terça-feira, 29 de setembro de 2009

Homenagem a Jorge Amado - Irmão e Artista


Faria hoje 43 anos de idade, o Jorge.
O meu inesquecível irmão.
Tocou indelevelmente, com a sua arte, muitas almas, amigos, colegas e outros anónimos que apenas lhe conheceram algumas obras.
A mim tocou-me como irmão, tivemos grandes momentos de partilha, momentos menos bons de competição, mas no fim, quando nos começamos a entender também como homens, a relação terminou abruptamente. Foi uma dor que ficou sempre cá dentro, que tentei isolar dentro de mim… no silêncio da perda.
Mas estes sentimentos abafados no interior da nossa alma em vez de, com o tempo, se irem atenuando, foram crescendo. As recordações, em vez de o tempo as desgastar e guardar, têm-me vindo assolar num crescendo insuportável. Talvez não devesse guardar tanto tempo e em silêncio tantos sentimentos…
Crescemos juntos com um gosto comum, a Banda Desenhada. Não tínhamos dinheiro, mas isso não nos impedia de obter os livros que ambicionávamos… recorríamos a métodos menos lícitos para os obter! E discutíamos os livros, pois no acordar da nossa adolescência começamos a ler coisas “loucas”! Lembro-me d”Os Passageiros do Vento” e “Bela mas Perigosa”… grandes discussões a tentarmos compreender tudo o que estava subjacente a tais obras! A série mais ambicionada dos comics norte-americanos da altura, Guerras Secretas, a guerra era ver quem teria de arranjar a revista seguinte… como? Não façam perguntas…
Crescemos, tivemos os nossos problemas, sanamos os nossos problemas.
Tinha sempre “5” nas disciplinas em que o desenho ou pintura eram o centro curricular, ganhou vários prémios em concursos de BD, fez centenas de caricaturas (sempre acompanhadas das respectivas legendas em prosa, ou verso), fez parte da equipa publicitária do gel Shock Waves (alguém se lembra da menina que mandava duas setas a partir dos olhos?), capas para cassetes vídeo piratas (muitas), dedicando-se também no fim à pintura óleo sobre tela. Nesta vertente foi convidado a expor sozinho no Fórum de Picoas, apenas teria de fazer mais 20 trabalhos neste campo. Infelizmente o terceiro ficou incompleto, porque a doença não deixou trabalhar mais.
Este post é uma tentativa de exorcismo a tudo quanto eu guardei em silêncio por tanto tempo, 20 anos é muito tempo…
Tem o direito de neste mundo virtual e de informação, que alguns dos seus trabalhos sejam conhecidos por outras pessoas.
Por falar nisto… acho indecente que as entidades que promovem concursos de BD não facultem nunca os trabalhos premiados. Depois de tentativas várias ao longo dos tempos feitas pelo meu pai, foi a minha vez de tentar resgatar essas obras. É impossível. Porque primeiro, e com razão, dizem que as obras premiadas ficam com a entidade organizadora. Agora dizem-me que é impossível, porque provavelmente estão no lixo e ninguém quer procurar. Se as obras não são para editar, porque não as devolvem, por correio, aos artistas, ao fim de algum tempo? É preferível irem para o lixo??
Isto é tratar as pessoas como merda, alguém cria alguma coisa, e os boçais das Câmaras e Juntas de Freguesia que promovem estes concursos preferem mandar para o lixo a devolver. Triste.
Tem uma BD que saiu na revista Eros, publicada, na altura, por Geraldes Lino, em que este quando soube da morte do meu irmão lhe fez uma homenagem sentida num outro número da referida revista. Ao Geraldes Lino apenas peço que com o tempo encontre a dita revista, gostava de ter uma cópia!
Fiquem com alguns dos trabalhos que eu consegui recuperar (apenas uma pequena percentagem…), infelizmente não tenho nenhuma das BD´s que ele criou. Tenho apenas os quadros e algumas sátiras (caricaturas) a colegas de trabalho.





É uma pena este quadro estar incompleto, visto que numa 1ª versão foi terminado, mas o Jorge não gostou do resultado... então começou a pintar por cima aproveitando o núcleo central.

(Sinto-me mais aliviado com este desabafo…)

20 comentários:

  1. "É preciso coragem para escrever, e a coragem cresce mais pelo nosso próprio exemplo que pelo exemplo dos outros. É preciso coragem porque escrever é confessar (...)"

    Carpe Diem

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço, Nuno.
    José Eduardo Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por partilhares :) Foi uma grande perda, os meus sentimentos. Era uma pessoa cheia de talento, não há dúvida.
    Abr

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por partilhares este momento connosco, certamente que foi muito dificil. Lamento a tua perda... tenho um irmão mais novo e andamos sempre à zaragata (e somos ambos trintões!!), mas adoro-o e não sei o que faria sem ele...
    O teu irmão tinha um enorme talento, concordo contigo acerca da indecência das entidades que ficam com os desenhos inutilmente. O que para eles é mais um monte de lixo, para outros pode ser um verdadeiro tesouro. E todos aqueles que não respeitam um simples pedido de um irmão que sofre(ou pelo menos a tentativa de ter algum descanso emocional) são uns verdadeiros filhos da p#!@.

    Um abraço sentido do teu "irmão" do mundo da BD.

    Filipe "Lucaimura" Cabral

    ResponderEliminar
  5. Olá Bongop, muito bom o traço do teu irmão. Foste feliz na homenagem que lhe prestaste, não só em imagens mas em também em palavras.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela partilha e por dares a conhecer o trabalho do teu irmão.
    O seu trabalho tem muita qualidade eu pelo menos gosto muito.

    É curioso ver como um blog pode funcionar para "exorcizar" certos sentimentos, mas construíste aqui uma pequena "casa" online já com convidados do costume.

    Parabéns pelo blog e pela homenagem.

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Como já antes mencionaram, Obrigado por partilhares um pouco da arte do teu irmão.
    Ele realmente tinha muito talento, estive a olhar para a pintura em baixo e certas partes quase parecem reais.
    Este é um bom momento no teu blogue e na homenagem que fizeste a um ente querido e nunca esquecido.

    Quanto aos problemas em recuperar alguma da arte do teu irmão, concordo contigo que em vez de estar armazenado em algum caixote ou pior deviam devolver, pelos menos para guardar, a quem a criou ou neste caso aos familiares. Eu passei por uma situação parecida quando entrei num concurso da escola, felizmente anos depois a direcção decidiu presentear os alunos desse ano e o que eu tinha feito foi dado ao meu irmão,voltando dessa forma para nossa casa já que eu fiz questão que o meu irmão ficasse com o desenho.
    Quem sabe um dia não tenhas a sorte de quem manda nessa coisas, não decida que é melhor esses desenhos do teu irmão estarem na tua posse?

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais um grande abraço para ti. Gostaria de te dizer qu o teu irmão era um verdadeiro artista e digo-o tendo já visto muitas centenas de quadros, e falado com muitos pintores e desenhadores e um dia sem falarmos pessoalmente vais perceber porquê, te posso dizer que o teu irmão é um artista e para isso basta ver a primeira pintura, a mesma revela uma técnica apuradissima só ao alcance de alguns.

    Espero que consigas recuperar essas obras.

    ResponderEliminar
  9. Sentida homenagem e deixo-te um abraço

    ResponderEliminar
  10. Excelente e sentida partilha!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Muito bom Nuno.

    Acredito que se calhar foi difícil escrever estas linhas... momentos nostálgicos saltaram.

    Eu próprio fiquei sentido ao ler, fico-me por apreciar a excelente arte do teu irmão.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Não tenho palavras.

    Mas queria-te mandar um Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Agradeço a todos os vossos comentários.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  14. Que bela homenagem.
    Queira fazer-te um pedido, já que não conhecia a obra do teu irmão, e gostei muito. Achas que poderia colocar uma das imagens que aqui partilhas no meu blog, com a devida referência, como uma "Pic(k) of the week"?
    Obrigado e um grande abraço!

    ResponderEliminar
  15. Maurobindo
    Claro que podes!
    "No problema".
    Obrigado

    ResponderEliminar
  16. acho que já foi tudo dito...o teu texto tocou-me porque escrito de coração aberto e quero apenas deixar-te um abraço.
    Luis

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]