quinta-feira, 8 de maio de 2014

Porque me apetece... (IV)


Eu não estava para falar disto, mas hoje andava a fazer uma limpeza ao ambiente de trabalho do meu computador e fiquei a pensar… apago ou não apago esta imagem?
Claro que vou apagar, mas primeiro vou usar!

A Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana tem feito alguns encontros sobre BD, inclusivamente divulguei um dos últimos, relativo ao Dog Mendonça e Pizzaboy. Atitude louvável, esta da biblioteca, claro.

Mas borraram a escrita toda com um insulto a mais de 90% das pessoas que gostam de BD!
Como podem ler no cartaz “de festividades” referem-se à esmagadora maioria das pessoas que gostam de BD de “Bedófilos” e tontos!

Para quem não sabe esta é uma expressão de um artista de alto calibre, de topo, o mais bonito, o mais inteligente, o mais cool, e com um gosto refinadíssimo na BD. Chama-se Marcos Farrajota, e claro que os adjectivos atrás são sarcasmos…

Marcos Farrajota, o centro de interesse desse encontro “sobre BD”, inventou o termo pejorativo bedófilo” com a junção de bedéfilo (pessoas que gostam muito de BD) e pedófilo (criminoso que abusa sexualmente de crianças) de maneira a denegrir quem não segue o seu extremo bom gosto no que toca à Banda Desenhada. Aliás os seus trabalhos só não são best-sellers mundiais porque são incompreendidos… sim, poucas pessoas compreendem a sua “arte” (porquê? não sei… lol).

Mas o que me interessa mais nisto tudo é saber o interesse da Câmara de Cascais em patrocinar esta porcaria! Com um cartaz que insulta mais de 90% das pessoas que gostam de BD!
Quem foi o responsável? Porque o Marcos Farrajota eu não culpo, toda a gente que anda no meio sabe com o que conta no que toca a este grande nome da BD portuguesa.

É assim que querem divulgar a BD em Portugal? Insultando no cartaz quem gosta desta arte? Deve dar um resultadão!
Eu quando recebi o mail não queria acreditar naquilo….
Eu espero que a sala esteja cheia e que batam palmas no fim… (or not).

Eu tive desentendimentos no passado com o administrador do site Acalopsia, mas na realidade foi ele quem me deu o impulso para este desabafo. Eu já tinha ultrapassado este assunto do cartaz do evento, mas o Bruno Campos com o artigo que fez sobre o assunto relembrou-me que há coisas que devem ser ditas.

Já agora, e apesar dos desentendimentos, quero dizer que ele está a fazer um bom trabalho na divulgação da BD em Portugal com o seu site Acalopsia. Bastantes artigos de bom calibre e interesse.
Pronto… disse!
:D

Boas leituras (e vão a este encontro… or not)

22 comentários:

  1. Quando escreveu isto deve ter estado com os copos.
    :D
    Não ´o primeiro a depreciar os bedefilos(aliás os meus pais fazem isso mesmo dizendo que é leitura para putos),agora um artista ligado há BD?
    Isto é gozar com as pessoas.
    .|.
    (e pronto já me revoltei :D)

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno Amado,
    eu conheço a pessoa que organiza esses encontros (infelizmente, nunca assisti a nenhum), e garanto que ele é um bedéfilo boa-praça.
    Estou sempre a tropeçar nestes gajos, nas várias áreas que me interessam. São, normalmente, tipos preocupados com o que pensam deles, com medo de serem suspeitos de determinadas simpatia por aquilo que pensam ser o 'mainstream'.
    Alguns crescem, e isso passa-lhes; outros, representarão sempre esse papel. São úteis, por vezes, para agitar as águas; as ondas que provocam, como é costume, serão sempre aproveitadas por outros, os que têm talento. É cruel, mas é assim a vida.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Fabiano Caldeira
    Repara, eu estou a borrifar-me para os riscos que ele faz no papel (tu és 1000 vezes superior a ele).

    O problema foi o cartaz de uma instituição pública conter um insulto que ele costuma usar para se referir a quem gosta de HQ, tipo aquela que toda a gente gosta e onde tu tb estás incluído, visto gostares de Disney e Turma da Mônica.... que ele use esse tipo de expressões em privado, pronto... não tenho nada com isso.

    Agora esse insulto fazer parte de um cartaz público... é uma conversa diferente!
    :\

    ResponderEliminar
  4. Ricardo António Alves
    Repare, o meu problema é o cartaz, aliás, o que está escrito no cartaz. O cartaz é público e presumo que tenha de ser aprovado por alguém! O lógico seria essa parte que está a sublinhado na imagem do cartaz no topo do post não ter sido aprovada. Eu não aprovaria termos pejorativos para a comunidade bedéfila portuguesa num cartaz de um evento de divulgação de BD. Do Farrajota eu poderia esperar isso, mas não que uma biblioteca deixasse passar uma situação dessas.
    "- Áh.... se não fosse assim o convidado não compareceria no evento."
    Se for essa situação, meu amigo... com certeza! Toda a gente ganharia! Há tanto artista 1000 vezes melhor em Portugal, que poderia ser escolhido para isto, que fico abismado em ver esta escolha.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Há que rir caro Nuno.

    Sentir-se ofendido para quê quando somos governados por bananas que nos chamam coisas piores nas suas cartinhas de amor à troika.

    Ultimamente tudo se leva demasiado a sério nesta área, uma laracha destas de vez em quando não faz mal a ninguém.

    O maior autor de BD de sempre da BD Portuguesa, Bordálo Pinheiro estava sempre a fazer coisas destas e mais de 100 anos depois continuamos a achar-lhes graça (atenção, não estou a dizer que o Marcos está ao nível do Bordálo, a mim acho-o mais ao nível de um Wolverine com patilhas judaicas).


    Digamos apenas que o próprio termo Bedéfilo se presta a estas brincadeiras.


    Digo-lhe que vou acompanhando estas expressões do Marcos e houve uma que o vi escrever há pouco tempo que acho ainda melhor para nos definir a todos:

    "Peter Pans"

    Tenho de dar o braço a torcer que é genial e o próprio Marcos deve auto incluir-se na tal designação, porque se formos a ver bem, todos somos homens / mulheres com idade para ter juízo que apreciamos algo que nos mantêm agarrados à infância.


    Cá eu prefiro ser conhecido como uma pessoa que lê Banda Desenhada, por isso esta troca de vogais, muito sinceramente, não me incomoda.


    Já dizia a personagem Featherstone da série Preacher:

    "Words are just words. God doesn't care how many times you say f*ck."

    Bom fim-de-semana.

    Diogo Semedo

    ResponderEliminar
  6. Ainda vou ter de actualizar o texto no aCalopsia, mas fica aqui um curto esclarecimento prestado por Valter Amaral, da Biblioteca onde decorre o evento:
    "
    • A autoria do texto é do convidado da sessão, como já aconteceu anteriormente;
    • A Câmara Municipal de Cascais não considerou nem considera que se deva fazer a analogia a que alude V/ Exa.;
    • A Câmara Municipal de Cascais não tem qualquer indicação de que o uso da expressão em causa vise o insulto."

    Diogo Semedo, larachas destas tem sempre piada, tanta piada, que sendo repetidamente repetidas ao longo dos anos deixam de ser larachas e o seu uso se torna regular até ao dia em que alguem, por exemplo, faz um buscar no Google por "bedófilo Diogo Semedo" e este lhe pergunta:"Será que quis dizer: pedófilo Diogo Semedo". É que o google também não reconhece a palavra e julga que quem fez a pesquisa cometeu uma gralha.

    Mas isto tem piada. Vamos legalizar a bedofilia nacional, e usar constantemente um termo que associa banda desenhada a pedofilia, que essa é a melhor maneira de dignificar a BD!

    ResponderEliminar
  7. SketchbookPT
    Não acho que seja uma brincadeira que se tenha para o público. Uma coisa é gozar com estas coisas no núcleo de amigos (também o faço), outra coisa é um cartaz público.
    Para além disso não acho nem nunca achei piada a esse tipo. E cada vez menos.
    :\

    ResponderEliminar
  8. Chaka Sidyn
    Esse esclarecimento é excelente!
    Eu vou continuar o esclarecimento dessa Câmara:

    . A Câmara Municipal de Cascais é incompetente para divulgar BD
    . A Câmara Municipal de Cascais apoia o avacalhamento da BD

    O Sr Valter do Amaral devia ter pedido desculpa por não ter filtrado um texto imbecil. Era isso que deviam ter dito. Mas esquece, devem ser amigos.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Nuno, estou à espera de resposta da Câmara, em particular do Sr. Valter.

    Embora não tenha qualquer problema em insultar quem me insulta não sou muito adepto do insultar toda a gente, embora coniventes por associação. É a troca permanente de galhardetes que acaba por criar o clima irrespirável onde a divulgação de insultos - por meios estatais e oficiais - que visão denegrir as um grupo de pessoas, é aceite como algo banal.

    Agora, que às vezes só apetece insultar lá isso apetece.

    ResponderEliminar
  10. Chaka Sidyn
    Insultos veiculados por meios estatais são o crème de la crème...

    Por vezes as pessoas desentendem-se, e umas vezes ultrapassam isso, outras não. Mas isso são coisas que acontecem em nichos deste género, e aí ficam.
    Isto é diferente.

    E sim, a mim apetece-me insultar o Sr. Valter e o Sr Farrajota, mas não o vou fazer, (I´m not in the mood).
    :\

    ResponderEliminar
  11. Passam o tempo a dizer que a bd é para todos e depois a os que pensam que são intecetualmente superiores e saem-se com essas...

    ResponderEliminar
  12. Eu não sei quem é o Miguel Farrajota. Nunca tinha ouvido falar desse personagem. É alguém famoso? O que é que ele fez? Francamente, fico com a impressão que lhe deste importância a mais.

    Quanto ao comentário do Sr. Valter Amaral: prova apenas que é que nem uma porta, ou, se preferirem, que nem um penedo. Gosto especialmente da ironia, dele ser o responsável pela biblioteca e não ser capaz de perceber a calúnia propositada, mesmo que jocosa.

    ResponderEliminar
  13. Pedro e Andreia, Marcos Farrajota é um funcionário da Bedeteca de Lisboa (Biblioteca Municipal dos Olivais) tendo sido editor da colecção LX Comics, editada pela Bedeteca onde foram publicadas umas dezenas de autores nacionais.

    Marcos Farrajota foi organizador ou co-organizador de eventos na Bedeteca de Lisboa. (apesar de continuar a trabalhar na "bedeteca de Lisboa", a actividade editorial e de eventos deste organismo, cessou quando vieram as vacas magra à largos anos).

    Marcos Farrajoto é à quase duas décadas Presidente da Associação Chilli Com Carne, que tem publicados diversas edições, e umas dezenas de autores nacionais e estrangeiros, graças às cotas dos sócios e dos apoios estatais.

    A Associação Chili Com Carne, organiza ou patrocina eventos de algo que gostam de demoniar de "BD independente e alternativa" e que na maioria dos casos de independente tem muito pouco.

    Marcos Farrajota é editor/dono da Mmmnnnrrrg, editora cujo site está alojada no site da Associação a que preside, e que apoia as edições de autores nacionais e estranjeiros que publica. Sendo através do e-mail da Associação que são tratados os negócios da editora.

    Já agora, Marcos Farrajota enquanto autor existe (essencialmente) devido aos trabalho que a Associação a que preside lhe edita.

    (Nuno, devias escrever mais vezes textos como escreveste este: mais com a cabeça e menos com o coração. Tens o hábito de andar com o coração na boca, e existem casos que é mais produtivo escrever com a cabeça, não é uma questão de deixares de dizer o que pensas, mas de pensares na maneira como o dizes.)

    ResponderEliminar
  14. Chaka Sidyn
    Lamento, mas sou assim... emotivo e impulsivo!

    E não gosto que me lixem. E não gosto que lixem as pessoas de que eu gosto. E se me pisam o rabo, eu salto. E se me dão uma canelado eu tenho de dar duas.

    E também aceito críticas, já muitas vezes me fizeram, e se eu acho que são certeiras, embora não goste, aceito e mudo sempre algo naquilo que escrevi, ou mesmo na minha pessoa, para que possa ser uma pessoa melhor. Defeitos todos têm.
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Nuno, perdeste o privilégio de disparatar, de disparar para qualquer lado, conforme te apetece quando passaste a ter uma audiência.

    Se falas de modo incendiário, provocas um incêndio, que até pode resultar da maneira oposta à que desejas.

    Não é questão de comer e calar, que isso também não faz o meu género. É uma questão da maneira como se fala, e evitar disparar para todo o lado ;)

    Caso contrário está é dar uma ajuda a quem gosta muito de tornar as coisa em "nós contra eles" quando não existe um nós nem um eles.

    ResponderEliminar
  16. Só para esclarecer: a pessoa a quem me referia no meu comentário não é a mesma que assinou o esclarecimento. Provavelmente, já estou ultrapassado.

    ResponderEliminar
  17. Chaka, a sério?! hehehe! As pessoas têm a importância que os outros lhe dão. Já agora, era uma pergunta retórica.

    Nuno, fizeste bem em "denunciar" este "figurini panini". Nunca gostei de "armados em bons", e "eu tenho muita pinta", e "eu é que sei o que é bom", etc, et etc. Não conheço o Farrajota pessoalmente; até pode ser um gajo porreiro, mas eu não curto gajos com atitude "eu é que sei o que é bom, e os outros são otários".

    ResponderEliminar
  18. Será que ele inventou essa expressão anormal para fugir de si mesmo?
    Não é incomum descobrer pretensos autoproclamados independentes ou alternativos aborrecem a diversidade do mercado da banda desenhada/historieta/quadrinhos.

    ResponderEliminar
  19. Ismael
    Estes tipos por norma dão-me pena, são tipos pequenos em bicos dos pés... e desta vez em vez de pena chateou-me, mais por causa da atitude da Biblioteca do que propriamente da do autor do texto (que já se sabe o que vem dali).
    E sim, dá muito mau nome a toda uma franja da BD que tenta seguir caminhos diferentes, tanto na narrativa como no desenho.
    É caso para dizer a este tipo o mesmo que o Rei de Espanha disse ao Chavez: ¿Por qué no te callas?
    :|

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]