quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Cantinho do Artista: Sal Buscema


Sal Buscema deixou a sua marca na história dos comics, sendo um dos nomes mais requisitados da Marvel com o seu trabalho a aparecer nas páginas de revistas como Vingadores, Hulk ou Capitão América. Recordar aqui alguns dos seus trabalhos, para todos terem noção de como era realmente um grande artista apesar de nem sempre ter esse reconhecimento.

Começou como Inker na Marvel, chamando a atenção quando colaborou com o seu irmão mais velho, John Buscema na revista do Surfista Prateado. Chamando a atenção de Stan Lee não faltou muito para que começasse a desenhar revistas como a dos Vingadores,

Sal sabia desenhar tanto painéis de acção como outros de impacto dramático, criando algumas belas splash pages, quando até era conhecido pelos seus painéis reduzidos e compactos.





Ajudou a criar o Esquadrão Sinistro e teve grandes números ao lado de Roy Thomas ou Steve Englehart, com o qual criou momentos memoráveis na revista dos Defensores e na do Capitão América. Continuou a chamar a atenção nos Defensores com Gerber a escrever e mais tarde esteve 10 anos com o Hulk, tornando-se um dos artistas definitivos da personagem. Juntamente com Bill Mantlo, criou algumas das melhores histórias do Golias Esmeralda e colaborou com o autor na revista do Rom, uma personagem que se tornou imensamente popular.

Além de outros trabalhos, quero salientar também a sua passagem pelo Homem-Aranha, onde fez mais de 100 números, com bons e maus momentos, como a morte de Harry Osborn.

Conhecido por desenhar expressões faciais, e mesmo corporais, muito semelhantes, era também conhecido por gostar de desenhar um bom murro e dava sempre a ideia de uma grande intensidade nesse mesmo murro.





























Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]