quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ilustração: O Gato do Rabino (Joann Sfar)


Sfar tem estilo muito peculiar e alternativo na representação gráfica.
Não é o meu estilo gráfico predilecto, mas é um daqueles caso que "primeiro estranha-se, e depois entranha-se"!

Esta ilustração pertence ao último livro publicado pela ASA deste autor, O Gato do Rabino Vol.4 e Vol.5 - O Paraíso Terrestre/Jerusalém de África.

Na minha opinião o que dá força às imagens deste livro de Sfar é o texto!
Forte e metafórico, possuindo um humor muito inteligente, que faz o contraponto à tristeza que sentimos por vezes quando percebemos que nos estamos a rever nalgumas das personagens do livro. É assim o Gato do Rabino!

Boa Banda Desenhada!

Boas leituras

29 comentários:

  1. Gosto deste traço é bastante diferente mas legal!

    ResponderEliminar
  2. A arte é bem diferenciada, não é uma coisa que eu gostaria de ver todo dia, mas para certas obras e certos temas casa muito bem.

    ResponderEliminar
  3. Guy Santos
    É diferente, mas à medida que lemos a história nós vamos interiorizando aquele estilo...
    :D

    João Roberto
    Sim, concordo contigo! Por isso não tenho muitos livros feitos com este tipo de registo gráfico. Mas os que tenho gosto! (Menos de um que tenho por puro masoquismo...)
    :D

    ResponderEliminar
  4. Prefiro o Sfar do Donjon.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Falo da arte, claro está.

    Da arte do Donjon versus esta aqui.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Bladder
    Sim, também gosto mais do registo gráfico do Donjon!
    lol
    :D
    Mas considero o Gato do Rabino uma obra muito mais completa.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Sim, lês uma vez e ráramente voltas.

    Isto não é as "Águias de Roma".

    :P

    -Bladder

    ResponderEliminar
  10. Bladder
    LOL
    Águias de Roma é mais a minha praia sim!
    :D

    ResponderEliminar
  11. Yo diría que tiene un estilo bastante singular.

    ResponderEliminar
  12. O que é imoral é a editora cobrar o mesmo preço por um album de capa mole do que cobra por um album de capa dura... O Gato do Rabino foi das cosias mais originais e geniais que li ultimamente...

    LBJ
    (Não me alembro da password da conta do Blog)

    ResponderEliminar
  13. Arion
    Sfar tem um registo gráfico muito estilizado. É assim!
    ;)

    LBJ
    Imoral como???
    O livro tem 136 páginas!!
    É um álbum duplo!
    E se o livro fosse em capa dura tava tudo a protestar porque o anterior era em capa mole e não ficava bem ao lado do outro... A capa e a lombada foram estudadas para que tu o possas pôr ao lado do volume que saiu na colecção Os Incontornáveis da BD!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Não contesto o mérito de o terem lançado em capa mole, a pensar no que foi lançado anteriormente. O que é imoral é o preço, pagas o mesmo que pagaste pelos outros álbuns duplos que foram editados em capa dura, já agora... pagaste menos de €8 pelo primeiro "Gato" que era triplo e pedem-te €23 por este que é duplo..

    LBJ

    ResponderEliminar
  15. LBJ
    Não quero estar aqui armado de advogado da ASA (lol), o primeiro volume é triplo mas tem apenas mais 8 páginas que este (salvo erro), e não te esqueças que o outro foi publicado dentro de uma colecção ao abrigo da distribuição do jornal Público. Logo aí há uma grande quebra do preço como já deves ter verificado nas restantes colecções que saem com esse jornal.
    De qualquer modo não sei quais foram as condições contratuais em que este livro foi publicado. Existe diferença por exemplo entre os livros editados em coedição (mais barato) e os outros. Não sei quanto a ASA paga ou pagou de direitos desta série... ou seja não sei nada do que se passa comercialmente! Mas deve ter havido uma razão para sair a esse preço...
    :\

    ResponderEliminar
  16. "Não quero estar aqui armado de advogado da ASA (lol), o primeiro volume é triplo mas tem apenas mais 8 páginas que este (salvo erro), e não te esqueças que o outro foi publicado dentro de uma colecção ao abrigo da distribuição do jornal Público. Logo aí há uma grande quebra do preço como já deves ter verificado nas restantes colecções que saem com esse jornal."

    Deve ter a ver com tudo isso mais a tiragem e espectativas de vendas e claro não ser co-edição.
    Mas que os preços estão inflacionados estão de modo geral nas editoras nacionais.

    ResponderEliminar
  17. Sfar para mim não obrigado. Os rabiscos deste senhor são uma ofensa ao estilo gráfico FB. Não gosto de rabiscos na bd, os únicos que tolero são os do Maus do Spiegleman mas Maus é Maus. Ser argumentista e desenhador de BD num só, não é para todos. O gato do rabino só mesmo o tomo 1 , do Sfar argumentista ainda escapa a filha do professor de resto...

    Blaise.

    ResponderEliminar
  18. Optimus
    Os livros de BD não são inflacionados pelas editoras (estou a falar no geral), mas sim pelas distribuidoras e livrarias.
    Podes verificar isso pelo preço de capa das colecções que saem com os jornais, em que não é preciso pagar à livraria, e a distribuição pelo jornal é muiiiiito mais barata.
    ;)

    Blaise
    Bem... do Sfar ou se gosta, ou não!
    O seu estilo não permite grandes meios termos.
    Quantos aos textos, estes para mim são deliciosos, e os diálogos fantásticos! De qualquer modo posso-te dizer que os rabiscos do Maus são muito inferiores ao Gato do Rabino, e duvido que o argumento seja assim tão superior. Estou em comprar o Maus já vai para muito tempo, mas quando olho para os desenhos daquele mini-livro arrepio-me todo...
    Minha opinião (gostos!).
    :P

    ResponderEliminar
  19. Bem Nuno, a tua opinião é de quem ainda não leu o Maus por isso não vou muito argumentar. O bedéfilo que és um dia vai ler o Maus, não podes escapar lol. Dizer que o argumento do gato do rabino é superior ao Maus é um «sacrilégio» que te vou perdoar lol porque ainda não leste o Maus. Esquece a arte, ela é secundária, aquilo é simplesmente uma das melhores escritas de sempre de uma obra de BD,. Não é por acaso que os preços da revista Raw são tão elevados. De facto não se consegue ficar indiferente a estória do Maus.

    Blaise

    ResponderEliminar
  20. Blaise
    LOL
    Talvez um dia... aqueles rabiscos são horriveis (do Maus, claro)...
    :D

    ResponderEliminar
  21. Blaise,
    Sem querer defender o Nuno, acho que ele não disse que o argumento de Maus era inferior ao do 'gato'. Acho que se referiu à arte.

    Mas falando dos 'rabiscos' ou da 'arte', eu para mim o que me interessa é que a parte visual de um livro seja consistente ou coerente com a história que está a contar. E isso penso que acontece tanto no Maus como no 'gato. Também devo dizer que sou um pouco suspeito pois para mim Maus é das melhores Bds que já li.
    Eu acho que nenhum de nós deixa de ver um bom filme por ser a preto e branco ou por ser desenhos animados ou por ser animação 3D etc. Porque é que o fazemos em Bd? Acho que nos habituámos muito a um certo padrão de comics (pois, comics), que nos faz às vezes perder grandes obras de Bd só porque têm um aspecto diferente.

    Não é para todos os dias, mas quando decido ver os 7 Samurais, fico com a certeza que é uma obra prima do cinema :)

    ResponderEliminar
  22. Luis Sanches
    Para mim a arte alternativa ou estilizada (como prefiram) tem de ser boa mesmo e estar em consonância com o argumento (que também tem de ser muito bom. É a única maneira de eu comprar um livro com este tipo de desenhos. Tenho vários e gosto muito deles, experimetei outro (conceituadíssimos) e só me apetece vomitar em cima delas... normalmente ofereço-os! Tenho um que considero horrível, embora seja considerado de topo em Portugal (LOL) pelos nossos estudiosos e pedagogos da BD, e mantenho-o porque tenho uma costela masoquista e para me lembrar de me dar uma chapada sempre que comprar uma coisa daquelas...
    :P

    ResponderEliminar
  23. Nuno Amado
    Lol,
    Agora deixaste-me curioso para saber qual será esse álbum que te leva ao masoquismo, mas suponho que não queiras dizer aqui o nome.
    Dito isto, estou-me marimbando para o que os estudiosos e pedagogos da BD têm a dizer sobre albuns. Devem haver poucas pessoas a nivel mundial que sejam realmente estudiosos deste meio e que tenham algo pertinente a dizer. O que existe é bastantes historiadores ou colecionadores de Bd a darem a sua opinião. Que não deixa de ser isso, uma opinião (por muito que nos tentem convencer que vale mais do que isso).
    Verdadeiros estudiosos como o Scott Mccloud há poucos. Esses é que vale a pena ler ou ouvir. (Suspeito que já tenhas lido Understanding Comics, mas se não leste, tens de ler :) Tu e todos os que gostam de Bd)

    ResponderEliminar
  24. Luis Sanches
    Áhhh, o nome do livro?
    Não é segredo:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/2011/12/o-diario-de-k.html#axzz25dAl3pFU

    É nosso digno representante nos 1001 Livros de BD que se devem ler antes de morrer.
    :P

    ResponderEliminar
  25. Como não o conheço, é difícil falar a respeito, considerando que o estilo onírico da arte deve combinar com o texto.

    ResponderEliminar
  26. Pelo pouco que li aqui mesmo no passado, sobre essa série, a arte cai como uma luva para o roteiro. Me agrada para esse tipo de conto.

    ResponderEliminar
  27. Alex D'ates
    E combina sim. Os diálogos são excelentes!
    ;)

    Venerável Victor
    É isso mesmo Victor, a arte e o texto parecem unha e carne!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]