domingo, 6 de setembro de 2009

Bruno Brazil


Bruno Brazil é uma série de espionagem criada por Louis Albert e William Vance. Este é conhecido pelo seu trabalho na série “XIII”, quanto a Louis Albert tem a particularidade de ser um pseudónimo de Michel Régnier, mais conhecido por um outro pseudónimo:Greg! Sim, este nome está em todo o lado… Achille Tallon, Bernard Prince, Chick Bill, Clorofila, Clifton, Comanche, Luc Orient, Corentin, Spaghetti, Rock Derby, Spirou, Os Náufragos de Arroyoka, Marsupilami, etc. Quanto a Vance, para além do conhecido “XIII”, conta no seu currículo com Bob Morane, Howard Flynn (como eu adorava esta série, mas não se encontra livro nenhum…), Luc Orient, Marshal Blueberry, etc.
A série começou a ser editada em álbum (saía na revista Tintim) no ano de 1969 em França. Bruno Brazil contou com 11 livros, sendo terminada em 1995. Em Portugal, e como não podia deixar de ser, foram editados apenas três volumes, e o primeiro que saiu deveria ser o último… cronologicamente falando! Bem, pelo menos “dizem por aí” que são os melhores álbuns da série. Li outras estórias na revista Tintim, mas não me lembro de quase nada, era muito novinho para este tipo de estória. Assim temos:
- Le Requin qui Mourut Deux Fois (Dargaud)
- Commando Caïman (Dargaud)
- Les Yeux sans Visage (Dargaud)
- La Cité Pétrifiée (Dargaud)
- A Noite dos Chacais (Bertrand - 1976)
- Sarabanda em Sacramento (Bertrand - 1977)
- Batalha no Arrozal (Bertrand - 1975)
- Orage aux Aléoutiennes (Lombard)
- Quitte ou Double pour Alak 6 (Lombard)
- Dossier Bruno Brazil (Lombard)
- La Fin…!?? (Le Lombard)
Bruno Brazil é o líder de um pequeno grupo de elite a quem são atribuídas as missões mais estranhas: A Brigada Caimão. Todos os seus componentes têm uma origem estranha, e por vezes mesmo criminosa , como “Gaúcho” Morales, Whip Rafalle era artista de Circo, Lafayette (Big Boy) era um jockey caído em desgraça, etc. por aí fora…
Não vou criticar esta série pelo que não está editado em português, vou referir-me apenas aos três livros da Bertrand, e desde logo acho “Batalha no Arrozal” o mais fraco do trio ao nível da estória. Os outros dois livros achei-os muito bons.
“A Noite dos Chacais” funciona como um prólogo (assim é referido no fim do livro) para “Sarabanda em Sacramento”. No primeiro, o impulsivo “Gaúcho” Morales em visita a casa dos pais, descobre uma teia mafiosa em que o seu pai é uma das vítimas de “protecção” de um gang. Primeiro dá uma “coça” neles, mas depois é sovado quase até à morte numa armadilha. Aqui entra a “Brigada Caimão”, o grupo de Bruno Brazil, largando as suas férias para ir resolver o assunto “Morales”. Depois de eliminados os pequenos gangsters, entra-se no segundo livro, logo a abrir em choque com as grandes famílias mafiosas que dominavam tudo “legalmente”.
Gosto muito da arte de Vance, e acho que este tipo de estória “casa” perfeitamente com o estilo dele. Quanto a Greg, umas vezes melhor outras não tão bem, mas sempre com uma narrativa fluida ao longo da estória.
Infelizmente só saíram três livros, e esta série não foi aproveitada para entrar nos “Clássicos Tintim”. E eu acho que merecia, assim como outras, mas enfim… não sou eu que escolho!
Boas leituras.

Hardcover
Criado por: Louis Albert (Greg) e William Vance
Editado entre 1975 e 1977 pela Bertrand
Nota : 7,5 em 10

11 comentários:

  1. Pois, não vale a pena falar mais de séries incompletas. Não há editora livre do pecado.

    Esta série faz-me lembrar os tempos em que amadurecia e começava a vibrar mais com este tipo de aventuras; Bob Morane e a sua Espada do Paladino, o Bernard Prince e o Oásis em Chamas, etc., esses que assinalaste e outros mais.

    como eu gostava de ver uma edição anual, mesmo em papel tipo revista com um integral destas séries, como se tem feito em França.

    ResponderEliminar
  2. Foi um dos meus albuns favoritos na minha juventude, está ali na minha estante há uns anítos :)

    Já agora a série foi práticamente toda editada em Português na revista tintin.

    ResponderEliminar
  3. Nunca li nada deste personagem e agora depois de ler a tua critica, fiquei arrependido de não ter comprado um álbum que encontrei na feira da ladra no outro dia. :(

    ResponderEliminar
  4. Ainda tive com esse álbum na mão este fds ao catalogar/arrumar os meus álbuns de bd. Que saudades.

    ResponderEliminar
  5. Refem
    Nem sequer foi com a intenção de dizer:
    "- Lá está! Mais uma série descontinuada!"
    Foi mais num lamento, pois não há hipótese nenhuma de eu conseguir alguns livros em inglês... tá tudo em francês!

    LBJ
    Bem vindo ao "Leituras"!
    Sim, eu lembro-me de ler muitas estórias do B.Brazil na revista Tintim, mas eu tinha 9 anos na altura, e não era propriamente das minhas favoritas na altura. Só comecei a gostar mais tarde!
    E está fora de hipótese eu adquirir a colecção de todas as revistas Tintim...
    :)

    OCP
    Não te esqueças de que, se comprares, a Sarabanda em Sacramento é a continuação de A Noite dos Chacais. Batalha no Arrozal é um One-Shot.

    Paulo Brito
    Para matar saudades, não há nada melhor que uma re-leitura!
    :D

    ResponderEliminar
  6. Realmente esta era uma das minhas séries favoritas. Conforme já referiram foi praticamente toda editada nas revistas Tintin (com excepção do último album), e ao contrário do Bongbop gostei dela a partir da 1ª leitura.
    Acabei por comprar o "La fin" na edição da Lombard para "completar a colecção" mas as únicas páginas inéditas (em França) que tem são as primeiras 6 pranchas de uma estória que nunca foi acabada.

    ResponderEliminar
  7. Estive quase para comprar a noite dos chacais este domingo no miau mas como já tinha 2 comanche e 1 buddy longway preferi não ir à falência, lol. Agora a serio, parece-me ser o meu tipo de serie e fiquei curioso de a descobrir. Mais uma para a lista de albuns a comprar no futuro. Obrigado pela dica, bongop.

    ResponderEliminar
  8. Filipe
    Bem vindo ao "Leituras"!
    (Acho que foi a primeira vez que comentou aqui, embora o nome não me pareça estranho...)
    Como disse atrás eu era muito novinho quando comecei a ler a revista Tintim, e estórias de espionagem não eram as minhas preferidas na altura. Preferia Asterix, Lucky Luke, etc. Só passado alguns anitos é que comecei a apreciar outro tipo de estórias!
    :)

    Gata
    É um James Bond em grupo!

    Eskorpiao
    Bem vindo ao "Leituras"!
    Se está a fazer a série Comanche e Buddy Longway, é garantido que vai gastar uns "tostões"!
    :D
    Esta tem a "vantagem" de ter apenas três livros editados em álbum, logo não irá ficar tão cara como as outras duas.

    ResponderEliminar
  9. Bongop
    Efectivamente apesar de já seguir o blog há algum tempo apenas agora juntei um comentário.
    Eu lembro-me que da 1ª vez que li as revistas Tintim também haviam estórias que passava à frente e só mais tarde passei a apreciá-las, embora do Bruno Brazil tivesse gostado à primeira.
    Eu era fã do Vance (ainda sou) e o humor tipico dos heróis de aventuras do Greg ainda me agrada.
    Já agora parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  10. Não sabia que era do Greg, eu adoro o que ele faz.

    vou tentar ver se enconto alguma coisa e ver se gosto do género

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]