segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Jessica Jones: Pulsar



Depois da excelente série Alias que a G.Floy publicou na íntegra, esta editora publica Pulsar, livro que reúne toda os três TPBs originais da run "The Pulse" (Thin Air, Secret War e Fear, mais o New Avengers Annual #1). Este livro faz a ponte entre a séries Alias e a nova série, que começou este mês em Portugal com a publicação do livro Jessica Jones: Sem Limites.

Estamos a falar de um livro que embora no original (EUA) seja de 2014, na realidade compila uma série de 2004 a 2006, e sendo assim  toda esta run acontece num tempo conturbado do universo Marvel, senão vejam:


Portanto é uma espaço de tempo cheio de grandes eventos interligados neste universo, e sente-se isso mesmo enquanto se lê esta saga. De qualquer modo a issue #10 não foi incluída nem nos trades da altura, nem neste Pulsar. Tem a ver com House of M e não foi incluída por não se ajustar ao desenrolar do resto desta run.

Pulsar é um bom livro, mas não é um grande livro. Lê-se bem, uma arte limpinha na generalidade, mas falta-lhe o "toque" de Alias. Falta-lhe a alma que a run inicial teve.
De qualquer modo será uma leitura necessária para preencher o espaço entre a 1ª Série (Alias) e esta segunda que estreou este mês com o livro Jessica Jones: Sem Limites

Bendis quebra bastante a narrativa gráfica quando não resiste a aplicar algumas páginas de "cabeças falantes", serve-se de alguns fillers para encher, mas pronto, povoa o livro com muitos super-heróis de 1ª linha (muitos Vingadores), tem uma pequena história paralela com o D-Man e Ben Ulrich. O Duende Verde e o Homem-Aranha a fazer um "vistaço" no primeiro arco, sobretudo se lhe juntarmos um Cage muito irritado. Este primeiro arco é desenhado por Bagley, que tem uma arte que gosto, mas que é muito limpinha para a J. Jones, na minha opinião.

No segundo arco o casal vai levar com a fúria da Guerra Secreta, onde Cage é vítima sem saber o porquê, e pronto, Jessica grávida à procura do namorado, onde temos direito à visita da Hydra.

E claro, temos o nascimento da filha, e o casamento no final. De notar que num livro estrelado por tantos famosos, como Nick Fury, Capitão America, Ms Marvel, Homem-Aranha, etc, etc, Jessica consegue ser sempre o centro da narrativa o que é bastante positivo, e isto embora ela apenas utilize os seus poderesraramente.
.
Tudo isto se lê muito bem, excepto quando Bendis decide dar seca com os seus diálogos intermináveis e "matar" a narrativa com o seu jeito inigualável para isso. Neste livro ele perde um pouco a imagem de original de Jessica. Ao colocar a heroína no Daily Bugle ao lado de Ben Ulrich a fazer não se sabe bem o quê, ao invés de continuar com a sua profissão, aquela que lhe deu carisma (aquela porta de escritório tinha tanto carisma...), perdeu-se um pouco o foco daquilo que é J. Jones.

Mas pronto, é um livro a ler sobretudo para quem comprou os quatro volumes de Alias e vai comprar a nova série que segue. Este livro faz essa ponte.







Boas leituras







Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]