quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Aquaman Vol.1: The Trench


Aquaman voltou como Black Lantern durante o mega evento Blackest Night, e claro… pela mão de Geoff Johns.
Geoff Johns começa a ser reputado pela recuperação de personagens que estavam no limbo do esquecimento. Foi o Green Lantern Hal Jordan e o Flash Barry Allen, ambos com sucesso actual, aliás, o título Green Lantern foi um dos “ganha-pão” da DC comics nos últimos anos!
Na minha opinião o sucesso das suas recuperações é devido a um profundo respeito pela história e mitologia passada destas personagens, dando-lhe um cunho actual. E é disso que elas vivem. Têm um passado não desvirtuado com uma excelente transição para os dias de hoje. Existem muitos que não gostam do seu estilo de narrativa ou dos seus argumentos, mas isto ninguém lhe pode tirar!

Aquaman sempre foi uma personagem de segunda categoria, para não dizer de terceira. A “santa trindade” da DC (Superman, Batman e Wonder Woman) era intocável no seu panteão, mas há uns anos o  Green Lantern Hal Jordan passou para este nível, logo seguido pelo Flash! Agora temos o homem-peixe a saltar também para o primeiro plano! Dá a ideia que dois grandes estão a cair, Superman e Wonder Woman, com esta súbita subida dos heróis de segunda… todos eles recuperados por este autor. Geoff Johns!

Aquaman saltou da Blackest Night para Brightest Day com sucesso, e Johns aproveitou para lhe dar um “boost” a sério. Assim aconteceu! Aquaman é agora uma personagem de primeira, com boas histórias e um bom perfil psicológico. Mas Johns não recuperou só Aquaman… tinha de lhe dar um side-kick, e quem melhor que a obscura e esquecida Mera para ser a sua mulher e coadjuvante? Mais uma aposta ganha! Mera foi das personagens que mais me impressionou em Blackest Night. Quem leu esta mega saga tem de concordar comigo! Completamente selvagem fez esquecer muitas personagens de primeiro plano, inclusivamente o foco nos Lanternas Verdes. Sim porque Mera entrou com raiva, entrou como Lanterna Vermelha!

Johns estabeleceu definitivamente os poderes de Arthur. Algo que nunca tinha ficado bem definido no passado. Deu-lhe um passado, deu-lhe um sentido de humor muito particular e sobretudo deu-lhe personalidade. Uma personalidade que se vai moldando conforme a acção se vai desenvolvendo. Arthur está à procura do seu espaço, acabar com as suas incertezas, quer ganhar o respeito dos homens para quem sempre foi uma anedota. Conta com a ajuda de Mera para isso. Este é outro dos trunfos de Johns bem jogado, podia ter saído mal, mas enriquece muito o livro. Ele joga com Mera e a sua personalidade tanto a fazer equipa com Arthur, como em linhas narrativas paralelas a “solo”.

É impossível falar do sucesso deste livro sem falar no brasileiro Ivan Reis. Ele foi enorme no desenho! A água, meus senhores, a água… passou a ser vista por mim de outra maneira com o desenho deste homem. A água em movimento é muito difícil de desenhar, pelo menos é o que dizem os desenhadores na generalidade. Os detalhes de simples ondulações, com brilhos e matizes colocados nos sítios correctos fazem de muitas páginas um verdadeiro delírio visual. As cenas de acção estão muito bem conseguidas, e Aquaman passou do ridículo laranja e verde do uniforme a deslizar no azul, para um verdeiro e espectacular torpedo laranja que dá gosto visualizar página a página!

Chega de “graxa” aos autores…

Basicamente não vou contar muito da história. Arthur não quer voltar a Atlantis e fica a viver em Boston com Mera. Tenta integrar-se na sociedade local, mas é complicado. Muitas vezes gozado e incompreendido rapidamente mostra a sua autoridade em conjunto com Mera.
Do abismo do mar uma espécie carnívora sobe até à borda de água para se alimentar de carne (leia-se humanos). Aquaman e Mera são chamados para ajudar nesta crise e depois de uma luta sem quartel esta espécie (The Trench) retira-se para as profundezas da Fossa das Marianas. Levam cativos em casulos para se alimentarem mais tarde, e aí a Mera e Aquaman decidem descer até às maiores profundezas oceânicas, descobrindo uma antiga civilização…
Querem saber mais? Comprem o livro!
:P
Sem dúvida um dos melhores títulos destes “Novos 52” da DC comics, tirei muito prazer desta leitura!

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Geoff Johns e Ivan Reis
Editado em 2012 pela DC Comics
Nota: 9 em 10

29 comentários:

  1. Se a Levoir sempre fizer uma nova colecção e essa fôr da DC, espero que incluam as sagas Blackest Night e Brightest Day, pois pela tua descrição, parecem fundamentais para perceber a quantas andam os heróis da DC hoje em dia.

    ResponderEliminar
  2. Artur Martins
    Blackest Night é o culminar de 10 livros da série GreenLantern! LOL
    Gostava muito, mas sem esses 10, blackest Night não faria qualquer sentido, assim como Brightest Day sem Blackest Night!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Além de que, apesar de ter gostado bastante dessa saga, talvez ainda seja demasiado recente para que a Levoir lhe consiga deitar as mãos.

    Também gostei bastante deste novo take no aquaman. Ainda é cedo mas vamos ver no que isto vai dar. Por enquanto estou a gostar desta direcção.

    ResponderEliminar
  4. Fiquei muito feliz de ver um elitista como você, realmente apaixonado pelo personagem. Eu também estou, Nuno! Parabéns para toda equipe criativa envolvida.

    ResponderEliminar
  5. Hitórias completas (excluindo uma) é uma das melhores coisas das duas séries da Levoir. Como alguém disse nalgum sitio, os comics de superherois são basicamente telenovelas de gajos em tanga. E sinceramente, não tenho paciencia para telenovelas, seja de tv seja em livro...

    ResponderEliminar
  6. Luis Sanches
    Será cedo com certeza, e de qualquer modo não acho que fosse uma boa opção visto que para chegar e perceber Blackest Night no mínimo teriam de publicar 6 ou 7 livros.

    O 2º livro do Aquaman (que irá sair ainda) é ainda melhor que este. Isso eu garanto!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Venerável Victor
    Esta nova vida do Aquaman, que começou a ser delineada em Brightest Day (foi aí que eu fiquei muito interessado nesta "nova" personagem) está a ser muito boa!
    Thumbs up says the elitist!
    :D

    pco69
    Histórias de super-heróis são efectivamente telenovelas gigantescas. O segredo está em escolher as melhores, e ter uma saída para partida limpa!
    Como aconteceu com Rebirth (Green Lantern e Flash) e agora com Aquaman, Animal Man e Demon Knights, falando apenas em títulos DC.
    Eu gosto de Bedenovelas, desde que mantinham um bom nível, senão páro (como aconteceu com os New Avengers do Bendis no passado!)
    ;)

    ResponderEliminar
  8. O Aquaman finalmente ganhou o destaque que sempre mereceu! A arte do Ivan Reis é estonteante!

    ResponderEliminar
  9. Guy Santos
    O Aquaman finalmente ganhou historias decentes, será mais assim... e essas histórias foram "vestidas" por Ivan Reis de uma maneira espectacular!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Ivan é muito bom de serviço, desde Action Comics!

    E, concordo contigo, Nuno: Ele está entre as 5 edições que prestam dos N52.

    E Netuno abençoe o Johns. :D

    ResponderEliminar
  11. Alex D'ates
    Há mais de 5 edições de jeito nos New 52. De títulos que eu tenha experimentado e assim de cabeça arranjo 8!
    :P

    ResponderEliminar
  12. Esta nova fornada está incrivel. e Aquaman e Animal Man foram das melhores repescagens.

    Agora numa colecção Levoir apesar do impacto da Blackest night / Brightest day acho muito mau ponto de partida!

    Talvez começar pelos clássicos de
    - Animal Man do Morrison
    - Swamp Thing do Moore,
    - JLA do Morrison
    - JLI de Giffen e DeMatteis
    - Batman do Miller
    - em termos de Green Lantern ir à fonte de onde o Johns bebeu para o blackest night: os 3 volumes dos tales of green lanten corps com histórias de Alan Moore e afins (reli recentemente e continuam uma delicia)
    - death of superman
    - talvez uns clássicos mais puxadinhos tipo Midnighter e afins...

    tudo bem que estes "new 52" tem um forte apelo mas eu sou old school, acho que para "relançar DC" se devia começar pelos clássicos!

    Mas este Aquaman está na listinha de compras (e a nova JLA que parece ter tie-ins com o 2ºs volumes) !

    de resto se a Levoir se ficar pela Marvel também dou graças! Como é que podem estar a falar títulos como Deadpool, Ghost Rider, ... enfim.. venham é mais coisas a estes preços!! :) heheheh

    ResponderEliminar
  13. e há sempre a hipotese de editarem uma história daquelas "fundamentais" isolada.
    Por exemplo, li o "secret invasion" sem os não sei quantos títulos adjacentes...
    É preciso é ter o minimo de conhecimento do universo DC/ Marvel. Daí que se a ideia é alcançar um público novo ache má política!

    ResponderEliminar
  14. never-ending-spleepy-eyes
    O Swamp Thing do Moore são 5 HCs, iria ser difícil...
    :D
    Existe muito material da DC que poderiam colocar numa colecção destas. Do Lantern poderiam ir para o Rebirth. É um marco e pode-se começar a partir daí, do Superman poderiam ir para um All Star, Identity Crisis é um dos melhores livros de BD que eu conheço e já agora porque não Watchman?
    Há muito para escolher!
    :D

    ResponderEliminar
  15. Não leio quase nada da DC, mas tenho notado que a série do Aquaman tem sido muito elogiada.

    ResponderEliminar
  16. "rebirth" do lantern parece-me saltar para o barco a meio da viagem. A mitologia já vai avançadinha.
    É claroq eu é um momento essencial e pontod e viragem. Mas acho importante ler algumas coisas antes para principiantes pelo menos...

    Swamp Thing não dizia editarem o Moore todo. Mas se viessem 5 volumes eram 5 volumes bem empregues! hehehe

    Watchmen já há em português (ou é edição BR? )

    Identity Crisis e All Star pareem-me bem. :)
    Mas isso são classicos já! heheh tal como:
    "Infinite Crisis" e o complemento: "52", "New Frontier", ...

    ResponderEliminar
  17. never-ending-spleepy-eyes
    Acho que não. Está tudo bem feito, e para mais a história passada de Hall Jordan e contada nos seus episódios mais marcantes. Para além disso existe um Origins uns quantos livros à frente!
    :)
    Watchmen está em português Br, e 52 ainda não é clássico!
    :P

    ResponderEliminar
  18. ora, era editar a fornada da "greatest stories ever told" em hardcover. Uma bela selecção para agradar a gregos e troianos e arrumava-se logo a introdução de uns tantospersonagens. Mas claro que não chega. É preciso as histórias "fortes" da DC para aapnhar a malta! hehe :)

    E aí sim, "rebirth" e "siniestro corps war" (dentro do universo green lantern) são marcos fundamentais.

    ResponderEliminar
  19. never-ending-spleepy-eyes
    Acho que o difícil é mesmo escolher! lol
    Deveria ser uma colecção equilibrada entre clássicos e coisas mais recentes.
    Mais tarde podiam fazer uma coisa compreensiva... isto era fanatabulástico... olha só eles publicarem cronologicamente as Crises todas?? Ãh? (Dreamer...)
    :D

    ResponderEliminar
  20. Uma das histórias que me lembrei que eles podiam editar era a continuação da saga Super-Homem / Batman - Inimigos Públicos que foi editada na colecção Clássicos da Banda Desenhada - Série Ouro.
    Isto porque para quem conhece os filmes de animação que têm saido da DC, houve cinco que foram editados em Portugal e um desses foi a adaptação dessa história. O DVD tem o título Super-Homem / Batman - Apocalipse.
    Deixo aí o link: http://www.fnac.pt/Superman-e-Batman-Apocalipse-Edicao-Especial-sem-especificar/a321221?PID=7&Mn=-1&Ra=-3&To=0&Nu=9&Fr=0

    ResponderEliminar
  21. Artur Martins
    Não comprei a Série Ouro. Era cara e as primeiras histórias não me agradaram. Fiquei pelos dois primeiros volumes (que acabei por oferecer...). De qualquer modo gostaria mais de alguma coisa nunca publicada por cá, ou então alguma coisa importante que tenha sido publicada em formatinhos, fosse agora editada em condições.
    ;)

    ResponderEliminar
  22. Foi só uma ideia.
    Mais porque como já foi editada a 1ª história (Super-Homem / Batman - Inimigos Públicos) e foi editado os 2 filmes que se baseiam nessas histórias, era uma oportunidade de chegar a mais pessoas e a mais jovens.
    Penso eu...
    :-)

    ResponderEliminar
  23. Artur Martins
    Super-Homem / Batman - Inimigos Públicos foram publicados quando??
    Em formatinho? É que não me lembro de nenhum trade dessa série!
    :|

    ResponderEliminar
  24. Olá Nuno.
    Foi editado na colecção Clássicos de Banda Desenhada - Série Ouro nº13, no livro dedicado ao Super-Homem.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Artur Martins
    Áhh... não fiz essa colecção.
    :D

    ResponderEliminar
  26. Dos 20 livros houve 2 ou 3 que foram reedições de mensais da Devir, mas o resto foi material original.
    Se fores de perto de Gaia, avisa que empresto-te o livro.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. Artur Martins
    Ok! Obrigado!
    De vez em quando vou ao Porto, não terei tempo para ler o livro com certeza, mas talvez possamos beber um café.
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]