sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Colecção Graphic Novels Marvel Vol.5
Motoqueiro Fantasma: A Caminho do Inferno



Saiu esta 2ª feira o décimo volume da enorme série da Salvat (60 volumes) denominada “Colecção Oficial de Graphic Novels Marvel”. Podem encontrar bastante informação sobre a série nestes dois links:
Lançamento Salvat: Colecção Oficial de Graphic Novels Marvel
Colecção Oficial de Graphic Novels (Salvat) Marvel: Lista completa de títulos

Este volume é estrelado pelo Ghost Rider e chama-se Motoqueiro Fantasma: A Caminho do Inferno. (Para que conste, detesto a palavra “motoqueiro”).

Se bem me lembro este livro surgiu um pouco antes do filme com o Nicolas “cara de plástico" Cage a tentar fazer de Johnny Blaze, e para esta nova vida do motociclista do Inferno foi chamado Garth Ennis para fazer o argumento.

A escolha até pode parecer óbvia pois este argumentista tinha feito sucesso com a série Preacher, e para aventuras Infernais/Celestiais estaria bem à vontade. Ennis tem um estilo chocante, como o demonstrou em Preacher, Punisher ou Crossed e essa marca está bem patente em alguns painéis deste livro.

Ennis redefiniu esta personagem, penso que o conseguiu, embora o argumento em algumas alturas seja um pouco oco. Foi uma preparação para série on-going de Daniel Way e Mark Texeira que iria iniciar o trabalho no Ghost Rider. Ennis ainda fez uma prequela a este livro passado um ano, com o mesmo desenhador deste: Clayton Crain.
Na minha opinião a prequela é bastante melhor que este, com um argumento bem mais sólido. Esta prequela tem o título Ghost Rider: Trail of Tears.

Sobre o trabalho do desenhador Clayton Crain, bem… é fantástico nos grandes painéis, algumas páginas são de tirar o fôlego, mas fraqueja na minha opinião nas vinhetas mais pequenas, com uma arte muito 3D mas a parecer de plástico. No geral achei que Crain esteve muito bem, sobretudo nas cenas do inferno e na representação do Ghost Rider. Ele esmerou-se na representação deste motociclista infernal!

O Motociclista Fantasma tem como origem Johnny Blaze que vendeu a alma a Lúcifer para salvar um amigo do cancro que o estava a matar. Depois de fugir na Terra a vários demónios, estes acabam por o apanhar condenando-o a percorrer o Inferno à velocidade máxima da sua mota na direcção de uma suposta porta que lhe daria a liberdade. Mas é sempre apanhado na porta sendo esquartejado no final da corrida. No dia seguinte tudo se repete…

Entretanto existem guerras e intrigas entre Anjos, Demónios e alguns Humanos. Sendo certo que algum Humano queria lançar o Inferno na Terra a troco da sua saúde. Para isso conta com um Demónio em particular que quer fazer do nosso mundo um Inferno onde ele reinará. Mas as ligações são perigosas, e existem Anjos com culpas nesta situação. Para resolverem isto servem-se do motociclista mais infernal de todos, o poderoso Johnny Blaze, com a promessa de liberdade e fuga do Inferno desde que tudo corresse bem.

Quanto ao resto, leiam o livro! Ainda se encontra nos quiosques e banca deste país.
;)
Podem ler outra opinião minha sobre outra obra desta colecção no link em baixo:
Colecção Graphic Novels Marvel Vol.5 & Vol.9: Planeta Hulk


Boas leituras

Hardcover
Criado por: Garth Ennis e Clayton Crain
Editado pela Salvat em Fevereiro de 2016









Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]