sábado, 9 de abril de 2011

Batwoman: Elegy


Eu quando leio / compro um livro de super-heróis o primeiro motivo é a diversão, normalmente o que me atrai mais é a arte neste tipo de livros, mas existem grandes estórias também! Digo-o porque é verdade!
Este primeiro volume da renascida Batwoman tem duas coisas indissociáveis: arte e estória!
Um livro perfeito e fresco.
É unânime por toda a crítica internacional: o livro é muito bom!
Reli-o para fazer este post, e esta segunda leitura ainda me agradou mais que a primeira, sobretudo ao nível da arte… descobrir ainda mais pormenores deliciosos. É uma pena que eu não consiga fazer “scan” a algumas das melhores pranchas deste livro porque a disposição das vinhetas e muito dinâmica havendo sempre saltos para a página seguinte, ou seja, muitas páginas duplas sobretudo em situação de velocidade e combate.
A escrita esteve a cargo de Greg Rucka (Whiteout, 52, Final Crisis: Revelations, Blackest Night: Wonder Woman, entre muitos outros) e o artista de serviço foi J.H. Williams III (Seven Soldiers of Victory, Promethea, Justice League of America, Hellboy: Weird Tales, Batman entre muitos). Neste caso a dupla funcionou perfeitamente, mesmo!
Batwoman sai do excelente “52”, em que teve um dos melhores arcos de estória da saga, para uma mini-série apenas dela. Podemos considerar esta Batwoman: Elegy como uma espécie de Batwoman: Year One. É-nos contado o seguimento das suas aventuras em “52”, assim como vários flashbacks que contam as suas origens.
Claro que houve polémica nos U.S.A. com esta personagem feminina, ou ela não fosse assumidamente homossexual e por isso mesmo teve de sair do exército, mas a sua orientação sexual não é explorada neste livro como algo para vender, para chocar, ou criar polémica… Kate Kane é lésbica, apenas isso. É porque é, e é natural nela! Não se faz alarde dessa situação, aliás, depois de ler o livro não se consegue pensar nela de outra maneira de tão naturalmente o assunto foi tratado.
Kate Kane fica perdida depois de lhe ter sido retirada a vida militar, a sua mãe era militar, o seu pai é militar e era o único mundo que conhecia. A sua visão da vida muda quando se defende de um atacante na rua e tem o seu primeiro encontro com Batman. Ela descobre aí um novo modo de servir… o seu pai, a princípio relutantemente, torna-se o seu mentor e faz o papel de “Oracle” do Batman, mas para a sua filha.
A vilã deste início (será apenas o início?) é espectacular! Completamente “psico” (ou se calhar nem por isso…), super bem trabalhada psicologicamente e graficamente. A continuar assim temos uma concorrente ao Jocker… No fim de ler o livro lembrei-me que estes dois fariam uma dupla completamente louca! Bom, não me vou alongar, pois a estória tem umas reviravoltas engraçadas e bem construídas. Não quero estragar o prazer da leitura a quem ainda não leu.
:D
Quanto à arte posso fazer três distinções claras. Os flashbacks têm uma arte um pouco suja com cores “à época”, bem conseguido porque dá um ar bem “retro” ao passado da moça e respectiva família. Aproveito para levantar um pouco do véu e dizer que a família é muito importante em todo este início… desculpem-me mas não resisti a dizer isto…
Como Kate Kane a construção das páginas e toda a arte / coloração é muito clara, com poucas sombras e traço bastante fino, adapta-se perfeitamente porque o artista e o colorista querem fazer a diferença para a Batwoman (e conseguem-no perfeitamente), a arte e cor em que é retratada a Batwoman em plena acção são autênticas explosões de vermelho e negro em alta velocidade, atravessando vinhetas e pranchas e contrastando com a cor branca da vilã (Alice). Espectacular!
Recomendo, e espero que se inicie uma longa série com esta personagem e estes autores!
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Greg Rucka, J.H. Williams III e Dave Stewart (colorista)
Editado em 2010 pela DC Comics
Nota : 11 em 10

4 comentários:

  1. Gostei desta sugestão. Vou ver disto! Abraço

    ResponderEliminar
  2. Verbal
    Então é melhor despachares-te... acho que já está "out of stock" no Amazon!
    Os bons livros esgotam depressa! De qualquer maneira acho que o TPB sai em Junho ou Julho.
    :D

    ResponderEliminar
  3. Já tinha lido que a batwoman estava on fire, mas 10 em 10 não estava à espera. Uma grande sugestão estou a ver.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Loot
    Sim, é!
    Por isso ficou "out of stock" tão depressa!
    Em hardcover será difícil arranjar agora... mas o TPB sai em Junho ou Julho.
    Como eu costumo dizer ultimamente as estórias da DC estão muito superiores às da Marvel.
    A série Sirens esgotou igualmente num ápice!
    O que tá a dar são estórias com as meninas da DC...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]