segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

The Darkness Compendium Vol. 1


A primeira aparição deste personagem criado na Top Cow, surgiu na revista Witchblade nº10. Como estória principal, esta série conta como o poder primordial "The Darkness" afectou os seus portadores masculinos. Como curiosidade, este poder sempre pertenceu à família Estacado devido a um simples pormenor... o portador engravida alguma mulher e nesse mesmo instante "The Darkness" abandona o seu portador para se instalar no recente embrião. Isto causa a morte do portador... e faz com que todos os Estacado sejam orfãos. O seu poder apenas se manifesta na escuridão, aí consegue fazer com que a força do caos e também de criação, surja, aumentado-lhe exponencialmente a sua força, criando uma armadura mística da qual pode fazer sair tentáculos e garras. Pode também, e é um dos seus grandes poderes, criar seres conscientes, os "Darklings", que são tão eficazes como ele em batalha. Como inimigo principal tem a sua némesis, "The Angelus", cujos poderes são parecidos, mas "trabalha" na luz... isto não quer dizer que seja "boazinha" (o Angelus é sempre uma mulher), pois quer apenas reinar sózinha como poder predominante. Parece transparecer do princípiuo deste livro que Jackie Estacado, o actual portador, foi o primeiro Darkness a conseguir derrotar o Angelus... mas ao contrário do Darkness, que se o portador for morto desaparece, o Angelus apenas se desincorpora e procura outra portadora. A sua relação com o terceiro elemento primordial, a Witchblade, é dúbio... como Darkness tendem a antagonizar-se, sendo por vezes aliados à força; como Jackie Estacado e Sara Pezzini (portadora da Witchblade) tendem para a amizade... embora saibam perfeitamente das forças que cada um tem dentro de si.
A arte é bastante boa ao longo das 1280 páginas que tem este Compendium, sendo por vezes bastante acima da média. É o livro perfeito para quem quer seguir o Darkness! Todo o chamado Volume 1 (desde o início até ao fim da primeira fase, 2002) está compilado (39 revistas), mais a série paralela "Tales of the Darkness" e o primeiro número do Volume 2, ou seja, a revista nº40. É nesta série que surge pela primeira vez outro personagem bastante popular, a Magdalena, embora esta tenha um final infeliz às mãos do Darkness. Mais tarde este anti-herói há-de aliar-se à sucessora desta Magdalena para lutar contra o Angelus.
Ao nível da estória própriamente dita, tem arcos bastante bons e os "Darklings" são um autêntico achado! Apesar de horriveis e sedentos de sangue, são completamente fieis ao seu criador e por vezes extremamente cómicos! Eu já sabia que a Witchblade iria meter o nariz nestas estórias do Darkness, por isso (e também porque é o caracter principal da Top Cow) também adquiri o Witchblade Compendium. São apenas duas as estórias que têm fim, ou princípio noutro livro deste dois personagens. De qualquer maneira "fui enganado" por um cross-over existente que eu não sabia tão importante para algumas transformações no caracter de Jackie Estacado: o seu encontro com Batman! Jackie Estacado continuou a ser um hitman da máfia, mas de vez em quando lá fazia algumas boas acções... aliás as transformações na actuação de Estacado vão-se fazendo lentamente, mas o personagem está sempre a evoluir! Como curiosidade, Jackie sabe por um dos seus inimigos (Sonatine) que tem de se deixar de grandes actividades sexuais, pelo que já foi explicado no princípio deste post... agora imagine-se um verdadeiro playboy a ter que viver na abstinência sexual! Inclusivamente vai a sessões de terapia em grupo tipo Alcoólicos Anónimos, mas para pessoas que em vez de álcool são viciadas em sexo... e existem as personagens femininas da Top Cow, lindas e muitas vezes com pouca roupa. É um dos tipos de ataque que por vezes acontece à Top Cow... as meninas são lindas de morrer, grandes poderes mas... não têm uniforme como qualquer heroína da Marvel ou da DC! Têm armadura tipo mística, que umas vezes as cobre mais do que outras. O que se diz é apenas hipocrisia! O que é que são os uniformes das meninas Marvel ou DC? Apenas corpos nús, mas pintados para não ferir a susceptibilidade do povinho super conservador e cristão norte-americano...
E estou farto de escrever...
Podia ter feito montes de spoilers sobre a estória, mas contive-me bem! Tou orgulhoso de mim próprio! :D
E boas leituras!

Hardcover
Criado por: Garth Ennis, Marc Silvestri, Joe Benitez, Dale Keown, David Finch, Billy Tan, etc.
Editado em 2009 por Image/Top Cow
Comprado em A1 Books
Nota : 9 em 10

17 comentários:

  1. É, desta vez não revelaste praticamente nada. LoL

    ResponderEliminar
  2. Qual é a melhor fase em termos de escrita? É a do Ennis?

    Fiquei curioso... compraste o livro na A1 Books por quanto? Não conheço essa loja... vale a pena?

    ResponderEliminar
  3. OCP
    Tive bem, não tive?
    eheheh
    É dificil não fazer spoilers...

    Dinis
    Os arcos do Ennis são os primeiros, são introdutórios: Coming of Age e Heart of Darkness. O arco que eu gostei mais foi Flesh and Blood. Os autores são:
    Scott Lobdell, Christina Z; David Finch, Clarence Lansang, Clayton Crain, Joe Benitez e Keu Cha.
    A A1 Books é uma loja associada à Amazon, muitas vezes, e quando a diferença compensa, compro nas lojas que vendem no Amazon (e este quando comprei saiu 12 dólares mais barato...).

    Edu
    Vou ver a actualização! :)

    ResponderEliminar
  4. Sobre crossovers cheguei a ler o do Superman, nada de especial.

    Já agora isto é "menino" pra custar quanto?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Um elogio ao Lobdell estou em X-choque????
    Este mega-tpb não era em sc???

    ResponderEliminar
  6. Li pouca coisa do Darkness... o que li não curti muito... mas o Silvestri era F$#@!#$¨&!

    ResponderEliminar
  7. looT
    Parece-me que o encontro com o Batman foi importante, pois é referido várias vezes em pensamentos Darkness... :D Com o Superman, nem existe referência...
    O menino ficou-me por 43 € !

    Kitt
    Não etejas em Y-choque... a estória está muito fixe, além disso já viste quantos nomes são autores desse arco? Sete autores! Lobdell é apenas um dos autores e acho que não está nada mal!
    Este Compendium saiu aí há três anos em TPB... foi a desgraça, o horror! 1280 páginas, o livro desfazia-se todo, completamente! Literalmente! Muita gente se queixou e a Top Cow nunca mais editou nenhum do género. Apenas saiu o vol.1 do Darkness, o Vol.1 da Witchblade (o Vol.2 penso que não chegou a sair mas não tenho a certeza), o Tomb Raider não saiu!

    Olá Daniel...
    há muito tempo que não te via por aqui! :)
    O Darkness só tem piada lendo tudo de seguida! Agora vou ter de esperar mais dois anos até sair o Vol.2

    ResponderEliminar
  8. "Este Compendium saiu aí há três anos em TPB... foi a desgraça, o horror! 1280 páginas, o livro desfazia-se todo, completamente! Literalmente! Muita gente se queixou e a Top Cow nunca mais editou nenhum do género. Apenas saiu o vol.1 do Darkness, o Vol.1 da Witchblade (o Vol.2 penso que não chegou a sair mas não tenho a certeza), o Tomb Raider não saiu!"

    Eu não sigo editora Image regularmente e não sabia disso.e nem compro tpbs com mais de 1000 e tal paginas

    ResponderEliminar
  9. Damn mais um para a wishlist!
    Tenho que deixar de vir à net:P

    ResponderEliminar
  10. Kitt
    Foi só pelo teu amor aos TPB
    LoL

    Radjack
    A tua wishlist deve ser mais gorda que a minha tia... ehheheh

    Rafeiro
    Caso não saibas o som propaga-se debaixo de água, e mais rápido, e melhor que na atmosfera! É no vácuo (espaço) que o som não se propaga (as naves espaciais são silênciosas...)! Viva o SPLANG, o TLUNG e o CABUMM!

    ResponderEliminar
  11. "Foi só pelo teu amor aos TPB
    LoL"

    é como tudo é ridículo 1 tpb de 1000 e tal paginas da mesma maneira que é ridículo 1 hc de 40 ou 80 paginas.

    ResponderEliminar
  12. Só tenho um som para ti:

    PANHÉUUUUM, que é o som do ricochete fora de água. Lá dentro resume-se a um simples "fluf", nem se sabe se foi um tiro ou um peidinho...

    ResponderEliminar
  13. é pessoal, se me pudessen dizer onde é qe se compram estas bd's era demais, obrigadão!

    ResponderEliminar
  14. Gabriel Rocha
    Bem vindo aos comentários do Leituras de BD!
    :)

    Estes livros maiores e mais caros compro no Amazon (www.amazon.com), e "normais" compro nas lojas portuguesas da especialidade (Kingpin, BDMania) ou mando vir do Book Depository (http://www.bookdepository.co.uk/)

    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]