quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Palavra dos Outros: O Aranha - The Spider por Letrée


Letrée inicia a sua colaboração na Palavra dos Outros com um texto sobre um héroi bem antigo. Nasceu exactamente 1 ano depois de mim!
Um bom texto que me fez descobrir uma personagem que eu desconhecia.


O Outro Aranha

Sempre gostei de ler as histórias do Homem-Aranha, mas o meu primeiro homem aranha não foi o aracnídeo de Stan Lee, mas outro, que tive o prazer de descobrir em várias revistas, na minha adolescência, tanto no Mundo de Aventuras, como numa revista editada pela Globo de Angola, onde por essas alturas vivia, denominada Grandes Aventuras.

Estou a referir-me ao “Aranha” (“The Spider”), um humanóide, com orelhas em bico, tipo vulcano, e dentes afilados, possuidor de alta tecnologia e grandes poderes de hipnotismo, que se apresenta nas suas histórias iniciais como um criminoso, mas que após a inclusão de Jerry Siegel, o criador do Super-Homem, na equipa, tornou-se um combatente do crime.

Apesar de não apresentar poderes especiais e de nunca nos ter sido contada a sua origem, a sua personalidade caracteriza-se por ser extremamente arrogante e com uma auto-estima muito elevada, astuto e muito inteligente, possui uma quantidade de “gadgets” inventados por si, que lhe permitem agir de forma como se tivesse superpoderes. Entre eles tem um lançador de teia que lhe permite imobilizar os adversários, uma pistola de gás, ao qual é imune, um foguetão acoplado às costas que lhe permite voar e um helicarro com capacidades funcionais extraordinárias.


Esta personagem foi criada pelo escritor Ted Cowan e e pelo desenhador Reg Bunn, que são responsáveis pelas duas primeiras histórias. A partir da terceira, o escritor responsável é Jerry Siegel que faz uma grande inflexão no personagem tornando-o um combatente do crime e dos criminosos.

O aparecimento da personagem deu-se na aventura denominada “The Spider”, na revista Lion, da Amalgamated Press, editora inglesa, de 26 de Junho de 1965 a 04 de Setembro de 1965, constituída por 10 episódios, em que cada episódio podia ter de duas a cinco pranchas.
Foram publicadas 13 aventuras na Lion, de 1965 a 1969, 4 aventuras, na Lion Annual, de 1967 a 1974 e mais 13 aventuras, na Fantastic Séries e na Stupendous Séries, de 1967 a 1968, num total de 30 aventuras de histórias aos quadradinhos.
Ao longo da série teve vários escritores e desenhadores, no entanto os nomes de Ted Cowan e Jerry Siegel, como escritores, e Reg Bunn como desenhador são os principais e mais regulares, lançando as bases que serviram para construir a personagem e a série.
Na revista Lion, em episódios com duas a cinco páginas, foram publicadas as seguintes aventuras:



  • Por Ted Cowan e Reg Bunn: “The Spider” e “The Return of The Spider”;
  • Por Jerry Siegel e Reg Bunn: “The Spider v. Dr. Misterioso”, “The Spider v. The Android Emperor”, “The Spider v. The Exterrminator”, “The Spider v. The Crook from outer space”, “The Spider v. The Crime Genie”, “The Spider v. The Spider-boy”, “The Spider v. The Sinister Seven” e “The Ordini Terrible”
  • Por Ken Mennel e Reg Bunn: “The Dark Master” e “The Spider v. The Ant”.

Na Lion Annual, desenhadas pr Reg Bunn, sem se saber quem é o escritor, foram publicadas mais quatro histórias: “The Spider in Cobra Island”, “The Spider & the Stone of Vénus”, “The Spider v. Red Baron” e “The Island of Menace”.
Foram ainda realizadas mais 13 histórias publicadas em volume único na “Super Library”:
Uma no volume 2 da “Fantastic Séries”: “The Professor Power”; e as restantes doze, na “Stupendous Séries” nos números: 4, “Crime Unlimited”, 6, “The Bublles of Doom”, 8, “The Man who Stole New York”, 10, “The Chessman”, 12, “The Animator”, 14, “The Scare Crows Revenge”, 16, “Mr. Stonehart”, 18, “Dr. Argo´s Challenge”, 20, “The Melody of Crime” e 26, “Child´s Play”.
























Em Portugal foram publicadas duas no Mundo de Aventuras (série 1), duas na revista Agente Secreto, uma no Jornal do Cuto e doze na revista Grande Aventuras. No total foram publicadas 16 histórias diferentes.
As revistas Agente Secreto e Grandes Aventuras publicaram as treze histórias inicialmente publicadas na “Super Library”, na série “Fantastic” e “Stupendous”.




Texto: Letrée

O meu obrigado a mais uma colaboração para o LBD. A porta está aberta, quem quiser participar com textos de qualidade basta mandar um mail para:

nuno.amado@clix.pt

Exige-se português em condições e algum desenvolvimento. A haver imagens estas devem vir separadas do texto.
Obrigado Letrée!

Boas leituras

17 comentários:

  1. Tenho quase todas essas aventuras mencionadas no artigo que foram publicadas em Portugal. :D

    E, Nuno, podias desconhecer a personagem mas já tinhas visto a manip que fiz onde escrevi algumas coisas sobre ele, incluindo sobre quando o Alan Moore pegou no personagem em anos mais recentes. ;)


    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Bom texto do Letrée, bem ao meu gosto por BD's meio perdidas no tempo.

    ResponderEliminar
  3. OCP
    Sim, lembro-me vagamente de teres feito uma manip. desta personagem! Agora só pesquisando no teu "Mocheco".
    :D

    André Azevedo
    Pois, faltava-me uma pessoa para falar destas personagens mais antigas que até saíram em revistas portuguesas.
    Bem haja ao Letrée!
    :)

    ResponderEliminar
  4. 'Um herói bem antigo' , 'nasceu 1 ano depois de mim'.
    Eh! Eh!Temos um blogger muito velhinho!
    Tenho algumas destas aventuras, mas não conhecia a história por detrás desta personagem. Venham mais, destas personagens 'antigas'.

    Um abraço,

    Pedro Gomes

    ResponderEliminar
  5. Bem interessante este personagem, não conhecia, ótimo texto Letrée!

    ResponderEliminar
  6. Nota mental: prestar mais atenção às revistas portuguesas a preto e branco quando voltar a ir à Feira da Ladra. Não tenho nada. Nada mesmo. Ou acho que não. Tenho que verificar nos meus montes por arrumar.

    Os meus conhecimentos sobre as revistas britânicas pré-Eagle e pré-2000 AD são praticamente nulos, mas eu sei que os britânicos tinham um sentido de humor cáustico na época. Imagino que estas histórias sejam muito divertidas.

    ResponderEliminar
  7. Pedro Gomes
    Claro que é velhinho! Eu nasci em formato bébé! O Aranha nasceu um ano depois de mim em formato adulto, portanto terá o dobro da minha idade real...
    :P
    Espero que venham mais clássicos, os meus conhecimentos sobre esta época da BD são muito curtos...
    ;)

    Guy Santos
    O Letrée de certeza que agradece o teu comment!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Paulo Costa
    Gostei dessa nota mental.
    Tive muitos Mundo de Aventuras, mas não me lembro mesmo nada deste Aranha!
    :|

    João Roberto
    Também acho que foi uma boa apresentação!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Excelente recordação. Adorava ler as aventuras do Spider. Recordo com alguma nostalgia algumas das capas que publicaste na última fotografia, em especial a colecção Grandes Aventuras que o meu pais tinha. Juntamente com este personagem adorava igualmente ler o Garra d'Aço e o Garth. Bons tempos da BD!

    ResponderEliminar
  10. Este aranha é mesmo excelente:)
    lembro-me de ler isto com uns 7 ou 8 anos e era demasiado estranho para ser lido por uma criança, mas como a BD era para crianças lá me coloquei eu na posição de leitor destas grandes aventuras...
    Depois com o tempo fui deixando de passar bola á BD e este personagem ficou perdido no sotão da minha mente, mas por incrivel que pareça, sempre que mencionavam o Homem-Aranha ou o Aranha lembrava-me sempre deste Aranha que para mim era o original Aranha:)
    Tenho que procurar estas histórias no original inglês:)

    ResponderEliminar
  11. Nuno Neves e Bacchus
    Lembro-me (e gostava) do Garra de Aço e do Garth, agora desta não me lembro de nada, mas de certeza que li! Não devia ser para a minha idade de certeza...
    :D

    ResponderEliminar
  12. Caro (desconhecido para mim) Letrée

    Estupenda e exaustiva investigação sua acerca desta personagem algo estranha e escassamente conhecida que também devo ter visto no "Mundo de Aventuras", de que fui coleccionador, mas que desse primeiro contacto não restam vestígios na minha memória (Pedro Gomes, quanto a bloguistas "velhinhos", estou cá eu a superar de longe o Nuno Amado).
    Todavia (voltando ao Aranha), lembro-me perfeitamente dele, numa revista mais recente (editada por Roussado Pinto), o "Jornal do Cuto".
    Recordo-me bem da estranheza que me causou essa versão homónima, mas diferente e sombria de um herói que eu bem conhecia, que todos nós já conhecíamos, de um Homem-Aranha de fatiota colorida. Ora de facto tratava-se de heróis diferentes.

    Apenas tenho a corrigir-lhe um pormenor, que é o de você indicar como sendo da "Série 1" do Mundo de Aventuras os números 1121 e 1158.
    Ora a 1ª série dessa revista teve apenas 44 números, de grande formato, maior do que o tablóide.
    Os números que se seguiram foram da 2ª série (ou série 2, usando a sua forma de catalogação), série esta que se dividiu em fases, consoante as mudanças de formato e até, insolitamente, de numeração, uma delas renumerada para o nº1, mas que mais tarde (por influência de Jorge Magalhães, que trabalhava na Agência Portuguesa de Revistas)passou a incluir na ficha técnica dois números: o que se referia a essa absurda renumeração, e a verdadeira, ou seja, o número bem elevado que deveria ter se não tivesse havido essa idiotice de voltar ao nº1.

    Esta correcção não diminui, de forma alguma, o mérito da sua investigação, que resultou num estudo sério e bem documentado sobre uma versão invulgar de uma personagem de BD escassamente conhecida e caída no esquecimento.

    Tenho a lamentar o facto de o seu excelente artigo, em vez de apresentar como autor o seu nome verdadeiro, ser assinado por um pseudónimo, estranho e redutor hábito desenvolvido na internet.

    Saudações bedéfilas.
    Geraldes Lino

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigado por mais um pouco de cultura para a minha vida, enriquecendo um pouco mais os meus poucos conhecimentos sobre BD de qualidade! Só aqui no LdBD!!!

    ResponderEliminar
  14. Geraldes Lino
    Só o Letrée te pode responder a isso!
    :D

    Venerável Victor
    Olha... até eu aprendo! Não conhecia este Aranha.
    :)

    ResponderEliminar
  15. Optimus
    Por isso estes textos sobre BD mais antiga são importantes! É um bom registo para alguém que queira saber mais sobre o que já editou em Portugal!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]