A ASA vai editar uma série de livros para comemorar os 50 anos de uma das séries com mais livros vendidos em todo o mundo: Astérix e Obélix!
Foram editados pela APR, Bertrand, Meribérica, Salvat e ASA. Tiveram ainda edições pela Ibís e Vitamina BD. A ASA traduziu ainda algumas das aventuras destes gauleses para Mirândez!
Ficam com o texto da ASA, e no fim podem ir à procura do Astérix na última imagem deste post!
Astérix em Portugal
Uma longa carreira de 50 anos
Uma longa carreira de 50 anos
Estamos em 1961 d. C...
Dois anos depois de ter surgido em França, na mítica revista “Pilote”, Astérix é pela primeira vez publicado em Portugal. Isso aconteceu há 50 anos, a 4 de Maio, no número 1 da revista “Foguetão”, uma publicação destinada à juventude e dirigida por Adolfo Simões Müller.
Portugal torna-se assim o primeiro país não francófono a rir à gargalhada com o humor dos irredutíveis Gauleses.
Estava dado o primeiro passo para a divulgação entre nós de uma série que, paulatinamente, foi adquirindo uma projecção crescente – em 1965, o álbum Astérix e Cleópatra ultrapassou em França a tiragem de um milhão de exemplares – tornando-se, rapidamente, uma das séries de BD com maior popularidade a nível mundial.
Para assinalar os 50 anos de publicação de Astérix no nosso país, a ASA, a sua actual editora em Portugal, procedeu este ano à impressão de 32 álbuns Astérix: 22 reimpressões e 10 novidades.
A primeira novidade – À Procura de… Astérix – é dedicada aos mais novos leitores das aventuras deste herói e foi lançada em finais de Fevereiro. Até ao final do ano serão lançados 9 livros de uma nova colecção que versa os principais personagens da série, sendo que os 3 primeiros livros desta nova colecção estarão disponíveis no mercado já em Maio.
Os títulos atrás indicados são exclusivamente em capa dura – tipo de encadernação que a ASA adoptou para todos os livros da colecção Astérix.
E, para aproximar ainda mais os leitores portugueses da “aldeia dos loucos”, a ASA está a preparar a tradução de conteúdos e o lançamento do site Astérix em Português, o qual se prevê esteja on-line já no início de Junho.
Estes Lusitanos também são loucos, por Tutatis!
Boas leituras, e depois digam-me onde está o Asterix desta Imagem... :P
Durante muitos anos, a BD para mim era Asterix. Personagem imortal! Só tenho pena que não tenha continuação!!!!
ResponderEliminarDiogosr1
ResponderEliminarOra... e eu a pensar que tinhas conseguido encontrar o Astérix na imagem acima!
:P
Sim, o Astérix é imortal e divertiu milhões de pessoas por esse mundo fora, mas é preferível parar a continuidade a ter livros tipo "O Céu Cai-lhe em cima da Cabeça", ou lá como se chama...
;)
Asterix é para mim, o pináculo da BD. Por mais albuns e séries que compre e leia, Asterix ficará para mim sempre nesse pedestal. Tenho quase todos os albuns. E porque não tenho todos? Porque não gostei dos ultimos. Os exclusivos de Uderzo. E porque (compreendendo, mas não aceitando), não gostei da tradução dos nomes das personagens efectuada pela ASA.
ResponderEliminarPCO69
ResponderEliminarE estou completamente de acordo, mas não nos podemos esquecer de outros personagens que fizeram da actual aquilo que ela é! Mas esta é uma grande série sim!
:)
Mas vocês estão a levar-me às lágrimas! Ninguém descobre o Astérix????
:|
O Asterix está a Sul do barco azul entre dois soldados romanos. ;)
ResponderEliminarAbraço. :)
OCP
ResponderEliminarWrong..........
Aliás, está mesmo longe!
:P
Astérix preso entre três legionários
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarVou ir às compras a pensar nos pequenos, mas para o pai.
ResponderEliminarBongop, not wrong. Está mesmo entre dois romanos a sul do barco azul a afundar-se à direita na imagem.
ResponderEliminarOra repara: Asterix achado . :p Lol
Abraço. :)
Bem acho que o OCP ganhou...
ResponderEliminar:P
Eu consegui ver o capacete dele no barco à esquerda dentro da cestinha de rede... mas afinal vocês tinham razão
:D