terça-feira, 8 de setembro de 2009

Goth


Goth, originalmente é uma novela de Otsuichi composta por várias pequenas estórias. Foi adaptada para Manga, tipo Seinen, pelo próprio Otsuichi e desenhada por Kendi Oiwa.
Já li uma definição para gótico, (estou a falar da chamada “onda gótica” e não a arte gótica) que me pareceu excelente:
"Ser gótico é um estilo, uma fascinação pela escuridão, enquanto nos encontramos na segurança da luz”.
Neste livro, dois dos protagonistas (Morino e Itsuki) “passeiam” entre os limites do mórbido e as fronteiras do terror. O livro é bastante brutal nalgumas imagens, onde algumas atrocidades são reproduzidas bastante cruamente!
Otsuichi, é um profícuo autor japonês de novelas de terror … contam-se às dezenas. Já foram feitas seis adaptações para cinema de novelas suas (incluindo este Goth) e para Manga, mais umas quantas. Quanto a Kendi Oiwa, não tem muitas obras publicadas (apenas três), mas gostei bastante do seu estilo, aliás, tem o que eu gosto mais nos artistas japoneses: grandes detalhes alternados com vinhetas muito simples. Este livro, como é lógico “arrasta-se” num registo muito lento, nada de grandes cenas de velocidade típica dos Manga.
Os dois jovens conhecem-se na escola, onde onde o narrador (Itsuki) ganha uma fixação pelas mãos da pálida Morino, isto ao mesmo tempo em que ocorriam crimes envolvendo o corte de mãos. Não existia rigor nesses crimes… tanto podiam ser animais como bonecos, e é por aqui que Itsuki consegue apanhar o seu professor! Então prepara uma armadilha com vista ao corte das mãos de Morino, mas não correu bem… esta defendeu-se! A partir daí começa uma amizade estranha entre um rapaz e uma jovem, ambos obcecados com a morte, ela atraindo toda a espécie de lunáticos e ele estando lá sempre para ver como acaba! Morino descobre a agenda de um serial killer e claro que não entregaram a respectiva agenda à polícia, ambos querem ver o que aconteceu num crime já escrito na agenda, mas ainda não noticiado!
As várias estórias no livro estão todas interligadas, levando a um twist final muito bom!
Boas leituras.

Tankobon
Criado por: Otsuichi e Kendi Oiwa
Editado em 2008 por Tokyopop
Nota: 8 em 10

6 comentários:

  1. Olha o Bongop...e a ler manga...0.o...depois eu é que sou o interacial xD fazes bem em explorar os vários estilos de Bd qualquer dia vejo te a fazer umas criticas ao tex ou á turma da Monica ;)

    fired_fox

    ResponderEliminar
  2. Fired Fox
    Se conseguires dar uma passagem pelos meus posts todos (LoL), encontrarás mais posts sobre livros Manga.
    É até encontrarás posts sobre as Winx!
    :D
    Tex não encontrarás, não acho piada nenhuma aquilo (gostos...), quanto à Turma da Mónica, só o tempo o dirá :D

    ResponderEliminar
  3. Bongop,

    Provavelmente não estou a colocar isto no sítio correcto mas tendo em conta que vi que compraste dois livros da série Blacksad, quero-te apenas dizer que estou bastante curioso quanto à review que farás.
    Blacksad é, claramente, a minha BD preferida.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  4. Até existe um jogo de PC, o Gothic. Não faço é ideia se tem ligação com isto, mas um tipo que fala sobre as Winx não merece que eu vá investigar...

    ResponderEliminar
  5. H.
    Já tenho pensado nisso, mas primeiro tenho de obter o terceiro volume: Alma Vermelha.
    Depois então farei um post sobre a série!
    :)

    Rafeiro
    Não acredito! Tu próprio confessaste que vias as Winx às escondidas!
    :|
    :D

    ResponderEliminar
  6. Óptimo!

    Ficarei então a aguardá-lo!

    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]