terça-feira, 7 de abril de 2009

Heartburst and Other Pleasures


Uma nave terrestre com o objectivo de colonizar, chega a Epsilon Bootis. Viajando à velocidade da luz durante muitos anos os colonos foram perdendo o contacto com a Terra, piorando essa comunicação depois de várias gerações no planeta colonizado. O que é que pode acontecer quando toda uma população tem como contacto único, com o seu planeta natal, uma televisão, que apenas capta sinais com três séculos de atraso e na sua maioria anúncios? E como reagirão ao povo nativo de Epsilon Bootis que é diferente, mas sexualmente compatível com humanos? Como manterão eles a sua identidade?
Rick Veitch, um dos grandes criadores de BD dos últimos anos, conta e ilustra esta triste estória, de como o Homem se pode tornar num autêntico animal irracional, se receber os estímulos errados e perder o contacto com a sua cultura. Rick Veitch já trabalhou em todo o género de BD, desde o comercial ao alternativo já passou por tudo! O seu título mais conhecido é o “Swamp Thing”, mas de certeza que já ouviram falar das famosas “Teenage Mutant Ninja Turtles”… em Portugal conhecidas por “Tartarugas Ninja”. Grande amigo de Alan Moore e S. Bissette, conheceu a notoriedade com o “Swamp Thing”, mas foram as “Tartarugas Ninja” que lhe deram a solidez financeira para se aventurar em edições próprias. Este livro, que tem como estória principal “Heartburst”, foi editado pela “King Hell”, sua editora. Mas para tornar este livro mais especial ainda, convidou Alan Moore e Steve Bissette a participar em pequenos contos, também editados neste livro.
Heartburst conta uma estória de racismo levado ao extremo, por humanos com os cérebros “queimados” por gerações de “santa” publicidade. A sua ideologia religiosa assenta sobre o “The Sponsor” (O Patrocinador), sendo os nomes dos religiosos tais como Xerox Firestone e o seu sobrinho (e protagonista da estória) Sunoco Firestone. A principal função do Inquisidor Firestone era interpretar os religiosos sinais captados pela televisão (anúncios) e transformá-los em lei.
O ambiente torna-se mais instável quando uma humana surge não se sabe de onde, embora ela indicasse a sua origem (Terra), pior, ela dizia que vinha para recomeçar os contactos com o planeta natal! Claro que foi condenada à prisão por Firestone… mas pior estavam os indígenas, que não eram negros, vermelhos ou amarelos; eram verdes! Ainda por cima as transmissões do Sponsor tinham terminado...
Para manter a qualidade dos genes terrestres, eram completamente proibidas relações entre os Ploos e os humanos. Para evitar estes contactos completamente pecaminosos que davam origem a mistura de raças, os Ploos eram condenados a campos de “dessexualização”, ou seja, castramento! O problema é que Sunoco vai a um circo e fica completamente perdido de amores por uma linda e verde Ploo. Acaba por iniciar vida com esta no circo onde se permitia este tipo de relações. Como acaba esta estória de loucos? Leiam o livro, que ainda tem:
- Sneaky Pete
- Under Pass
- A Day to Remember
- The Mirror of Love
Estas estórias/contos já foram publicados há alguns anos, mas só agora foram compilados.
Boas leituras.

Softcover (capa mole)
Criado por: Rick Veitch, Alan Moore e Steve Bissette
Editado em 2008 King Hell
Comprado no Book Depository
Nota : 9,5 em 10

8 comentários:

  1. Weirdo, indeed!
    Li isto, muito por alto, há já muito tempo. Não li tudo, nem creio que fosse uma compilação (já não me lembro muito bem). Na altura achei que era, no minímo, esquisito. Era um miúdo, sabia lá!

    ResponderEliminar
  2. Mas que grande salganhada!!
    ..."sexualmente compatíveis"?
    Ainda gostava de ver o que dali saia!

    ;)beijocas e Feliz Páscoa

    ResponderEliminar
  3. Eu espero que um dos exemplos da "compatibilidade sexual" não seja a cena com o elefante...

    ResponderEliminar
  4. Refem
    Só é compilação esta edição. A edção antiga continha apenas a estória principal!

    Gata
    Para saber o sai dali, terás de ler o livro :P

    Rafeiro
    Não :|
    Era mais a tipa de cauda...
    :D

    ResponderEliminar
  5. "[...] foram as Tartarugas Ninja que lhe deram a solidez financeira para se aventurar em edições próprias."

    Oxe, o que o Rick Veith tem a ver com elas? Foi ele que emprestou dinheiro para que o Kevin Eastman e o Peter Laird lançassem a revista? Ou era o produtor do primeiro filme?

    ResponderEliminar
  6. Pablo,
    Pelo que sei escreveu alguns storylines para as séries de animação da Mirage. Um deles foi "The River".
    Bem vindo!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Pablo
    Claro que as TMNT foram criadas por Kevin Eastman e Peter Laird, Veitch colaborou nalgumas coisas apenas! Desculpa se criei confusão ;)
    Já agora fica aqui alguma informação da Newsarama:

    "In #24-#26, Rick Vietch presented his “River” stories, in which the Turtles, out at the farm with their extended family, come across another mutant, this one in the form of a leech which sucks enough of Raph’s blood that he begins to devolve, while the Leech evolves. Vietch would return for #30, “Sky Highway,’ in which some hot-rodding monsters, make off with Casey’s car, and he and the turtles follow them into a crazy dimension that resembles the Hotwheels playsets of you’re your wildest imagination."

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]