segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Sand Land
Futuro pós-apocalíptico, Akira Toriyama, Demónios e Generais… ingredientes para um pequeno, mas muito divertido Manga!
Este livro foi-me oferecido por amigos, e eu por desconhecimento não peguei logo nele… pensava que era o primeiro volume de uma série. Depois reparei que era um one-shot, e aí agarrei-me a ele.
Tem todos os ingredientes que fizeram de Toriyama um desenhador célebre! O desenho e os gags são bem identificados com o estilo deste mangaka, e quem gostou das suas obras mais conhecidas, Dragon Ball e Dr. Slump, com certeza gostará desta pequena história: Sand Land.
Segundo ele próprio, teve algumas dificuldades com esta história, sobretudo com uma “personagem”: o tanque de guerra… pelos vistos, e para quem fez tantas naves, carros e motas, um tanque pode ser um problema!
Toriyama fez esta história para seu prazer próprio, a história de um tanque de guerra e um velho general. Desenhou a história sozinho, sem ajuda dos artistas do seu estúdio, como se fosse um complicado guilty pleasure! E fez uma história bem divertida.
Sand Land foi serializado no ano 2000 na revista Weekly Shōnen Jump e passou a tankōbon pela Shueisha nesse mesmo ano. A versão que tenho comigo foi publicada pela Viz Media em inglês e em 2004. É um típico Shounen, muito menos intrincado que Dragon Ball, mas o storytelling de Toriyama é muito forte. Ao contrário de muitos Mangas deste género, tem muitas falas, e essa é uma marca dele que aprendi a conhecer com Dragon Ball. Já li alguns Mangas deste género e muitas vezes a acção é completamente gráfica, Toriyama dá-lhe mais corpo com os constantes e divertidos diálogos. Por alguma coisa o seu sucesso como mangaka foi enorme…
Sand Land, como disse no início, situa-se temporalmente num futuro pós-apocalíptico em que a água praticamente desapareceu, sendo que a pouca que existe é vendida a preços exorbitantes à população. Toda a água estava na mão do poderoso monarca de Sand Land, e para controlar a água tinha o exército às suas ordens, com os seus dois Generais de confiança: General Zeu e General Are.
Mas um antigo General, Rao, não se conforma com esta situação, e sabendo que os Demónios também precisam de água faz literalmente um pacto com eles! Para isso contacta o Demónio Beelzebub, que acaba por acompanhar este velho General na demanda pela água escondida ao povo. Têm a ajuda de outro Demónio, o velho Thief, e juntos trilham o deserto hostil onde vão encontrar Dragões, bandidos e o exército!
O grande vilão disto tudo é… lol… leiam o livro se quiserem saber!
:P
Tankōbon
Criado por: Akira Toriyama
Editado em 2004 pela Viz Media
Nota: 7,5 em 10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Disqus Shortname
sigma-2
Comments system
[blogger][disqus][facebook]
Eu como coleccionador das obras de Toriyama, já tenho e li este livro há muito.
ResponderEliminarRecomendo a todos os que gostem de qualquer obra de Toriyama. Ele tem um estilo de desenho e história muito próprios e o Sandland não foge à regra.
Há só um cliché/lugar comum que se repete em todas ou quase todas as obras de Toriyama: o protagonista é sempre um "gajo" superpoderoso ou muito forte que tem como missão derrotar o mal/um vilão.
Apesar disto, mesmo sabendo o que se espera de Toriyama, eu não saí desapontado da leitura.
CF
ResponderEliminar"...o protagonista é sempre um "gajo" superpoderoso ou muito forte que tem como missão derrotar o mal/um vilão."
lol
Então, isso é um lugar comum de quase todos os Shounens, e porque não dizê-lo, dos comics de super-heróis nos EUA!
Mas sim, diverti-me a ler o livro!
;)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEsqueci-me de dizer também que o protagonista das obras de Toriyama geralmente não é humano.
ResponderEliminarMas sim, realmente é um lugar comum de grande parte dos comics e shounens, estava a limitar-me a falar de Toriyama.
Não conhecia este mangá meu amigo, seu texto me aguçou a curiosidade.
ResponderEliminarNao sabia que haviam on-shots mangas isso ainda anda a venda ou já esgotou?
ResponderEliminarEu comprei no Book Depository há uns anos, e ao que parece ainda está disponível, em inglês obviamente.
ResponderEliminarCF
ResponderEliminarSe reparares ele brinca um pouco com a imagem do pai de Beelzebub... não te faz lembrar nenhuma personagem de Dragon Ball?
:D
João Roberto
ResponderEliminarUm Mangá divertido do autor de Dragon Ball!
;)
Optimus
ResponderEliminarExistem bastantes "one-shot" Manga.
:P
E sim, como o CF diz esse livro ainda existe, não só no Book Depository mas também nas Amazon:
http://www.amazon.com/Sand-Land-Akira-Toriyama/dp/1591161819/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1389171361&sr=8-1&keywords=sand+land
;)
Boas,
ResponderEliminarEnvio esta mensagem por aqui, como se fosse um comentário, porque não consegui enviar pelo "processo normal".
Não sei se já reparaste ou noticiaste, mas o Correio da Manhã está a publicar as tiras do Calvin & Hobbes.
País Cinzento
ResponderEliminarSim já tinha visto essa notícia. Mas gostaria de saber se essa tira é diária ou semanal. Se for semanal, em que dia sai?
Consegues responder a isto?
É que não consigo saber sem comprar os jornais, e eu só vou fazer um post sobre o assunto quando puder ter umas imagens digitalizadas.
;)
Claro que sim, e como há uma imagem dele neste post, não há necessidade de esconder spoilers: trata-se do Dabura, o rei dos demónios, ou o rei do mundo/universo dos demónios.
ResponderEliminarA tira é diária... eu passo os olhos no jornal num café perto de casa com bastante regularidade 3-4 X por semana.
ResponderEliminarNo entanto, não sei se no suplemento de domingo publicam as tiram dominicais, a cores.
O País Cinzento
ResponderEliminarObrigado pelo info!
;)
CF
ResponderEliminar;)