domingo, 11 de novembro de 2012

23º Amadora BD: Cosplay


Dia de Cosplay é dia de animação. E assim foi Sábado passado no 23º Amadora BD!
Muita gente, muitas perucas, cor e alegria.







A parte de baixo do Fórum encheu, como podem ver pelas fotos, para ver o concurso de Cosplay.

Desnecessário era no final um coro folclórico a cantar... não tinha nada a ver. O evento é de BD, o dia era de Cosplay! Não percebo certas escolhas de programa, bem... conseguiram correr com muita gente do piso de baixo para o piso de cima!
:D

Ficam as fotos:




Como vêem, estava muita gente!









Fun Fun Fun!
:)

Boas leituras

17 comentários:

  1. Lol!! Essa do rancho partiu-me todo :D
    Bem, o pessoal do Cosplay cada vez esmera-se mais. As fotos estão bacanas. Deve ter sido bem fixe.

    ResponderEliminar
  2. Eu passei a dar valor para cosplay com o Leituras de BD, antes não valorizava tanto quanto agora. Muito bom o trabalho dos envolvidos e a cobertura, Nuno!

    ResponderEliminar
  3. Luis Sanches
    Eles arranjam sempre maneira de todos os anos fazerem fugir o pessoal do piso de baixo para o piso de cima... nos anos anteriores foi um grupo de cantares alentejanos e outro que apenas fazia algazarra. Está a tornar-se uma tradição escusada! O piso de baixo é um parque de estacionamento subterrâneo, e o eco que este tipo de actividades provoca ali é brutal!
    :P

    Venerável Victor
    Ora... ainda agora estiveste numa Jedicom! Devia estar cheio de Cosplay.
    :D

    ResponderEliminar
  4. Aqui está algo que ainda não encaixei bem: Cosplay...

    ResponderEliminar
  5. Muito divertido. A galera investiu pesado nas caracterizações!!!

    ResponderEliminar
  6. André Azevedo
    Não é para encaixar...!
    É para ver, ou fazer, e divirtir quem faz e quem vê!
    Para além disso dá uma cor e uma alegria única a qualquer festival/convenção onde haja este tipo de actividade!
    ;)

    Alex D'ates
    Não foi dos melhores mas havia lá alguns bons cosplayers!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Qual é o problema de um Rancho Falcolórico, dum grupo de cantares alentejanos, ou dos Cumpagnia Algazarra participarem no festival? O Festival é da Amadora. A Amadora é um concelho de gentes de todos os lados do país, de norte a sul, e também das ex-colónias. Isto remonta aos tempos da industrialização do concelho. Aquela industrialização que, graças a esta política, vai desaparecendo. As questões da sonoridade do piso de baixo são uma questão menor, quando o que está implicito é mais um ataque gratuito ao festival e, sem ter pudor nenhum, um ataque ao que é popular, vindo de quem é tão elitista.

    Anti-troll da BD

    ResponderEliminar
  8. Anti-Troll da BD
    LOL Eu vi logo que com esse perfil não vinha ai coisa boa...

    Se eu fizesse ataques gratuitos ao festival, não o promovia aqui como tenho feito. Fazia como o senhor, só falava para dizer mal. Isso é muito fácil!
    Não o vi comentar naquilo eu que eu disse bem do festival, claro, chegar aqui e dizer mal da minha opinião é muito mais fácil.

    Qual é o problema dos ranchos folclóricos? Para si nenhum, até gosta. Para mim tudo! Ou não posso ter opinião?
    O festival é da Amadora? Não não é. Sabe porquê? Porque é feito com dinheiros públicos, para os quais eu também contribuo.
    Se as pessoas que não são da Amadora não fossem dois anos seguidos ao festival sabe o que acontecia? O festival fechava portas.
    O seu comentário foi de um provincianismo absurdo!

    O Amadora BD, como o seu nome indica, é um festival de BD e relacionados organizado e com sede na Amadora. Não é um festival de música popular, porque assim fosse eu não teria feito cerca de 240 km durante estas 3 semanas para ir lá.
    E o que escrevi aqui disse-o a um dos organizadores, não me refugio atrás de um computador para escrever críticas, tanto positivas como negativas.
    Diga-me você... o que é que fez para promover o festival da Amadora?
    Já viu quantos posts eu me dei ao trabalho de fazer (e não vai ficar por aqui, ainda faltam mais 3 pelo menos) para promover este festival?

    Considero o seu comentário injusto, e de um provincianismo atroz. Se o meu comentário não lhe agrada... bem aguente-se, porque foi aquilo que eu fiz quando li o seu!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Que grande cromo...

    Sobre Cosplay, que é do que o post fala: Talvez tenha sido o ano com menos cosplayers. E começo a reparar que são um núcleo, mesmo que duro, mas que as caras são sempre as mesmas. O Cosplay é algo ainda pouco divulgado em Portugal. Contudo, concordo que é uma excelente forma de dinamizar o festival. Traz alegria e cor. E isso é bem patente, por exemplo, no Anicomics. E no domingo houve um excelente workshop organizado pela Associação Portuguesa de Cosplay, que me pôs a pensar que a arte por detrás de um cosplayer está muito próxima da arte de um desenhador.

    Quanto ao troll: Devia ter coragem e assumir-se. Eu bem sei o que é ser atacado por cobardes destes, aqui há uns anos no Divulgando BD, quando fui ameaçado de morte por um fascista.

    Quanto aos ranchos e afins: Sempre fizeram parte dos Festivais. E sempre ajudaram a alegrar o festival. Há lugar para todos. Cosplayers, Alentejanos ou senhoras de idade. Agora, há que saber dar o lugar adequado a todos. Porque não a receberem os visitantes (ou seja, à entrada)? Ou a horas diferentes da aglomeração de cosplayers?

    A única coisa que discordo de ti, Nuno Amado (ou melhor, tenho uma pequena visão diferente), é a de que o Festival não seja da Amadora. É que ele é mesmo da Amadora. Nasceu lá, para homenagear o Tiotónio e todos os que, na Venda Nova, iniciaram publicações de BD como o Mosquito ou a revista Tintim. E vive muito da população da Amadora e das escolas da Amadora (e arredores). E é organizado com dinheiros públicos, sim, mas pela Câmara da Amadora que, em primeira instância, é financiada pelos contribuintes da Amadora. Tem é a a abrangência que tem. E ainda bem que assim é.

    ResponderEliminar
  10. Belas fotos meu amigo. Pessoal animado, aproveitando bem o evento.

    ResponderEliminar
  11. Nuno,
    Apesar de eu não ser adepto do Cosplay (Já sabes o que penso relativamente a isso).
    Não posso deixar de notar, o desfasamento que este festival tem relativamente á actualidade no que concerne tudo:
    Autores, exposições, debates, colóquios, autográfos, meios de comunicação social..
    Temos uma exposição dedicada aos 50 anos do aracnídeo e onde foram falar da mesma? Sim.. á Amadora TV, dizendo ainda que a Amadora foi a terceira cidade em 2012 a receber esta exposição:)
    Logo, se isto não é local (pois parece que o personagem só é conhecido nesta cidade), vou fumar um longo cigarro e já venho:)
    O amadoraBD poderia ser um mega festival internacional (devido aos dinheiros que tem do estado), se não tivesse a organização que tem.

    ResponderEliminar
  12. João Figueiredo
    Assim para encurtar e sem alimentar mais polémicas, acho que esta cena dos ranchos, grupos musicais, etc, seriam muito mais interessantes se fizessem como tu alvitraste, ou seja: cá fora à entrada do festival!
    É assim... eu posso fugir para o piso de cima, mas os profissionais que estão nas lojas não! Os autores também não! Ainda me lembro que quando apareceram os "Algazarras" o ano passado, ou há dois anos (não sei precisar) houve um autor que se retirou, e dois por e simplesmente pararam os autógrafos até a confusão acabar. Pensei que esse episódio tivesse ensinado alguém... mas não.
    À entrada estava óptimo! Ou mesmo no piso de cima, pelo menos não faz tanto eco!
    :|

    João Roberto
    Obrigado
    ;)

    Bacchus
    Podes fazer as críticas que quiseres ao Amadora BD, mas às exposições não. E apesar de tudo os autores também estiveram bem.
    As exposições estavam espectaculares! E tiveste autores de grande nome, embora não gostes deles. Tiveste Zep, Pedrosa, Deodato!
    Quanto à divulgação que eles fazem nos media nem meto mais nisso.
    Os debates enfermam devido aos autógrafos. Ou estás a marcar fila nos autógrafos, ou estás nas apresentações com os autores. Mesmo assim os principais tiveram uma "boa casa".
    Mas irei fazer o meu balanço no final desta semana .
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Nuno,
    Quanto ás exposições não comento, porque tenho a certeza que estavam excelentes, pois grande parte do orçamento do festival é para as mesmas desde arquitectos até exhibition designers:) deve existir dinheiro a rodos. Tenho a certeza que não é feito como as de Beja.. nas quais toda a gente da organização coloca o seu cunho pessoal com poucos meios, logo dou o mesmo valor a essas exposições do que as que são feitas em museus..
    Quanto aos autores não tem nada a ver se eu gosto ou deixo de gostar pois é para o público em geral, mas sim a forma como na maior parte dos casos são meros ornamentos decorativos do festival da AMADORA... (E não é só deste ano e nota que este festival já teve muitos autores que eu adoro).
    Continuo a achar a mesma coisa, os dinheiros públicos deveriam servir para MUITO mais...
    ´Por vezes gostaria de saber o que é que a organização deste festival faz:) ... Se não procuram autores e não tratam de exposições, o que é que será que fazem?
    Andam com bandeiras do PS/PSD consoante as modas e falam com as pessoas influentes da zona?
    Enfim, nem me quero alongar muito mais neste comentário, senão ainda pensam que eu não gosto de nada, nem de ninguém.
    O meu balanço já está feito:)
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. LOL!! Eu não acredito que ainda se está a falar dos ranchos :D Epá, acho que não haveria mal nenhum em lá estarem os ranchos se estivessem minimamente enquadrados no festival ou em algum livro que tivesse sido lançado. Agora, só para marcar presença é que não. Não tenho nada contra ranchos, mas esta ideia é cómica.
    Dá-me vontade de rir começar a imaginar a cara do pessoal que andava no festival e que de repente começou a ouvir o rancho :D
    Mas porquê um rancho?? Não tem nada a ver com o festival. Quando forem ao futebol a próxima vez, perguntem-se se gostariam de que a meio do evento alguém pusesse a ópera 'O Barbeiro de Sevilha' nos altifalantes. Digam lá que não era cómico...

    Quanto ao Amadora Bd ser da Amadora... Não acredito nesta imagem que se tenta passar de que o festival vive muito da população da Amadora. Isso é um mito. Há muito mais gente a vir dos arredores do que da própria Amadora (não incluo aqui os miudos das escolas, por razões obvias). O Amadora Bd vive muito dos adeptos de Bd dos arredores de Lisboa e de alguns de todo o país. Por fim, o cunho que a organização, esta sim da Amadora, tem emprestado ao festival nestes ultimos anos, não abona nada a favor daquela câmara (e isto infelizmente, porque estamos aqui a falar de muito boa gentes).

    Ps - Nuno, para provares que não és elitista, no próximo Cosplay vais vestido à rancho folclórico :D

    ResponderEliminar
  15. Bacchus
    Desculpa o atraso na resposta... não reparei que havia aqui dois novos comments!
    :D
    Há coisas que não se podem comparar entre a Amadora e Beja. Não está em causa aqui o que é certo, ou errado. São apenas factos! A construção de todo o festival da Amadora é paga, ou seja, designers de interiores, pintores, etc. Os comissários das exposições também presumo que recebam dinheiro... em Beja quem pôe tudo de pé são os organizadores! A equipa da Bedeteca de Beja é que anda de martelo e alicate nas mãos a preparar tudo! Só aqui existe logo uma diferença enorme de gastos.
    São dois festivais diferentes, quem vai a um e vai a outro sente essa diferença.
    Dizer que o festival da Amadora teve uma nota negativa? Não acho. Acho que há coisas que podem ser facilmente melhoradas, mas isso depende dos organizadores. Irei fazer a minha avaliação deste festival no Domingo!
    ;)

    Luís Sanches
    Não havia nenhum enquadramento para os Ranchos. Podem chamar-me elitista à vontade.
    Como disse o João Figueiredo, seria muito melhor se a sessão do Rancho fosse feita à entrada do festival. O piso de baixo não condições nenhumas para "musicalidades! Já no dia da inauguração estiveram lá uma banda rock a tocar e aquilo estava insuportável! Não DÁ para espécie nenhuma de espetáculo deste género... para além disso, o gosto comum das pessoas que ali vão é a BD. Se metem música vão desagradar sempre a alguém! Assim como eu não gosto de música folclórica, há quem não goste de "rocalhadas". Por isso...
    :P

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]