quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Animação: Are You Lost In The World Like Me?
(Música de Moby)



Cada vez mais somos seres a preto e branco num mundo colorido.
E quem é colorido torna-se cada vez mais num alien para a sociedade de consumo ocidental, ou seja, temos de encontrar lugar em subculturas ou pequenos nichos sociais em que a imaginação e valores Humanos ainda não morreram.

A digitalização da alma Humana está em curso. Fria.
Cada vez somos mais frios em relação a tudo subvertendo os valores que fizeram de nós poetas, pintores, escultores ou inventores. "Somos" capazes de estar a filmar com um telemóvel um Humano a ser espancado por vários bullies e "somos" incapazes de mexer um dedo para ajudar. Apenas registamos para colocar online e retirar-mos daí os imorais e frios Likes digitais.

Não tenho nada contra o avanço tecnológico, redes sociais digitais, ou aparelhos de comunicação avançados. Agora quando eles nos dominam, transformam e nos retorcem em seres vazios... sim tenho tudo contra. Tenho tudo contra, mas não contra o objecto em si. Tenho tudo contra a maneira como somos dirigidos por quem controla esses objectos e nos apresenta toda a panóplia de Ipods, Ipads, Tablets, Iphones, Smartphones como essencial, e imprescindível, para o nosso dia a dia para ao mesmo tempo nos controlar, manobrar e transformar num conjunto de seres não pensantes (mas que acham que pensam).


A adição é uma coisa terrível, e pelos vistos existe um verdadeiro mundo de tóxico-dependentes à escala planetária, em que um rebanho de ovelhas é capaz de ter mais iniciativa para resolver um problema que as afecte, do que esta manada humana que apenas chafurda num charco de informação completamente controlada.

Steve Cutts é um ilustrador/animador que já nos tinha habituado a pequenas curtas que chocam (a quem ainda tem um pouco de Humanidade dentro de si), como a sua animação "MAN", e agora usando a música de Moby "Are you lost in this World Like Me?" torna a fazê-lo, mostrando uma sociedade completamente fútil e inútil, controlada por um pequeno objecto que "nos liga" a todo o mundo (teoricamente).

Vejam e pensem. E tentem ser mais Humanos não ligando os dados do telemóvel só porque sim durante o dia todo. Talvez assim vejam que o mundo é colorido e consigam observar nuances da vida que não se encontram na pequena janela que vos controla completamente.
Esta é mais uma grande animação de Steve Cutts.




E esta ilustração não faz parte da animação, mas é também de Steve Cutts:



Tem tudo a ver, certo?
Não sejam escravos...

Boas leituras







Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]