quinta-feira, 23 de abril de 2020

Porque me apetece: A BD e o Vírus




Antes de fazer o post seguinte, que vai ser sobre o primeiro volume de Os Cavaleiros de Heliópolis da Arte de Autor, gostaria de fazer um pequeno apontamento sobre os tempos que correm, tempos estranhos, estupidamente estranhos.

O apelidado de Covid 19 mudou radicalmente a maior parte das vidas Humanas e a generalidade do tecido produtivo e económico. BD, vou chamar-lhe assim englobando todas as formas de arte sequencial desenhada (Franco-Belga, Comics, Fumetti, Manga, etc), porque simplifica um pouco a escrita.

Sabendo nós portugueses, e se não sabemos devíamos saber, a BD é um nicho de mercado que tem lutado  para viver em Portugal, com algum sucesso nos últimos anos devido ao afinco e amor de alguns dos seus actores.

Neste actores englobo as editoras que continuam com uma fibra enorme a publicar neste país mesmo nesta altura, obrigado G.Floy, Arte de Autor, Levoir, Ala dos Livros, A Seita, Kingpin, Polvo; e às lojas que teimam em não baixar os braços, salientando a Kingpin neste aspecto porque o seu dono, Mário Freitas, tem sido incansável na luta por ter a porta (quase) aberta, artigos na imprensa institucional, e movimentos nas redes sociais como por exemplo "O Entretenimento é o Último Reduto". A resiliência é uma das suas características :)
Neste parágrafo também quero salientar o nome de um incansável editor: José Hartvig Freitas!  Tem sido grande e continua a lutar.

Com isto não estou a menosprezar ninguém. Todos são importantes. Mas há nomes que sobressaem no panorama nacional, e eu não tenho problema em os escrever.

De qualquer modo todas as lojas estão a fazer um esforço para servir os seus clientes, Mundo Fantasma, Dr Kartoon, BD Mania ou Sétima Dimensão, e a já referida Kingpin, estão a apostar tudo em encomendas online enquanto o estado de emergência durar. Refiro já agora, que mesmo o retalhista monopolista internacional de comics, a Diamond, está com extremas dificuldades, o que dificulta ainda mais o trabalho das nossas lojas....

Como sabem, o mercado da BD em Portugal anda sempre nos limites, nas margens, e se aparece algo inesperado negativamente...  bom, a BD tende a retrair e sufocar um pouco ou bastante, conforme o nível da ameaça, é um mercado muito sujeito a riscos externos.
Devido a isso, eu agradeço honestamente a todos estes actores da BD em Portugal que têm sido incansáveis a manter a BD viva durante este período merdoso da nossa vida.


Pela minha parte não tenho encomendado nada do estrangeiro, tenho comprado cá, livros publicados cá, sejam de portugueses ou traduzidos.
E de repente as pessoas esquecem-se que dos grandes prejudicados são mesmo os autores portugueses, porque quando o mercado em Portugal não está saudável eles são os primeiros a sentir.
Pelo menos esta é a minha opinião.

Comprem cá, comprem em lojas portuguesas. Há alturas em que todos somos precisos, esta é uma delas.

Se clicarem no link em baixo terão uma série de artigos feitos sobre algumas das nossas lojas, em que inclusivamente têm os e-mails e as moradas:

Lojas de Banda Desenhada




Resisti até ao fim em colocar a minha opinião sobre se o Governo está actuar bem, se a Sociedade deste país tem sido exemplar ou não neste contexto, se o futuro vai ser um arco-íris ou não. Quis só focar-me na BD. Acho que consegui, não foi fácil, mas foi concretizado :D

Boas leituras











Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]