sexta-feira, 7 de agosto de 2009

As 1001 Noites de Xerazade


E temos o segundo livro “das Arábias”: As 1001 Noites de Xerazade!
A obra baseia-se, como é óbvio, na obra 1001 Noites e como tal cheia de romantismo e sensualidade. Éric Maltaite, filho de Will (revista Spirou) ainda apimentou mais, nesta sua versão, os contos nocturnos que Xerazade contava ao Sultão para evitar a sua morte.
Tecnicamente, sem ser extraordinário, a narrativa e a arte de Maltaite cumprem perfeitamente o objectivo, ou seja uma obra leve de leitura fácil e agradável.
Já tinha feito o mesmo com a obra de Daniel Defoe, Robinson Crusoé, com o nome de Robinsonne.
Manteve-se fiel à obra original, mantendo, ou aumentando o erotismo latente desta estória baseada em contos orientais, e personalizando-a com algum humor.
Narrativamente é exemplar, quanto à arte, bem… digamos que tem um traço bastante próprio sem ser extraordinário, e conhece bem a anatomia feminina :)
Tudo se joga à noite, quando Xerazade giza um plano com a sua irmã para não ser decapitada depois de passar a noite com o Sultão (e que noites…). Este Sultão, depois de umas aventuras tristes com o seu irmão, em ambos que descobrem que são muito enganados pelas suas esposas, decide que iria passar a noite sempre com uma mulher, mas ao alvorecer esta seria decapitada!
Xerazade, com a ajuda de sua irmã, consegue manter em modo suspenso o Sultão, contando-lhe estórias que nunca acabavam naquela noite, isto depois da actividade sexual… (era para isso que ela ali estava, não era?). Assim o Sultão vai adiando a sua execução, ainda por cima e para além das estórias, Xerazade é uma amante fabulosa (e com a sua irmã sempre presente e ajudando nestas lides nocturnas…).
É uma leitura muito agradável, mas não é para os “pequenotes”. Já me ri um pouco com a localização deste livro nalgumas livrarias, pois encontra-se muitas vezes junto aos livros infantis…
É uma sugestão de leitura de Verão, assim como o livro anterior (Demon Wind) e o que irá ser alvo de crítica a seguir: 1001 Arabian Nights: The Adventures of Sinbad!
Boas leituras!

Softcover
Criado por: Éric Maltaite
Editado em 2002 pela Booktree
Comprado na Bulhosa
Nota : 8 em 10

3 comentários:

  1. A capa está demais. Lol

    Outra sugestão bem boa. ;)

    ResponderEliminar
  2. Como se os pequenos já não a soubessem toda, jove...

    ResponderEliminar
  3. Depois de Demon Wind agora 1001 Noites de Xerazade... estou a ver um padrão ;) Seu malandro!!

    Agora fora de brincadeiras, a arte é muito agradável e o livro lê-se muito bem. Aliás, vejo pela tua lista, que vais falar sobre outro livro baseado sobre as 1001 noites, as aventuras de Sinbad que também é excelente!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]