quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Série TV: The Flash (2014)



A personagem Flash já teve direito a uma série de TV nos anos 90 (de alguma qualidade), e em 2014 a DC decidiu apostar de novo na personagem para abrilhantar um programa num canal televisivo, desta feita na CW. Ao contrário da sombria e dramática Gotham, Flash destaca-se por ter outro aspecto tanto no visual (muito mais colorido e brilhante) como nas histórias (mais leves e menos dramáticas).

A personagem Flash já tinha sido abordada na outra série baseada em personagens da DC, a Arrow, como um CSI vindo de Central City chamado Barry Allen, lançando assim a semente que iria dar a origem à série se bem que noutro canal. Foi a CW que agarrou neste conceito desenvolvido por Greg Berlanti, Andrew Kreisberg e Geoff Johns (que escreveu durante muito tempo a personagem nos comics), a este grupo junta-se David Nutter como produtor e realizador do episódio piloto que bateu os recordes de audiência da estação.

Por estar no canal que está, a série é muito mais leve do que as outras duas que estão em exibição e baseadas em personagens da DC, a personagem também é mais dada a esse lado colorido e animado do que algo soturno e dramático. Eu neste momento posso dizer que é uma digna sucessora de Smallville, tem apresentado algumas semelhanças com ela e isso não é mau de todo, podendo melhorar um ou noutro aspecto.

As personagens com poderes que têm aparecido são todas originadas, ou com algo que envolve, pelo mesmo raio que criou o nosso herói, ou seja o mesmo conceito dos Meteoros em Smallville. É tudo malta nova, há ali abordagens a romances, há algumas piadas e apesar de um elenco um pouco "grande", não caíram no erro de alguém passar despercebido ou de ter demasiado tempo de antena (a não ser o principal claro). Ou seja tudo coisas que já vi em Smallville, mas feito de uma forma agradável e por isso não podemos levar isso a mal, esta é uma série para a família toda, e não apenas só para um ou outro elemento.

O elenco não tem grandes nomes, tem alguns actores experientes e um veterano que é ao mesmo tempo um piscar de olhos e homenagem à antiga série do Flash, John Wesley Shipp (que foi o Flash nesse show) que faz de pai de Barry Allen que se encontra preso pela morte da sua mãe (de forma injusta já que vemos que é alguém num relâmpago que comete o crime).

Barry é então criado pelo Detective Joe West (Jesse L. Martin) que é um polícia com grande sentido do dever e de honra que cria de forma exemplar Barry e também a sua filha Irís West (Candice Patton) que é uma aspirante a jornalista que sabe o que quer, apesar de não perceber que Allen é totalmente apaixonado por ela e namorar o parceiro do pai, Eddie Thwane (Rick Cosnett), um jovem polícia dinâmico.

Depois vem então a "equipa Flash" constituída pela super inteligente Dra. Caitlin Snow (Danielle Panabaker) que viu o seu namorado Ronnie Raymond desaparecer aquando do incidente que originou o raio que deu os poderes a Flash e outros, o jovem Cisco Ramon (Carlos Valdes) que é um expert em construir aparelhos úteis no combate ao crime (ou para cometer crimes) e o líder de todos, o cientista Dr. Harrison Wells (Tom Cavanagh) que apesar de servir de mentor e aparentar ter boas intenções, esconde algo porque sabe bastante sobre o presente e futuro do flash. Todos eles trabalham nos bem conhecidos Star labs.

Ao contrário de Gotham, que nos tenta dar um enorme número de nomes que conhecemos da BD e de uma forma intensa, aqui a coisa é mais suave e só quem conhece o mundo dos comics percebe que o nome da Snow é o mesmo da vilâ Killer Frost, que o Raymon pode vir a ser o Nuclear, o Cisco é o Vibe ou o Eddie Thwane pode vir a ser o Zoom. Já para não falar dos West que são homenagem a Wally West, que foi o Flash durante anos.

Em todos os episódios vemos ele a usar os poderes, a combater o crime da melhor forma possível e nestes últimos começamos a ver a aparição dos Rogues de uma forma mais coesa e a ver com o que conhecemos do mundo da banda desenhada. Os primeiros vilões (como logo no 1º episódio) também eram rogues, mas apareciam como alguém que ganhou os poderes de repente e sem saber bem o que fazer, e pior eram logo mortos e assim descartando a possibilidade de virem a aparecer de novo. Isso muda com a entrada em cena do Capitão Frio aka Leonard Smart (Wentworth Miller de Prison Break) que mostra ser uma ameaça séria para o herói e um ponto de viragem na série. Volta e meia aparece alguém de Arrow para lembarmo-nos que existe outra série de heróis, e dar caminho a futuras colaborações entre as duas.

Aconselho todos a verem isto, é uma série divertida, leve e feita para quem gosta de super heróis e que pode ver sozinho ou com os seus filhos. É um conceito diferente das outras que estão a ser transmitidas de momento e por isso também se destaca, tendo sido já encomendados mais episódios pelo canal CW, provando que a mesma está a ser um sucesso de audiências.






Se quiserem nostalgia já sabem, podem visitar o meu blog em http://aindasoudotempo.blogspot.pt/

2 comentários:

  1. Ainda só vi o piloto que é muito baseado na pior história do Flash o Renascido que saiu na Levoir.Mas gostei do elenco e do misterio da CrISe.

    ResponderEliminar
  2. Optimus
    Também ainda só vi o piloto, e não desgostei. Agora estou a juntar episódios para ver uns quantos de seguida!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]