domingo, 23 de agosto de 2009

Os Peles Vermelhas


Hans Kresse nasceu em Amesterdão, no ano de 1921, e faleceu ao fim de 71 anos. Não foi um artista muito profícuo, mas deixou algumas boas obras como este “Peles Vermelhas”. Bastante influenciado por Harold Foster, começou a sua actividade na Banda Desenhada com 17 anos num jornal holandês, desenhando “Tarzan”. A partir daqui andou saltando entre a Holanda e a Bélgica, altura em que criou Matho Tonga. Este herói ia ser o seu pontapé de saída para um “Western” muito mais completo: Os Peles Vermelhas!
Esta série foi editada originalmente pela Casterman entre 1974 e 1982, senda a sua versão em português editada pela Difusão Verbo (1977 – 1983).
Em 1977 ganhou no maior festival de BD no mundo, Angoulême, o prémio de “Melhor Álbum Estrangeiro” com o seu primeiro número desta série: Les Maîtres du Tonnerre.
Kresse localizou-se geograficamente na zona que é agora a fronteira entre os EUA e o México, e temporalmente em meados do século XVI. Foi nesta altura que os espanhóis de Coronado (1540 – 1541) e Chamuscado (1580 – 1582) fizeram as suas incursões a norte do México para procurar mais ouro, e em busca de mais escravos. Assim tomaram contacto com os Apaches das tribos Faraondes, Chipiwis e Tóguas.
A acção roda à volta do grande chefe Faraonde (Chaka), do seu filho Anua e do grande guerreiro e protector deste, o "Caçador de Panteras". Foram editados os nove volumes da série em português, e são eles:
- Os Senhores do Trovão
- Os Herdeiros do Vento
- Companheiros do Mal
-O Apelo dos Coiotes
-As Flechas de Vingança
- O Ouro das Montanhas
- Os Caçadores de Abutres
- O Preço da Liberdade
- A Honra do Guerreiro
Kresse coloca vários factos históricos na sua estória, para dar alguns pontos de apoio à narrativa. A estória retrata a vida e os costumes das tribos daquela zona, assim como as suas alianças e inimizades de estimação, isto para além dos seus primeiros contactos com os “homens barbudos” (espanhóis), armas de fogo e um animal de extrema importância no seu futuro: o cavalo!
A narrativa faz-nos passar pelos olhos, todas as tradições, problemas, honra e morte dos Índios principalmente na pessoa de Anua, o filho do chefe. A estória não é mais do que a passagem deste jovem Faraonde ao estado adulto, tudo o que se passa ao seu redor enriquece a estória. É claro que praticamente tudo o que é negativo vem dos “brancos”, mestiços e Índios que contactaram amistosamente com estes… traição, vergonha, “febre do ouro” são atributos que não ficam bem aos índios, pois aqueles que não se mostrassem dignos eram expulsos.
A estória tem um final aberto, mas que nunca será fechado… uma vez que Hans Kresse já não se encontra entre nós e não deixou substitutos.
A arte, para as condições da época em que esta série foi escrita, desenhada e pintada, está muito boa, e para quem gosta de “westerns” sem “cowboys” esta série é imperdível!
Nota bastante negativa no primeiro livro desta série é a balonagem e respectiva legendagem… está horrível! Felizmente melhora bastante para os números seguintes.
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Hans Kress
Editado entre 1977 e 1983 por Difusão Verbo
Nota : 8,5 em 10

17 comentários:

  1. Excelente obra. Sem duvida.
    E tem a vantagem de estar integralmente edita em Portugal, o que é uma raridade

    ResponderEliminar
  2. Foi das minhas primeiras Bds. Pena é que a Difusão Verbo não tenha insistido mais na BD, pois como diz o "Anónimo", levam tudo até ao fim.

    ResponderEliminar
  3. Isso de nos fazer passar pelos olhos uma data de coisas espero que não me risque as lentes, pá....

    ResponderEliminar
  4. Westerns sem cowboys não são westerns pah!

    enxofre

    ResponderEliminar
  5. Parece uma Bd bem ao meu gosto.
    Infelizmente nunca me lembro de a ter visto aqui pelas minhas bandas, felizmente com a Net hoje em dia posso sempre tentar achar alguma coisa. ;)

    Excelente critica como sempre e mais vez obrigado por divulgares o que me parece uma fantástica BD, além de um artista espantoso que deveria ter sido mais divulgado cá em Portugal. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  6. Gata
    Heróis? Pff... estão à beira da extinção!

    Refem
    É impressionante, não é? Uma colecção de BD integralmente editada na nossa língua.
    Mas não levaram tudo até ao fim, que eu saiba (ou tenha), acabaram o Tintim e estes Peles vermelhas. As outras duas séries que eu tenho da Difusão Verbo ficaram muito incompletas: Cavaleiro Ardente e Yoko Tsuno!
    50% de séries completas de uma editora não é assim tão bom quanto isso!

    Rafeiro
    Amanhã vou-te fazer passar pelas lentes mais X-Men... ehehhe

    Diabba
    Western não ten que ter guardadores de vacas, basta ser passado no Oeste Norte-Americano...
    :P

    OCP
    A nível de informação não existe praticamente nada sobre esta série na Net, agora em alfarrabistas e leilões on-line, ainda se encontram com alguma facilidade.

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia mas gostei muito. Super interessante e com um desenho muito bem conseguido. O tema dos indios sempre foi para mimmais interessante que o dos cowboys.

    ResponderEliminar
  8. Bem jogado Bongop, não conhecia esta colecção, e eu que sou um fã confesso deste género em bd.

    Pergunta: porque será que os melhores westerns são todos de autores europeus?

    ResponderEliminar
  9. Ena estava essa coleção a sair e eu era ainda 1 bebe.

    ResponderEliminar
  10. Muitas memórias vieram ao de cima ao ler a tua critica. Fui logo ver os meus livros antigos que estavam guardados na caixa da Difusão Verbo, da Bertrand e da Meribérica... que saudades dos tempos em que vinha da escola e ficava a tarde a ler estas aventuras :).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Bongop,

    qual é a melhor faixa etária para se ler esta série ?

    ResponderEliminar
  12. Forteifeio
    Tens outra sem "cowboys" que também é muito boa: Buddy Longway.
    Um dia destes faço um post!

    Kitt
    Eram os livros a sair e a tua mão a mudar-te as fraldas!
    :D LoL
    Eu andava na primária!

    Verbal
    Isso é um fenómeno incompreensível... serem os europeus as fazer as melhores estórias tipo "Western"!
    :)

    Luca
    Traz saudades, não traz?
    ;)

    Cori
    15 anos em diante. Menos que isso também dá para sem problema, mas esses potenciais leitores mais novos não iriam compreendem algumas situações.

    ResponderEliminar
  13. Bongopt,

    Tive a felicidade de obter o terceiro volume da série (já lá vão uns bons anos...), não há muitas por aí com esta qualidade, boas lembranças me trouxeste :)

    ResponderEliminar
  14. Olá João Coelho
    Se procurares ainda arranjas batantes volumes em alfarrabistas, ou nos leilões do MIAU.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Mariana
    Rsta colecção só a consegues arranjar agora nos leilões do Miau, Leilões.net ou OLX:

    http://miau.clix.pt/home.jsp

    http://www.leiloes.net/?gclid=CPqUkNmfs7QCFczHtAodrGoAqw

    http://www.olx.pt/livros-revistas-cat-215

    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]