sábado, 7 de fevereiro de 2009

Top Cow


Visto que brevemente irei fazer história/review de personagens deste universo, achei por bem fazer uma pequena introdução a este universo de personagens que ainda é pouco conhecido por cá, e isto para além do preconceito formado em relação às figuras femininas … mas já lá vamos! Começamos pelo princípio, e o princípio chama-se Image Comics.
Em 1992 oito conceituados e/ou conhecidos artistas da Marvel decidem que esta não estava a dar resposta às suas necessidades, esta saída foi chamada de X-Odus, porque quatro desses artistas trabalhavam em títulos relacionados com os X-Men. Foram eles:
Todd McFarlane (Spider-Man), Jim Lee (X-Men), Rob Liefeld (X-Force), Marc Silvestri (Wolverine), Erik Larsen (The Amazing Spider-Man), Jim Valentino (Guardians of the Galaxy), e Whilce Portacio (Uncanny X-Men).
A Image Comics foi construída por estes artistas tendo como base duas premissas:
- A Image Comics nunca possui o trabalho de nenhum artista, sendo o artista o detentor dos direitos do seu trabalho
- Não interferência por parte de nenhum parceiro desta associação, seja criativa ou financeira, no trabalho de outro artista.
Assim sendo cada um dos principais artistas criou um “estúdio” dentro da Image:
- Extreme Studios de Rob Liefield
- Top Cow de Marc Silvestri
- Wildstorm Productions de Jim Lee
- Highbrow Entertainment de Erik Larsen
- Todd McFarlane Productions de Todd McFarlane
- Shadow Line de Jim Valentino
Como séries ou trabalhos mais conhecidos editados pela Image temos:
Spawn, The Savage Dragon, Shadowhawk, Youngblood, Supreme, WildC.A.T.s, Gen¹³, Wetworks, Cyberforce, Witchblade, The Darkness, Invincible, The Walking Dead e o terceiro volume de Teenage Mutant Ninja Turtles.
A parte que interessa para este post é pertença de Marc Silvestri e o seu colorido universo: Top Cow.
Como títulos principais da Top Cow temos:
- Witchblade
- The Darkness
- Cyblade
- Cyberforce
- Ripclaw
- Tomb Raider
- Velocity
- The Magdalena
- Hunter – Killer
- The Necromancer
- Aphrodite IX
- Fathom
- Madame Mirage

Os primeiros oito títulos interagem continuamente entre si num universo presidido por uma trindade: The Darkness (caos), The Angelus (luz) e a Witchblade (ordem, equilíbrio). Os dois primeiros são completamente antagonistas e tentam ao longo dos séculos destruir o adversário, embora o portador actual da entidade The Darkness apenas quer é que o Angelus não o chateie… a Witchblade é um artefacto que contém uma entidade que nasceu da união das outras duas! O Darkness tem dois problemas graves… se for eliminado o seu portador, a entidade termina ali a sua vida e só se consegue manifestar ou defender na ausência de luz. Como segundo problema, a entidade passa automaticamente para o filho gerado pelo portador, morrendo este logo a seguir ao acto sexual! Isto é um problema dos elementos masculinos da família Estacado. O Angelus para além de poder actuar na luz, também consegue “trabalhar na escuridão durante um certo tempo e se a sua portadora perecer, o Angelus apenas se desincorpora para procurar outra portadora. A Witchblade foi gerada para manter a ordem nesta guerra…
Como novos factos neste universo, descobriu-se que existem mais dez poderes primordiais, para além destes três. Mas isso é outra estória… dois já foram descobertos: The Glaciar Stone e a Ember Stone!
Boas leituras (ainda não finalizei o Darkness Compendium… são 1280 páginas de acção e musculação...)

10 comentários:

  1. Da Top Cow a única coisa que li foi precisamente Darkness. Mas muito pouco é algo que gostava de explorar mais e essa edição que tens é muito apelativa. E lê-la no metro não? :P

    A Wildstorm do Jim Lee depois foi comprada pela DC comics já agora :)

    Abraço e fico a aguardar por Darkness

    ResponderEliminar
  2. Já li algumas coisas da Top Cow: Witchblade, The Darkness, Cyberforce, Tomb Raider, Fathom... os restantes que mencionas ouvi falar de alguns, outros tomei conhecimento agora...
    Mas dos que já li, gostei de todos. ;)

    Agora fico no aguardo pela tua critica ao The Darkness, estou curioso para ver o que achas. :D

    ResponderEliminar
  3. Já há muito tempo que quero comprar algumas histórias da série darkness, estou à espera da tua review ao the darkness compendium para ver o que achaste.

    agora uma coisa que me irrita mesmo é que quando alguém fala da image associa logo os comics do kirkman (o que está bem para mim pois eles são das melhores publicações que estão a sair neste momento), mas nunca e repito nunca ninguém se lembra do astounding Wolf-man que apesar de ter atrasos está a ser uma excelente série...

    Excelente post como sempre.
    Fica bem;D

    ResponderEliminar
  4. EDIT: Quem fala do wolf-man também fala do Mice Templaar (grande série) e I kill giants dois comics muito bons que recomendo (o mice templar saiu em HC).

    ResponderEliminar
  5. Já li tudo e continuo a ler... tenho assinatura na nova serie do darkness e continuo à espera dos meus compendiums em hc da witchblade e the darkness

    ResponderEliminar
  6. Mais beldades!!
    Não deixes a "ciumenta" ver!! hehehehehehe

    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Gostava de ter o teu poder de síntese...eu gastaria muito mais do vosso tempo, não tenho dúvidas.
    Gostei imenso deste teu post.
    Já estive para comprar o Darkness, mas como está intrinsecamente ligado a outros títulos, preferi meter-me no Fathom (edições especiais autografadas custam uma pipa de massa!)...que agora também já não é da Wildstorm (se não estou em erro!).

    ResponderEliminar
  8. looT
    Não dá para ler em Metro nenhum! LoL
    Só sentado no sofá e com ajuda do apoio de braço :P
    Sim a Wildstorm foi posteriormente comprada pela DC.
    É um grande livro! ehehhehe

    Radjack
    Aproveita porque esta compilação está completíssima!
    Não falei em todas as séries da Top Cow ou Image... iso seria longo.

    Crucios
    Então vais muito à frente!

    Gata
    Mais beldades sim! :)
    O contrário não seria comercial ehehehhe

    Refem
    Neste livro só sentes a falta de três cross-over, um com o Batman e dois com a Witchblade!
    É um bom livro para musculação!
    Fathom foi para a editora Aspen, que era propriedade do seu autor, o falecido Michael Turner!

    ResponderEliminar
  9. Por acaso a Image como editora no inicio (apenas provocou a decada radioactiva que ate chegou as 2 majores Marvel,Dc) não era tudo isso(graças aos belos corpos semi nus e 0 argumentos),apesar de já na altura eu ter uma maior para as produçoes da Wildstorm e Top Cow e Spawn do Big Mac(Abril/cj/Devir),a Tomb Raider(Devir) E Witchblade(Globo,Devir)não me puxou por ai alem,e em todos os comics não passei dos 1 numeros ou tpbs.

    ResponderEliminar
  10. "apesar de já na altura eu ter uma maior atracção......

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]