quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe suína ou crise porcal?


Desculpem-me os amantes de Banda Desenhada que costumam seguir este blog... troquei O Incal pelos porcos! Mas como qualquer blog, este blog é pessoal e por vezes serve também para os meus desabafos. O Incal fica para amanhã!
Lembram-se da Gripe das Aves? Ou já se esqueceram? Pois, eu lembro-me de todo o alarmismo estúpido que rodeou essa "pandemia"... ia morrer um terço da população mundial! Isto eu ouvi de um "epidemiologista" na televisão. Afinal... quem é que morreu de Gripe das Aves? 100, 200 pessoas? E onde? Em paises no extremo oriente onde cada cidade tem mais habitantes que Portugal todo junto! Já se esqueceram que foi na China, Filipinas e países limítrofes onde a salubridade e higiene são excelentes (isto foi um sarcasmo). Entretanto os Media e empresas farmacéuticas ganharam balúrdios com o alarmismo doentio que promoveram...
Agora temos os porcos a dar espirros :D
Desgraçados estes animais que dão o nome à doença, e sem grande culpa... só falta começar a abater os ditos, como fizeram aos galináceos!
Apenas mais uma estirpe do virús da gripe, que tem a diferença do virús normal na diarreia! Mortal? Tão mortal como o nosso, a que estamos habituados. Hoje no telejornal, e após 20 minutos de notícias para encher acerca deste assunto suíno, fiquei a saber que no México só estão confirmados 8 casos de morte (em vez dos cento e poucos indicados inicialmente) devido a esta doença: gripe! Sabem quantos habitantes tem a Cidade do México (capital do México)? Cerca de 26 milhões de habitantes! E quem é que morreu? Provavelmente os desgraçados que vivem na maior das misérias, e estes provavelmente morreriam com qualquer outra gripe, devido ao seu estado de fraqueza e miséria. Não digo que não se devam tomar providências em relação a quaiquer doenças facilmente transmissiveis, como é o caso da gripe. Estou é contra este aproveitamento alarmista dos Media, que põem toda uma população a gritar "ai Jesus que vamos morrer todos"! Pois... a quem interessa isto?
- Aos políticos, porque as pessoas deixam de pensar na crise.
- Aos Media, que aumentam audiências e vendas.
- A quem faz as máscaras higiénicas, que venderam aos milhões.
- Às farmacéuticas que produzem o Tamiflu ou equivalente, pois assim conseguem vender o que sobrou da Gripe das Aves (não sabiam que o medicamento era o mesmo, pois não?), e que não tem sequer 1% de comparticipação (segundo parece têm armazéns cheios disso, porque a "Gripe das Aves" foi um "flop").
Podia continuar, mas tenho de ir trabalhar... já agora, e por ver toda aquela gente de máscara, usem a máscara sempre que tenham qualquer doença infecto-contagiosa por via aérea (como a nossa conhecida e normal gripe, que também mata), pois estão a contribuir para a contenção de uma séries de doenças chatas, que se podem tornar mortais em pessoas mais debilitadas.
Bons hábitos higiénicos!

9 comentários:

  1. Hummm eu hoje vi um juiz, que é um porco, dar um espirro. Também conta?

    enxofre

    ResponderEliminar
  2. Hehehe!!! Não sou um grande adepto da "teoria da conspiração", mas é cada vez mais fácil congeminar uma na minha imaginação.

    Mais um testamento:

    Aproveitando o H5N1, uma empresa Norte-Americana (por acaso - ou não - hehehe) detida largamente por vários dos constituintes do antigo executivo Norte-Americano, viram nisso uma (mais uma) grande oportunidade de fazer (mais) dinheiro.
    Para além disso, e não menos importante, alimentariam "O Medo" (esse grande papão) na populaça em geral, distraindo esses lorpas daquilo que realmente seria importante: a vida deles (des)governada pela súcia, cáfila, do costume.
    É lindo...é como na astrologia, quando os planetas se alinham tipo uma vez a cada 50 anos.
    Os adventistas do fim-do-mundo vestem-se de branco e vêm para a rua a brandirem as Biblias e a falarem do Apocalipse: as pragas!

    Quer dizer: quantas vezes neste último milénio esteve o Mundo para acabar devido às pestes?!

    Mas também é certo que sempre morreram muitas pessoas (gripe espanhola e febre tifóide no séc. passado. Peste Bubónica e outras durante o último milénio).

    Eram outros tempos, é verdade!

    Mas não devemos ser tão brandos quanto ao verdadeiro perigo destas "pequenas doenças". A Gripe é uma doença perigosa, mesmo na sua estirpe mais simples. Não tratada convenientemente e a tempo, poderá evoluir para complicações graves que terminam muitas vezes em morte (sendo a Pneumonia a mais comum). Morre muita gente no Mundo dito civilizado por ano devido a essas complicações (especialmente velhos e crianças).

    No caso do H1N1, o caso poderá ser mais sério. A transmissão é mais simples e mais rápida, podendo levar a mutações mais complexas do vírus. O Tamiflú é uma droga desenhada para combater a Gripe nas suas variações mais complexas (H5N1), no entanto não é panaceia segura para curar a mesma. Num adulto poderá ser mais fácil de agir se administrada cedo, mas numa criança já não o é.

    Conseguir impedir uma pandemia de Gripe (seja ela qual for) é quase como tapar o sol com uma peneira. Na última, morreram mais de um milhão de pessoas só na Europa (eram outros tempos...é verdade). Hoje em dia a facilidade como viajamos talvez, só talvez, seja um factor para anular esse outro factor que é o passado menos salubre.

    Eu acredito que, havendo um plano, seja possível travar o alastramento de uma pandemia (mesmo que em altura de crise custe largos e largos milhões à economia). Desde proibindo viagens até conter em quarentena os casos suspeitos, sejam eles centenas ou mihares.

    As pessoas tem que estar esclarecidas e não levarem levianamente esta situação. O pânico também não é aconselhável, claro. Tão pouco a histeria dos Media, que quase têm um orgasmo sempre que têm noticias novas sem precisar de cavar por elas, cuspindo números desacertados entre agências noticiosas e “disse que disse” de quem devia estar calado.

    Em suma, a Gripe (ARN) existe e irá continuar a existir. É uma doença infecciosa aguda. Mata todos os anos, na sua forma mais comum, centenas de milhares de pessoas no Mundo (as tristemente famosas epidemias). Se evoluir para uma pandemia, não duvides que serão milhões, infelizmente.

    O grupo viral ARN é dos mais persistentes devido à sua capacidade de mutação, tornando as vacinas desactualizadas rapidamente.

    Dizer "Uma simples Gripe" é assumir alguma ignorância quanto ao lugar que a Gripe ocupa no mundo dos vírus. Vejamos alguns primos da "simples" Gripe:

    Exemplos de Vírus ARN:

    - Poliomilite
    - Hepatites
    - SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave)
    - Dengue
    - VNO (vírus do Nilo Ocidental)
    - Raiva
    - Ébola
    - VIH

    Entre outros pesos pesados.

    É preciso estar atento.

    Mesmo com todas as teorias da conspiração, fáceis de congeminar, o que é certo é que a matança de milhões de aves e o facto dos infelizmente mortalmente afectados com a estirpe H5N1 habitarem locais remotos e poucos frequentados por turistas ou negócios evitou de facto algo de muito mau.

    Mais vale prevenir que remediar.

    ResponderEliminar
  3. Refém,
    pareces um Cavaleiro do Apocalipse! hihihihi Gosto.

    enxofre

    ResponderEliminar
  4. Refem
    Eu não disse que não se deve ter cuidado... O cuidado vem com a educação, e isso é coisa que não abunda por esse mundo fora! E uma regra fundamental e evitar o contágio, só que está a ser seguida ao contrário (a tal falta de educação), ou seja, não são as pessoas sãs que têm de andar de máscara, são as que estão doentes! E isto serve para a simples constipação até à doença mais contagiosa que possam arranjar por via aérea. E sou contra, mas muito contra este alarmismo estúpido dos nossops telejornais que metem uma população completa em panico sem necessidade nenhuma. Informação e cuidado sim, o que está a acontecer não!
    Opinião pessoal!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Quero ter para mim, que esta nova gripe dos suínos trata-se de uma tentativa desesperada da Al-qaeda de virar o mundo ocidental contra o porco! Sendo o porco um dos melhores amigos do homem - da cabeça ao rabo come-se tudo – este novo surto de gripe e o nome a ela associado mudará de certeza a nossa forma de olhar para o toucinho! O que não conseguiram fazer por intermédio de aviões querem-no agora fazer com alarmismo aproveitando-se da ignorância das populações. A verdade é que querem destruir o nosso modo de vida, acabando com as costoletas de porco, com as salsichas, com o presunto, etc, etc …atchim…!

    ResponderEliminar
  6. Verbal
    ehehehheheheh
    Espero que não acabem com o chispe, com a orelha e os pézinhos de coentrada!

    Vi aí um atchim! Vou comprar uma máscara para PC!
    :D

    ResponderEliminar
  7. É uma boa opinião e não discordei dela; aliás, fui até simpatético. Concordo com a educação e o civismo, que são coisas raras.

    Hehehe! A Pestilência não seria a minha primeira escolha, é certo. Mas antes montado no cavalo que a pé, nas trincheiras.

    Grande Verbal: Até os tubaros com molejas são divinais! Mas lá está: a teoria da conspiração...e o Islão a pagar. E então os Sionistas?! hummm! Esses também não comem carninha de porco. Eu acho, com tudo o que se passou com as aves, com as vacas loucas e agora com o porco (que se pode continuar a comer, segundo os especialistas) é o lóbi Sionista (esses eternos culpados de todos os males do Mundo) a quererem introduzir o Borrego...isto até a febre aftosa ditar novas regras e então...caros amigos...será a vez da soja.

    ResponderEliminar
  8. Esta gripe, agora também já intitulada Mexicana, também pode facilitar a tão desejada construção do muro na fronteira americana... ehehe... se o Bush ainda estivesse na presidência as teorias da conspiração já tinham chegado aos telejornais.

    ResponderEliminar
  9. Gustavo, pfff que desactualizado estás... a gripe que era suína e dp mexicana, agora é a Gripe A, segundo a OMS. Toma!

    enxofre

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]