quinta-feira, 1 de maio de 2008

Absolute Sandman Vol. 1


Para mim é muito dificil fazer uma review a uma obra deste calibre. Neil Gaiman e o "exército" de artistas que participou nesta obra, anterirmente compilada em 10 TPB, e agora na sua versão mais luxuosa, rearranjada, recolorida (apenas onde necessário), com uma aproximação da página impressa à originalmente criada, enfim, mais alguns "brindes" pelo meio, e temos uma grande obra de Banda Desenhada nas suas duas vertentes artísticas: narrativa e desenho, não esquecendo os coloristas e o homem que fez as capas... mas já lá vamos a nomes!
Esta obra, assim como Watchmen,fez saltar a Nona Arte do rótulo "para crianças", para uma maturidade reconhecida. Quando começou a sair nos EUA, uma grande franja de leitores não consumidores normais de BD, sobretudo mulheres, reconheceu nesta obra um brilho acima da média, e fez dela um dos maiores "best sellers" da Banda Desenhada.
O principal personagem da obra é Morfeu, o Senhor dos Sonhos, ou seja personifica os sonhos. Logo no princípio, no primeiro arco de estória, Morfeu (Morpheus) é capturado por engano num ritual em que o objectivo era capturar a sua irmã, Morte (Death), por um Mago que queria viver para sempre...! Fica prisioneiro por 70 anos e acaba por conseguir escapar da sua enfeitiçada prisão, sem nunca soltar uma palavra! É claro que durante estes 70 anos muitas pessoas passaram a padecer de doenças relacionadas com o sono... ou não acordavam, ou acabavam por ficar loucas! Depois de escapar, Morfeu teve de se adaptar a sete décadas perdidas e começar a demanda da recuperação dos seus três objectos de poder, perdidos aquando da sua captura: a máscara, o saco de areia e a sua jóia.
Este primeiro volume de Absolute Sandman contém três livros:
- Preludes and Nocturnes
- The Dolls House
- Dream Country
Como actores convidados neste livro temos John Constantine (sim... o do filme Constantine), J´onn J´onzz (Martian Hunter da Liga da Justiça), Scarecrow (Espantalho, inimigo de Batman), o Demónio Etrigan e Lúcifer (isto para além da Element Girl que procura a Morte, e a encontra...)!
Morpheus tenta recuperar a opulência do seu reino após sete décadas de ausência, e para recuperar o seu poder passa por ter de desafiar os lideres do Inferno e percorrer outros reinos dos "Endless" (Perpétuos), seus irmãos. Ocasionalmente passa pelo reino das Fadas e por Asgard!
Em Portugal foram editados, pela quase parada editora Devir, três TPB: "Prelúdios", "Nocturnos" e "Na Terra dos Sonhos". Infelizmente a Devir parou por aí, porque nós Portugueses somos muito superiores a estes arremedos de cultura.
Toda esta excelente e obrigatória obra, tão obrigatória como qualquer clássico da Literatura ou da Sétima Arte (cinema) é escrita por Neil Gaiman, estando as capas a cargo de Dave McKean (está confirmada a sua presença no VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja 2008) e a arte está a cargo de inúmeros desenhadores e coloristas de que farei referência a todos lá mais em baixo!
Se puderem comprem... não é barato, mas é uma obra que esteve várias semanas na lista de best sellers do New York Times. Não vou enumerar os prémios que esta série ganhou porque são muitos, e podia tornar-se maçudo...
Para acabar vou só referir que a edição "Absolute" desta obra também é excepcional! A caixa, o papel, enfim... todos os pormenores são levados quase há exaustão nesta edição de seicentas e poucas páginas! Ficará completa a obra, na edição "Absolute", com quatro volumes. Estão editados dois, estando o terceiro agendado para Junho e o quarto para Novembro.
Já agora, e como curiosidade, parece mesmo que o personagem Morpheus foi desenhado à imagem e semelhança de Roberth Smith, do grupo musical The Cure...
Boas leituras!

Slipcased Hardcover
Criado por: Neil Gaiman, Dave McKean, Sam Kieth, Mike Dringenberg, Chris Bachalo, Michael Zulli, Kelley Jones, Charles Vess, Colleen Doran, Malcolm Jones III, Steve Parkhouse, Daniel Vozzo, Zylonol e Steve Oliff
Editado em 2006 por Vertigo (DC Comics)
Comprado em Amazon
Nota : 12 em 10

29 comentários:

  1. tb já o tens?!?! mas quem é que eu tenho de matar para o ter?!?! xD

    ResponderEliminar
  2. Como podes dar uma nota 12 em 10? LoL

    Brincadeira à parte, Sandman é verdadeiramente uma das melhores Hqs de todos os tempos, possuo quase toda a colecção (editada no Brasil, porque por cá...) e recomendo...

    Boa critica, como já me habituaste. ;-)

    Abraço. :-)

    ResponderEliminar
  3. Finalmente a tão aguardada crítica ao Sandman :D

    Por cá deixaram de editar porque uma certa editora brasileira chamda Pixel comprou os direitos da Vertigo para Brasil e Portugal. Perdidos os direitos, a Devir tentou co-edição mas como sempre, os brasucas deixaram-nos pendurados.

    Há quem diga também que, à semelhança de uma personagem do Good Omens, o Sandman foi inspirado no próprio Neil Gaiman.

    ResponderEliminar
  4. lol eu já tenho o meu desde Julho do ano passado, prenda de anos :)
    Com um bocado de sorte este ano dão-me o 2 :P

    E no que toca ao Morpheus eu acho que basta olhar para uma fotografia do próprio Neil Gaiman para ver :)

    ResponderEliminar
  5. Crucios,
    a mim não matas porque eu sou um ser feroz... ;-)

    OCP
    Posso dar 12 em 10 porque eu adoro rebentar com escalas ! :D

    DC
    Pronto... andavas em pulgas! Aqui está a review!

    escalla
    Bem vinda ao meu blog.
    Mas achas que o Neil Gaiman fez parte dos Cure?????
    Just kidding... :-P

    ResponderEliminar
  6. Acho essa bd muito aborrecida e não gosto dos protagonistas,sou alergico a esse tipo de personagens. :)

    "Por cá deixaram de editar porque uma certa editora brasileira chamda Pixel comprou os direitos da Vertigo para Brasil e Portugal. Perdidos os direitos, a Devir tentou co-edição mas como sempre, os brasucas deixaram-nos pendurados."

    Isso é mentira,porque a Conrad do Brasil teve o direito a acabar essas ediçoes deve estar quase a sair o ultimo depois (passa a sair pela Pixel DO INICIO a partir destes ediçoes),que por acaso foram elogiadas pela DC Comics,ja as tugas eram as piores ediçoes de sempre,e com a pior tradução E SEM PERIOCIDADE,não culpes a Pixel ou os Brasucas,por isso culpa os responsaveis tugas que se tivesem feito um trabalho a altura que a Editora Internaçional esperava e talvez ainda estivesse a ser editado.

    ResponderEliminar
  7. Isso só demonstra que a Pixel, ao comprar os direitos para português (que incluía Portugal) fez um acordo com a Conrad para os deixarem acabar a série. Estranhamente “esqueceram-se” que a série também saía em Portugal. Se fizeram um acordo com uns, porque é que não fazem com os outros?

    E porque razão não foi editado o Doll’s House (que era a continuação do Preludes and Nocturnes) em vez do Dream Country? Precisamente porque, por causa da perda de direitos, já sabiam que corriam o risco de serem impedidos de lançarem. E penso que uma explicação destas vindo da boca do editor é algo a considerar… E nem era preciso. O facto de lançarem um em vez do outro volume prova isso mesmo. Para evitar lançar uma estória que tem continuação, lançaram outro volume que tem estórias auto conclusivas.

    Mais tarde disseram que iam tentar co-edições mas, como sempre, ficou tudo em águas de bacalhau. Se foi culpa de um lado ou do outro, não sei. O queé verdade é que não deixa de ser “estranho” este “esquecimento” que a série saía em Portugal.

    Já agora, se alguma vez tiveres oportunidade de ter um Absolute Sandman na mão, verás que o design do interior dos livros portugueses é parecido com o do Absolute…

    ResponderEliminar
  8. Boa! A explicação sobre o que se passou com a Devir fazia-me falta, se bem que eu tivesse desconfiado logo de um qualquer contratempo assim que editaram o quarto TPB em vez do terceiro. Confirmam-se as suspeitas.

    Bongop: Depois deste - mais um - excelente post, agora quero ver um sobre a série Lucifer (personagem spin-off da série Sandman), sff! A frase é: "Com frigorificos Fagor, a vida corre sempre pelo melhor".

    ;-)

    ResponderEliminar
  9. "Isso só demonstra que a Pixel, ao comprar os direitos para português (que incluía Portugal) fez um acordo com a Conrad para os deixarem acabar a série. Estranhamente “esqueceram-se” que a série também saía em Portugal. Se fizeram um acordo com uns, porque é que não fazem com os outros?"

    A Pixel não riscou nada,quem tomou a decisão foi a DC Comics.

    ResponderEliminar
  10. Não há lógica nenhuma atirares culpa a outros se não tiveram nada a ver com o assunto.
    Tiraram os direitos e não deram satisfações a ninguém. Porque raio a culpa há-de ser da Devir? Até se mostraram interessados em co-edições...

    Já agora, a tua fonte é...?

    ResponderEliminar
  11. Neil Gaiman, um dos meus autores preferidos :)!!! e Dave Macken é para mim das maiores referências a vários niveis de desenho!!! Parabéns pelo artigo, está muito interessante.

    ResponderEliminar
  12. Parece que já é oficial, o Dave McKean vem cá a Portugal durante o Festival de Beja. Tenho pena de não poder ir :\
    Quanto ao Snadman, ao ínicio não gostava nada, mas depois dei uma segunda oportunidade e convenceu-me. A ver se arranjo os outros Tp's

    ResponderEliminar
  13. Kitt
    Conheço algumas pessoas que não sentiram atraídos pela série e depois ficaram fans incondicionais!

    DC
    Neste caso tb não acho que a culpa tenha sido da Devir, mas na realidade, acho que o fenómeno que existiu noutros países não aconteceu em Portugal, exactamente porque o Português adulto não conhece e não compra BD para si, apenas para crianças e então lá vem o Tintim ou o Asterix do costume...

    Refem
    Muito dificilmente irás ver uma review do "spin-off" Lúcifer nos longos próximos anos , preferirei ter os outros três absolutes que me faltam, e eu só post sobre livros que tenha ! De qualquer maneira a frase está certa ! LoooL
    Tens MSN ?

    Diana
    Obrigado, Dave McKean é o responsável pelas excelentes capas desta colecção!

    Celtic
    Bem aparecido! LooL
    Tá confirmado e eu quero ver se levo dois livros, um para sketch e outro para assinar ! Deverão ser este Sandman e Batman - Asilo Arkham.

    ResponderEliminar
  14. Quando vai ser o festival em Beja? Dave Mackean é dos meus artistas favoritos.

    Quanto a Sanmand como não me cansod e dizer é das melhores coisas que li na vida, uma obra-prima.

    Ah e o Lúcifer Morningstar que personagem fabulosa.
    N~~aos ei se já leste todos, mas a obra completa é magnífica e quando terminou tive e tenho muitas saudades daqules personagens.

    Já agora é Martin Manhunter e não hunter,

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Sim loot, é Martian Manhunter... eheheh
    O festival de Beja começa no dia 10 deste mês, tens o programa no Kuentro (http://kuentro.weblog.com.pt/)

    ResponderEliminar
  16. Boa semana!!!
    Lá tenho eu de ir à Fnac procurar este livro...

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Gata,
    tu não te desgraces tareca, olha lá se o Rafeiro ainda se vicia, porra de vício caro! grunffff

    beijo d'enxofre

    Nota: marido, depois de saber o preço... vou torturar-te! Churrasco de marido.

    ResponderEliminar
  18. Gata Sandman vale MUITO a pena.

    Obrigado Bongop ;)

    ResponderEliminar
  19. Ate parece que so a Devir ficou a perder,com a perda dos direitos para a Pixel,a Opera Grafica tambem ficou sem eles e ate a Panini,que alem de perder a Vertigo e Wildstorm ia perdendo a DC Comics,apesar de eu achar que eles (PANINI),tratam a DC como uma editora de segunda fazendo asneira sobre asneira no nosso pais.
    So que a Panini teve argumentos dinheiro e ainda teve que aumentar o numero de ediçoes em bancas e livrarias porque senão nem com isso eles ficavam.
    A dc queria juntar tudo numa so editora para poder "lutar",nas bancas e livrarias com a Marvel/Panini.
    O que voces se deviam questionar era porque a Devir ficou com da Vertigo/Wildstorm e ficou a sombra da baneira,havia sempre tempo para editar eles tiveram para ai 6 anos ou mais com eles mas ediatarem que era bom nickles,a Devir brasileira so aumentou o ritmo de ediçoes quando percebeu que ia ficar sem eles,la sairam,mais 2 volumes de Fabulas por exemplo e de muitas outras coisas que agora nem podem importar para aqui,ja a nosso ficou 1 ano semi-parada,editando apenas a We 3 da Vertigo,e mais alguns disparates. :(

    ResponderEliminar
  20. Editoras brasileiras? Who cares? Tirando a Panini, não fazem nada cá por isso não me aquece nem arrefece.

    Mais uma vez te pergunto, a tua fonte sobre o acordo Pixel-Conrad é...?

    Pediram-me para não falar e vou cumprir com a minha palavra mas digo-te que se não fazes a mais pálida ideia do que se passou para a Devir ter abrandado até parar por isso não fales do que não sabes.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. Se calhar já venho tarde...

    Gata, se na FNAC não encontrares, vi um número 1 no El Corte Inglês por 65 Euros; na Amazon.com é muito mais barato!

    Bongop: Então farei eu um Review sobre um dos mais fabulosos e apaixonantes comics que alguma vez li...e já li milhares! Não estou a exagerar; nem queria acreditar quando acabou. Só espero que tragam o personagem de volta, se bem que vá ser difícil criar um nove argumento tão apaixonante.
    Não tenho MSN...Não tenho muita oportunidade de estar muito tempo online e sou como um nabisso em termos informáticos :P

    Dc, acredita...Brasileiros: Who cares?! Já não consigo ler coisas com o pronome clítico antes do verbo, israelenses e palestinos...fosga-se! Mas gosto muito do Brasil e dos Brasileiros...uma coisa não implica outra!

    ResponderEliminar
  24. Gata
    o rafeiro iria adorar esse livro !

    Diabba
    minha linda, sabes muito bem que o livro foi muito mais barato que o preço real dele ! Tens de reconhecer que é um vício lindo!
    Agora só tenho esse !

    Kitt
    A mim não me interessa quem tem a culpa editorial. Antes disso os portugueses têm que comprar BD, se não comprarem... as editoras desaparecem ou perdem os direitos!

    Refem
    Vais ter que ser tu a fazer essa review!
    LoooL

    ResponderEliminar
  25. "Dc, acredita...Brasileiros: Who cares?! Já não consigo ler coisas com o pronome clítico antes do verbo, israelenses e palestinos...fosga-se! "
    Então estás como eu. Para mim é um martírio ler BD em brasileiro. Em português e inglês leio fluentemente, sem problemas. Em brasileiro vejo-me às aranhas para perceber.
    Acordo ortográfico my ass! Enquanto a semântica e a gramática (e já agora, os termos técnicos) não forem revistos, vão impingir acordos a outro.

    "Mas gosto muito do Brasil e dos Brasileiros...uma coisa não implica outra!"
    Nem eu disse isso.

    ResponderEliminar
  26. "A mim não me interessa quem tem a culpa editorial. Antes disso os portugueses têm que comprar BD, se não comprarem... as editoras desaparecem ou perdem os direitos!"

    Claro que tem que comprar,mas falta divulgação e criação de novos leitores e isso tem que partir da editora(s),é bonito dizer editei x,mas tu não conseguires comprar,porque não conheces ou porque não foi divulgado e distribuido,tu passas-te por isso com a PANINI Brazuca.Isso é bom para eles tambem,porque sem leitores,ou com a meia duzia do costume nota-se que as coisas não estão boas no geral. :(
    Sobre a Devir Tuga não venham com tretas porque eu tambem sei o que se passou nesse ultimo ano.
    E so quando se aperceberam que estavam entre a espada e a parede é que se tornou vital editar "todo o Sandman",ate la estava tudo bem,mas ha uma coleção que podiam ter acabo sim,so faltava 1 volume (não era importante),mas o editor que nunca deve ter lido Dias de 1 Futuro esquecido não percebeu essa historia.

    ResponderEliminar
  27. Eu estou à espera que cheguem os vols. 1 e 2. Desgracei-me na Forbidden Planet UK. Foi onde consegui o melhor preço.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]