sexta-feira, 17 de julho de 2009

Lançamento ASA: Asterix - Como Obélix Caiu dentro do Caldeirão do Druida Quando era Pequeno


A ASA, e no seguimento do 50º aniversário de Asterix, vai reeditar o praticamente esgotado livro "Como Obélix Caiu Dentro do Caldeirão do Druida Quando era Pequeno".
Esta reedição vai ser distribuida no fim deste mês com uma capa diferente da primeira edição. Conta com textos do falecido Goscinny, e é uma homenagem feita a este escritor de BD e ao herói que o tornou famoso. A ASA está a preparar uma "festa" relativamente a este aniversário, é uma questão de estarmos atentos!
O livro conta com ilustrações e legendas de Uderzo, mas os textos relativos a estas ilustrações são de Goscinny.
O texto deste livro foi escrito em 1965 para o número 291 da revista "Pilote", Asterix estava então no seu sexto ano de publicação.
Boas leituras.

18 comentários:

  1. Deve ser engraçado, a avaliar pela capa

    ResponderEliminar
  2. Acho que já tenho este de quando saiu pela Meriberica, se não me engano...

    Sabes se nesta edição tem algum extra que incentive a comprar?

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  3. Uma óptima iniciativa da editora Asa, bem que podia fazer mais vezes isto.
    Vou certamente comprar esta edição, vale a pena o "investimento" :)
    Reparem como as histórias do Astérix e do Obélix continuam intemporais!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Quando a Asa faz festas de Bd acabam quase sempre em fiascos vamos a ver,como esta vai correr............................

    ResponderEliminar
  5. Atenção, para os que não conhecem a 1ª edição, o livro não é BD do Asterix como estão habituados. São ilustrações de Uderzo, com um texto de Goscinny a acompanhar. E claro, conta-se a estória de Obélix, o rapazinho gordo da aldeia em que todos os outros putos batiam. Adorei a cena do Obélix a puxar um carrinho de rodas a imitar um cão (Ideiafix), pois praticamente não tinha amigos e seria o seu refúgio para a sua suposta "solidão", apenas Asterix o defendia dos "putos" brutos da aldeia...
    Esta reedição tem uma capa bem superior à edição anterior!
    Sim Refem, sendo Asterix teria de ser uma reedição! Não existem livros novos de Asterix, e para Uderzo fazer mais um livro tipo, "O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça", o último que saiu, mais vale estar quieto... é muito fraquinho...

    ResponderEliminar
  6. posso admitir, com toda a certeza, que já me passaram pela mão todos os livros do Axterix/Obelix pela mão.

    como fã que sou dessa b.d., em pequeno, lia muito as aventuras de ideafix :) tenho um ou dois livros em casa.

    penso que este aqui teve muito sucesso, porque nunca mais o vi em lado nenhum. o último que eu li foi na comemoração dos 50 anos da morte do autor, se não me engano, com algumas participações especiais de outros autores e amigos.

    genial!
    adoro!

    ResponderEliminar
  7. 'posso admitir, com toda a certeza, que já me passaram pela mão todos os livros do Axterix/Obelix pela mão.'

    pelo desculpa pelo excesso de 'mão's
    já são 'mão's a mais...

    foi um pequeno erro.
    gostei do seu blog.
    passe pelo meu, se poder
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Tenho a colecção toda do Astérix, incluindo, obviamente, este. Foi editado pela Meribérica/Liber em 1990. Comprei-o no dia 24 de Outubro de 1991 (tinha o hábito de marcar os livros com a minha assinatura e data de compra) e custou-me 830$00. Aliás, tenho até vários álbuns da colecção do Astérix repetidos, publicados em Português por editoras diferentes.
    É esta edição francamente superior na capa em quê? Só se for no tamanho! Será devido ao desenho da nova capa não aparecer na edição original? Enfim...
    Suspirei em relação a esta reedição, porque não passa disso. Pelos 50 anos este grande personagem da BD merecia muito mais.
    Não discordo das reedições, pois creio que esta é uma colecção que deve ser perpetuada, seja por esta ou por outra qualquer editora. O mesmo vale para outras grandes BDs que de outra maneira seriam esquecidas pelas gerações actuais e vindouras. Não está em causa a ASA (neste caso particular), descansa.
    Pese o facto do ultimo álbum do Asterix ter sido um flop (eu também não gostei), não quer com isso dizer que o Uderzo não tenha aprendido e que faça melhor para o próximo. Esta seria uma excelente oportunidade, infelizmente perdida.

    ResponderEliminar
  10. ehehehhe Refem
    Eu não estou a "defender" a Asa, apenas dei conhecimento ao pessoal que iria sair a reedição de um livro que já não se via havia tempos (eu não tinha este livro). Não sei o que a Asa vai fazer para comemorar os 50 anos de Asterix, apenas que este livro faz parte disso. Espero que faça mais que isto!
    Acho que o facto do último livro do Asterix ter saído fraquinho, foi devido à já idade de Uderzo (82 anos) e ao respectivo desgaste do personagem, 33 livros de série normal, fora de série são mais 7 e ainda mais 2 livros de comemoração feitos por outros autores. Perfaz a linda conta de 42 livros!

    ResponderEliminar
  11. Bongo,ja o ultimo Asterix eu considero um mau exemplo de nacionalismo exacerbado do autor que sabe que esta a decadas a perder terreno para os super-comics e os mangas.
    P:s:e eu ate gosto do(S) Asterix(S)

    ResponderEliminar
  12. O Asterix é um clássico eu ainda quero ter um dia todos numa prateleira. Foi das primeiras BDs que li quando era miúdo.

    Tu continua-nos a avisar que eu agradeço bongop ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. "És susceptível, agradas-me", diria o inesquecível Ocatarinetabelachichix (Queijolão para o público Brasileiro), o orgulhoso líder Corso de um dos melhores álbuns da série (para mim, isto é): “Astérix na Córsega”.
    Ehehehe!

    Nem o meu suspiro se devia à ASA, mas sim às fraquinhas comemorações que se aproximam. Afinal é o cinquentenário do personagem e o que é que nos dão? Mais uma reedição. Eu bem que tento ser sucinto nos meus comentários, mas denoto que não me faço entender convenientemente, então, lá vai:

    O problema com o Uderzo não é a idade, mas sim o mal de muitos...incompetência. Aquela que se cola ao sucesso e aquela que não tem visão para perceber que certos moldes pura e simplesmente não funcionam. Pior, a falta de discernimento para compreender a fórmula que que tão bem funcionava e continuar a aplicá-la. Talvez o Hergé não tenha sido assim tão "má-onda", quando proibiu a continuação das aventuras do seu personagem (a ver até quando!)

    O Goscinny era profícuo em argumentos quase épicos de grandes viagens pela era desses personagens (na Córsega, na Hispânia; e os Helvéticos; os Godos, Legionário, os Belgas, Cleópatra, etc). Outros eram de grande, enorme, inspiração Humana: A Zaragata; O Domínio dos Deuses; Obélix e Companhia; O Presente de César). Ainda outros títulos abordam costumes de época, embora seja certo que todos os títulos envolviam-se nesses costumes (Gladiador; Os Louros de César; A Volta à Gália).
    Quando se dissolve a dupla de autores pelo trágico desaparecimento do absolutamente brilhante argumentista, toda a série descambou, de álbum para álbum. O Grande Fosso ainda foi um bom álbum, mas o resto é de uma pobreza tal que me incomoda. Aonde estão as viagens? Imaginem Astérix no Japão ou na China, Astérix entre os Iberos, com Viriato. Astérix e os Eslavos. Enfim... em vez disso temos Astérix e os Ovnis da Disney, Astérix e as fufas, Astérix na Lalaland.
    Fico triste que não haja ninguém inteligente na família do Uderzo, porque dotados para o desenho são todos! Com o devido respeito, claro!

    ResponderEliminar
  14. Para os que estão tristinhos com esta reedição, o Uderzo já anunciou que, para o verdadeiro aniversário da personagem, em Outubro, vai haver sim um álbum inédito, composto de histórias curtas.

    E eu aposto que quando for publicado os mesmos virão aqui reclamar que as histórias são más...

    Hunter (Pedro Bouça)

    ResponderEliminar
  15. sabem o ke eu digo?
    preciso faser um trabalho e nao encontro em lado nenhum uma lista de todas as bandas desenhadas do asterix. se me puderem ajudar. agradecia.

    ResponderEliminar
  16. Rafa
    Então... sabes o que eu digo?
    Mando essa lista para onde?
    Não disseste qual era o teu mail.
    :|

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]