estragar o prazer de leitura a quem ainda não leu, e deseje conhecer a série. Posso dizer que Elijah Snow recuperou a memória, que tinha sido bloqueada pelo grupo opositor, “The Four”, e promete vingança por tudo o que fizeram e pretendem fazer! Este grupo faz o mesmo que a Agência Planetary, mas quer as descobertas para proveito próprio, não olhando a meios para isso! Neste volume viaja-se para o espaço e para dimensões alternativas. Este mundo de dimensões alternativas é o mesmo da série “Authority”, ou não fosse o autor o mesmo…
Mais alguma informação em Absolute Planetary Vol.1
Desejo-vos boas leituras e recomendo esta série!
Slipcased Hardcover
Criado por: Warren Ellis, John Cassaday e Laura Martin
Editado em 2010 pela Wildstorm
Nota : 11 em 10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Disqus Shortname
sigma-2
Comments system
[blogger][disqus][facebook]
Só li um numero,é muito pouco para opinar sobre essa serie.
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarSim, é curto.
Mas aconselho-te a leitura desta série! Penso que ainda está acesível em TPB.
;)
LOLO,a minha Wishlist só cresce.
ResponderEliminarLembrei-me agora que a ums anos li o cross com o Batman,mas na epoca nem os conhecia.
Optimus
ResponderEliminarOlha é um crossover que eu gostava de ter lido, pois uma determinada conversa entre Batman e Elijah Snow tem influência neste último, e por consequência na série principal!
:)
E já podes ler em HC:
ResponderEliminarhttp://www.comixology.com/sku/FEB110210/Planetary-Batman-HC-Deluxe-HC?utm_source=Cover%2BGallery&utm_medium=retailers&utm_campaign=Retailers%2B2011-06-01&utm_term=Hometown%2BComics&store_id=2800
só custa 3 vezes mais que o prestige.
Optimus
ResponderEliminarObrigado, não sabia da existência dessa edição!
;)
Una magnífica colección. Cassaday es un artista realmente genial, y Ellis escribe maravillosamente.
ResponderEliminarArion
ResponderEliminarÉ mesmo magnífica, sobretudo neste formato "Absolute"! Neste formato a arte de Cassaday "explode" completamente em páginas de papel brilhante e em tamanho bastante superior ao normal dos comics americanos!
;)
Sei que vou atrasado, mas tenho que dizer que esta é uma das minhas séries favoritas de todos os tempos.
ResponderEliminarÉ absolutamente genial em todos os aspectos.
Gostava de receber estas Absolute Editions no sapatinho, mas duvido que aconteça.
Boas Festas.
Rui Esteves
ResponderEliminarEstão todos esgotados, os Absolutes.
Até o primeiro Absolute, que foi o primeiro a ter uma reedição, esta esgotou no espaço de um mês... agora só EBay!
:\