quinta-feira, 1 de maio de 2008

Absolute Sandman Vol. 1


Para mim é muito dificil fazer uma review a uma obra deste calibre. Neil Gaiman e o "exército" de artistas que participou nesta obra, anterirmente compilada em 10 TPB, e agora na sua versão mais luxuosa, rearranjada, recolorida (apenas onde necessário), com uma aproximação da página impressa à originalmente criada, enfim, mais alguns "brindes" pelo meio, e temos uma grande obra de Banda Desenhada nas suas duas vertentes artísticas: narrativa e desenho, não esquecendo os coloristas e o homem que fez as capas... mas já lá vamos a nomes!
Esta obra, assim como Watchmen,fez saltar a Nona Arte do rótulo "para crianças", para uma maturidade reconhecida. Quando começou a sair nos EUA, uma grande franja de leitores não consumidores normais de BD, sobretudo mulheres, reconheceu nesta obra um brilho acima da média, e fez dela um dos maiores "best sellers" da Banda Desenhada.
O principal personagem da obra é Morfeu, o Senhor dos Sonhos, ou seja personifica os sonhos. Logo no princípio, no primeiro arco de estória, Morfeu (Morpheus) é capturado por engano num ritual em que o objectivo era capturar a sua irmã, Morte (Death), por um Mago que queria viver para sempre...! Fica prisioneiro por 70 anos e acaba por conseguir escapar da sua enfeitiçada prisão, sem nunca soltar uma palavra! É claro que durante estes 70 anos muitas pessoas passaram a padecer de doenças relacionadas com o sono... ou não acordavam, ou acabavam por ficar loucas! Depois de escapar, Morfeu teve de se adaptar a sete décadas perdidas e começar a demanda da recuperação dos seus três objectos de poder, perdidos aquando da sua captura: a máscara, o saco de areia e a sua jóia.
Este primeiro volume de Absolute Sandman contém três livros:
- Preludes and Nocturnes
- The Dolls House
- Dream Country
Como actores convidados neste livro temos John Constantine (sim... o do filme Constantine), J´onn J´onzz (Martian Hunter da Liga da Justiça), Scarecrow (Espantalho, inimigo de Batman), o Demónio Etrigan e Lúcifer (isto para além da Element Girl que procura a Morte, e a encontra...)!
Morpheus tenta recuperar a opulência do seu reino após sete décadas de ausência, e para recuperar o seu poder passa por ter de desafiar os lideres do Inferno e percorrer outros reinos dos "Endless" (Perpétuos), seus irmãos. Ocasionalmente passa pelo reino das Fadas e por Asgard!
Em Portugal foram editados, pela quase parada editora Devir, três TPB: "Prelúdios", "Nocturnos" e "Na Terra dos Sonhos". Infelizmente a Devir parou por aí, porque nós Portugueses somos muito superiores a estes arremedos de cultura.
Toda esta excelente e obrigatória obra, tão obrigatória como qualquer clássico da Literatura ou da Sétima Arte (cinema) é escrita por Neil Gaiman, estando as capas a cargo de Dave McKean (está confirmada a sua presença no VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja 2008) e a arte está a cargo de inúmeros desenhadores e coloristas de que farei referência a todos lá mais em baixo!
Se puderem comprem... não é barato, mas é uma obra que esteve várias semanas na lista de best sellers do New York Times. Não vou enumerar os prémios que esta série ganhou porque são muitos, e podia tornar-se maçudo...
Para acabar vou só referir que a edição "Absolute" desta obra também é excepcional! A caixa, o papel, enfim... todos os pormenores são levados quase há exaustão nesta edição de seicentas e poucas páginas! Ficará completa a obra, na edição "Absolute", com quatro volumes. Estão editados dois, estando o terceiro agendado para Junho e o quarto para Novembro.
Já agora, e como curiosidade, parece mesmo que o personagem Morpheus foi desenhado à imagem e semelhança de Roberth Smith, do grupo musical The Cure...
Boas leituras!

Slipcased Hardcover
Criado por: Neil Gaiman, Dave McKean, Sam Kieth, Mike Dringenberg, Chris Bachalo, Michael Zulli, Kelley Jones, Charles Vess, Colleen Doran, Malcolm Jones III, Steve Parkhouse, Daniel Vozzo, Zylonol e Steve Oliff
Editado em 2006 por Vertigo (DC Comics)
Comprado em Amazon
Nota : 12 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário