segunda-feira, 31 de agosto de 2009

X - Infernus


X - Infernus é a sequela (passado bastantes anos) X-Men: Inferno.
Foi escrita por C. B. Cebulski, com arte de Giuseppe Camuncoli. Cebulski é conhecido no mundo da BD pela sua colaboração na obra de Kia Asamyia, Dark Angel (dois volumes editados em português pela Devir), e pelas suas obras Drain, Marvel Mangaverse e Marvel Fairy Tales. Neste último título convidou alguns artistas portugueses! Camuncoli é, ou foi desenhador em títulos como Hellblazer, The Intimates e Swamp Thing.
É bem visível nesta mini-série que Cebulski é fã de Magik/Darkchyld. Já tinha colaborado no capítulo “Magik” na série Mystic Arcana e agora continua o seu trabalho nesta personagem. Pode-se dizer que é um bom trabalho dele, sem ser excelente, mas relativamente a outros trabalhos recentes no mundo do X-Men está muito bem! Assim como a qualidade da arte de Camuncoli, em que este consegue dois estilos diferentes, conforme se está no Limbo (uma arte mais “suja” com todos aqueles demónios) ou no “nosso” universo (a arte fica mais “luminosa”, mais parecida com aquilo que se costuma ver normalmente nos X-Men). É uma obra para entreter fãs de Magik e dos X-Men mais novos como Pixie, Mercury e Rockslide.
A estória tem como objectivo fazer o regresso de Magik à dimensão (universo) normal da Marvel. Esta personagem, Illyana Rasputin, irmã de Colossus e com o nome de guerra inicial Magik, Darkchyld no Limbo, já sofreu muitas reviravoltas na Marvel, e como tal a estória do seu retorno não iria ser assim tão fácil… desde raptos por demónios em tenra idade, feitiçaria, resgates, novos raptos, aparente morte e rainha do Limbo, Illyana passou por tudo.
Neste momento da sua vida encontra-se no Limbo, onde reina e tem o respeito dos seus demónios. Mas acima de tudo o que ela quer é a sua aparência e vida normal, e não uma cauda, cornos e pernas de cabra… para isso tem de encontrar a sua espada (que contem um pedaço da sua alma) e mais bloodstones, para além daquela que possui (retirada da alma de Pixie). Colossus continua a forçar Cyclops a reunir uma equipa para resgatar a sua irmã do Limbo, e a oportunidade surge quando Pixie, que tem uma adaga da mesma maneira que Magik tem a sua espada, ataca Nocturno num momento de loucura, e deste é extraída a espada de Illyana. Esta,no Limbo sente a sua espada e teleporta-se para a sala de perigo dos X-Men recuperando a sua espada, não sem antes se bater com Pixie, que nunca lhe perdoou ter perdido um pouco da sua alma…
Claro que temos um novo "ser malvado" para dificultar o resgate de Magik: Witchfire, filha de Belasco.
Este livro é um bom entretenimento, e apenas resta desejar, que Magik tenha boas aventuras com os New-Mutants depois deste resgate.
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: C. B. Cebulski e Giuseppe Camuncoli
Editado em 2009 por Marvel
Nota : 8 em 10

18 comentários:

  1. Sempre gostei da personagem da Illyana Rasputin desde que surgiu nas paginas dos X-Men, passando pela fase dos Novos Mutantes. :D

    Espero que com este retorno, ela volte com a força toda em novas aventuras, e talvez até metendo partes do que ela passou no limbo. Sempre gostei quando nas aventuras ditas normais dos grupos X, incluem elementos místicos e de magia . Talvez por isso, sempre gostei desta personagem e da Danielle Moonstar. Lol

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Impressionante como a tipa, com um bracito daqueles, consegue empunhar um machado daquele tamanho...

    ResponderEliminar
  3. Boas... "and now for something completly different..."; parece que a Disney quer comprar estes personagens todos (vi aqui :
    http://www.businessweek.com/bwdaily/dnflash/content/aug2009/db20090831_005947.htm )
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. OCP
    Magik sempre foi um dos meus personagens preferidos, daí eu ter comprado esta mini-série. Não sei como ela se está a sair com os Novos-Mutantes...

    Rafeiro
    Olha se ela tivesse um "bração"!
    :D

    A.Bastos
    A Disney não quer comprar. Já comprou!
    A quantia não foi grande coisa... foi só 2,80 mil milhões de euros!!!!!

    Gata
    Sim, e a capa está mesmo espectacular!

    ResponderEliminar
  5. E as consequências disto tudo para a Marvel? E para os leitores? Já pensaram?

    ResponderEliminar
  6. Dark Angel é do Kia Asamyia, autor japonês sediado nos states que já desenhou Batman e Uncanny X-Men. Nada a ver com o Cebulski. Podias era ter referido os Spider-Man Fairy Tales e Avengers Fairy Tales que, além de terem sido escritos por ele, foi graças ao Cebulski que foram desenhados pelos nossos autores nacionais.

    ResponderEliminar
  7. Quanto à Ilyana, tens muito para ler sobre ela no título New X-Men (o mais recente, nada a ver com o do Morrison), especialmente o story arc Quest for Magyk (ainda não li porque não tenho completo mas acho que está ligado a este X-Infernus) onde nos comics vinham como bonús alguns capítulos do Endangered Species. No final da Messiah Complex o título foi cancelado para dar lugar a Young X-Men onde a Ilyana não aparece mas tens os restantes jovens mutantes como Rockslide e companhia. Mais um cancelamento e finalmente, aí sim tens o recente New Mutants que ainda está para sair/estão a sair os primeiros comics. Diverte-te a caçar as aparições da rapariga:P

    ResponderEliminar
  8. Dinis
    Penso que vai ficar tudo quase na mesma. É a minha opinião.

    DC
    Eu não costumo inventar só porque me apetece. Estive a consultar a bibliografia de C.B. Cebulski e deu no seguinte:
    * Dark Angel (with Kia Asamiya, CPM Manga, 1999)
    * Marvel Mangaverse: X-Men (with Ajit Jothikaumar and Jeff Matsuda, one-shot, Marvel Comics, 2002)
    * "Once Bitten" (with Makoto Nakatsuka, in Star Wars Tales #12, Dark Horse Comics, 2002)
    * "Dying Inside" (with David Aja, in X-Men Unlimited #14, Marvel Comics, 2006)
    * I ♥ Marvel: #3 "Marvel Ai" (with various artists, Marvel Comics, 2006)
    * New Mangaverse (with Tommy Ohtsuka, 5-issue limited series, Marvel Comics, 2006)
    * Drain (with Sana Takeda, 6-issue limited series, Image Comics, 2006-2007)

    * Marvel Fairy Tales (Marvel Comics):
    o X-Men Fairy Tales (with Sana Takeda, 4-issue mini-series, 2006)
    o Spider-Man Fairy Tales (2007)
    o Avengers Fairy Tales (forthcoming)

    * Wonderlost (with various artists, Image Comics, 2007-2008)
    * "Ultimates Saga" (with co-author Mindy Owens and art by Travis Charest, one-shot, Marvel Comics, 2007)
    * Loners (with Karl Moline, 6-issue limited series, Marvel Comics, 2007)
    * Mystic Arcana Book IV: Fire (with Phil Noto, Marvel Comics, 2007)
    * Legion of Monsters: "Morbius, the Living Vampire" (with co-author Brendan Cahill and art by David Finch and Michael Gaydos, Marvel Comics, 2007)
    * X-Infernus (with Giuseppe Camuncoli, 5-issue mini-series, Marvel Comics, December 2008, ongoing)
    * War of Kings: Darkhawk (with Harvey Tolibao, 2-issue mini-series, Marvel Comics, 2009, forthcoming)
    Reparaste no primeiro item da lista?

    Quanto à referência aos Spider-Man Fairy Tales e Avengers Fairy Tales, referi apenas no post Marvel Fairy Tales, pois acho que é mais abrangente, mas referi que tinha convidado autores portugueses (será que leste o post tão depressa que nem deste por ela?)
    :)

    Eu sei que se quisesse tinha muito para ler da Magik, mas como gosto de outras leituras também, limito-me a segui-la nestes eventos,e apenas porque gosto do personagem. Não ando propriamente atrás dela e das aparições dela!
    :D

    ResponderEliminar
  9. "será que leste o post tão depressa que nem deste por ela?"
    às tantas foi isso.

    Wiki, dá-te o geral sem entrar em pormenor. Queres material bem fiável e pormenorizado? Comic Book DataBase.
    Se pegares no livro não encontras menção do rapaz em lado nenhum. Em contrapartida, aqui:
    http://comicbookdb.com/creator.php?ID=92
    vês que ele só participou no 1º comic (foi feito em 93 a pensar no mercado japonês, às tantas o Cebulski adaptou os textos ou algo assim aquando da edição em inglês porque o Cebulski só começou carreira nos comics em 1999/2000) e mais abaixo vês que o principal papel dele foi de editor dessa edição da CPM.
    E não havia necessidade de falares em invenção. Quantas vezes confundimos autores ou títulos? Já te catei uma vez com Planet Hulk e Greg Land:P

    ResponderEliminar
  10. E entro eu de pau na mão (É LÁ!!!...cabecinhas porcas...hehehe), a dizer: "quantos são, quantos são?!" Se é para à porrada, começo já a distribuir, e depois logo se vê quem é que tinha razão.

    É muito natural que nos enganemos em certa referências no que toca à Marvel, em especial quando joint-ventures estão em causa. As bibliografias na wikipédia muitas vezes estão erradas, mas muitas vezes também estão correctas. A melhor referência é, sem dúvida, a comicbookdb.com/creator.

    Mas, no fundo, interessa muito pouco (a não ser que queiramos ser uns nerds maiores do que aqueles que já somos) saber em que é que o Zé trabalhava em 1991 às 2 da tarde. Que o Zé tenha trabalhado neste ou naquele personagem, ainda vá que não vá, mas para mim é tudo, e muitas vezes é demais. Não quero com isto dizer que também não faça o mesmo nos poucos posts que lá vou fazendo. Dá um ar mais erudito à coisa, mas convenhamos: quem é que tem estas informações na memória?!

    Portanto, Bongop: na boa, deixa lá isso, que não vale a pena.

    E portanto, DC: na boa, deixa lá isso, que não vale a pena.

    Deste vosso amigo,

    Santo Agostinho...ÁH pois, os santos também andavam de pau na mão ;)

    ResponderEliminar
  11. DC
    Afinal o tipo, segundo dizes, o tipo até colaborou qualquer coisa no Dark Angel. Aliás, não foi por acaso que estiveram os dois juntos na Canadian National Anime Expo de 2002.
    Como já deves ter reparado, eu refiro sempre, sobretudo em obras que estejam editadas em português, as colaborações por mais pequenas que sejam nos títulos mais conhecidos. E já me enganei várias vezes em bastantes posts, umas vezes corrijo porque eu reparo, outras corrigem-me vocês, porque eu não sou Deus (e ainda bem). Se o homem teve uma colaboração, por mais ínfima que seja no Dark Angel, eu coloco a obra. Eu sei perfeitamente que o "dono" do Dark Angel é Kia Asamiya, mas como disse atrás Dark Angel foi obra editada em português logo eu tinha de fazer referência. Está na linha de muitos outros nomes que eu refiro apesar do pouco peso que possam ter na obra em si. Já fiz isso muitas vezes nos meus posts.
    Quanto ao Greg Land dei-te imediatamente razão e alterei o post sem "stress" (não tenho problemas com isso).
    Quando disse "Eu não costumo inventar só porque me apetece...", acho que o disse correctamente! Sem segundas intenções! Eu não sei tudo, como tal, nas bibliografias procuro basear-me noutras fontes que não a minha imaginação. Se o nome apareceu em Dark Angel (e segundo tu disseste deve ter colaborado mesmo) eu coloquei-o, porque é uma obra conhecida! Já aconteceu com um artista que conheces bem, Gary Erskine, e falei na colaboração que ele teve em Authority, apesar de ter desenhado meia dúzia de páginas.


    "Podias era ter referido os Spider-Man Fairy Tales e Avengers Fairy Tales que, além de terem sido escritos por ele, foi graças ao Cebulski que foram desenhados pelos nossos autores nacionais."

    Não percebi porque disseste isto, visto que eu o referi! Por isso brinquei com a tua velocidade de leitura, nada mais.

    E digo isto tudo sem "stress" e sem problema! Não é para me chatear contigo, nem para uma "guerrinha". Apenas uma conversa "nerdica"...
    O mais importante deste post é que o Cebulski escreveu o livro que dá o título ao próprio post...

    Não me importo que me corrijam se eu estiver enganado, já aconteceu contigo, com o Celtic, com o Refem e até com um anónimo! Neste caso eu acho que tenho um pouco de razão, pelas razões apontadas mais acima.
    :)

    Refem
    Entras de pau!?
    Não é preciso, é apenas uma conversa salutar! Isto no meu ponto de vista, claro :P
    Recebeste o mail?

    ResponderEliminar
  12. De qualquer maneira, como a maneira como escrevi no post pode induzir alguém em erro, vou alterar um pouco o mesmo.
    :)

    ResponderEliminar
  13. Vamos já resolver isto lá fora!:P
    Tens razão mas temos ambos que ter mais cuidado como escrevemos porque parece mesmo que nos estamos a atacar.

    A Marvel ainda não está comprada, fala receber o aval do governo além dos pequenos accionistas que podem aceitar ou não vender as suas acções mas em principio o negócio já está feito. Desde que não mexam na parte da BD por mim até se podiam atirar de uma ponte for all I care.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Até que enfim!!!!

    Um blog sobre BD escrito em Português!!!!

    Excelente!!!!

    Já sou fã e já estás nos meus favoritos!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  17. DC
    Sim, por vezes a escrever não conseguimos dar a "entoação" correcta à frase e pode haver mal-entendidos...
    :D

    H.
    Obrigado!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]