sexta-feira, 30 de maio de 2008

X-Men : Messiah Complex


E agora o X-Men mega-crossover, anunciado há uns posts atrás... Messiah Complex!
Para uma melhor compreensão do "complexo de messias" vou dar uma defenição deste estado psicológico:
Condição mental na qual o indivíduo acredita que ele ou ela é ou está destinado a ser o salvador de um grupo, evento, período de tempo ou até mesmo do mundo inteiro.
Posto isto tenho de dizer que quando fazem mega publicidade a um mega evento, eu tenho como primeiro instinto desconfiar! Se é tão bom não necessitaria de títulos tão bombásticos, como "Melhor estória dos X-men da década"... bom, eu acho que é! Foi tudo bem bem feito, desde House of M , passando por Decimation : X-Men - The Day After, X-Men : Endangered Species , Supernovas e Blinded By the Light foi tudo bem encadeado. Estes dois últimos títulos não tiveram post, não porque fossem piores, mas porque optei por outros livros ou eventos. Penso que existe pelo menos mais dois ou três livros antes deste crossover pertencente à série Uncanny X-Men, que eu não possuo pois optei pelos livros da série X-Men.
Para quem não conhece os antecedentes deste evento pode clicar nos links acima referidos, pois para a compreensão desta estória é necessário saber o que está para trás. O livro começa com o primeiro nascimento mutante desde House of M, e foi de tal maneira a explosão de energia que conseguiu queimar a própria máquina Cerebra, sendo de notar que os poderes mutantes por norma só se manifestam na adolescência! O nascimento deu-se no Alaska, levando a que fosse formada uma equipe imediatamente para procurar a criança. Aqui verificaram que não eram os únicos a procurar a criança, pois a povoação encontrava-se completamente destruída e todas as crianças tinham sido vítimas de um hediondo massacre! Encontraram corpos pertencentes a dois outros grupos: Marauders de Sinestro e membros do clube anti-mutante "The Purifiers".
Imediatamente Cyclops passa a lider incontestado, organizando todos os grupos mutantes de maneira a seguir o rasto da criança. O Profesor Xavier põe em causa os métodos de Cyclops e este "põe o Professor no sítio" dizendo-lhe que tinha sido treinado por ele, para agora ser lider na altura mais crítica, e até de sobrevivência da raça mutante... a "missão" do Professor X passa a ser apenas tentar por a funcionar novamente Cerebra, em conjunto com McCoy, "The Beast".
Como o livro é para ser lido e não contado, fico-me por aqui no que toca à narrativa!
Posso enumerar algumas consequências que ficam deste evento, como: Cyclops passa a ser o lider absoluto e incontestado dos mutantes, Rogue fica curada e tenta matar a sua mãe adoptiva (Mystique), Os X-men deixam oficialmente de existir por uns tempos, o Instituto Xavier fica completamente destruído, e... mais consequências só lendo!
Adorei o livro, ponto fraco, a arte de Bachalo... é completamente descabida neste livro! Este livro não é de "bonecos". Sinceramente, e ainda não percebi o que é que a Marvel viu em Bachalo e Leinil Yu para os manter nas séries principais... nós por cá acho que temos artistas mais talentosos... Felizmente que a sua intervenção (Bachalo, porque Leinil Yu não entra aqui) não é muito grande nesta compilação!
Esta compilação é composta por:
- Messiah Complex one-shot
- Uncanny X-Men 492-494
- X-Men 205-207
- New X-Men 44-46
- X-Factor 25-27

Hardcover
Criado por: Mike Carey, Ed Brubaker, Craig Kile, Christopher Yost, Peter David, Marc Silvestri, Billy Tan, Scot Eaton, Chris Bachalo e Humberto Ramos
Editado em 2008 por Marvel Publications
Comprado Amazon
Nota : 9,5 em 10

18 comentários:

  1. MAsi um que tenhod e adquirir e ainda por cima tem o Sinistro como vilão :D

    Novamente a tua crítica aumentou a minha curiosidade.

    E Secret Wars tens seguido?

    ResponderEliminar
  2. Eu bem dizia que ias ler Messiah Complex primeiro que eu;) Já o tenho completo ao tempo e ainda não peguei nele:\
    Eh pá, criticas o Bachalo e deixas o Ramos de fora? Bem, és a 1ª pessoa que conheço a dissociar os 2. Qual foi a diferença para o que ele tem vindo a fazer em Supernovas e Blinded by the Light? (Ainda não li o Messiah, é por isso que pergunto)

    ResponderEliminar
  3. looT
    Eu tenho um TPB que compila as Secret Wars e tb tenho um HC que é a prequela dos New Avengers que se chama Secret War... é de algum destes que estás a falar?

    DC
    Na realidade são muito parecidos, mas o Bachalo para mim consegue fazer pior... não há diferença nenhuma para aquilo que ele faz em nenhum livro... por isso não gostei tanto de Supernovas!
    Epá... ponham o gajo a trabalhar para a Disney ou para uma qualquer editora de Manga (se ele se conseguisse adaptar, claro)

    ResponderEliminar
  4. Aliás DC... nota-se tanto nesses dois livros quando eles mudam o artista... nota-se para melhor claro

    ResponderEliminar
  5. Bongop enganei-me queria dizer Secret Invasion ;)

    ResponderEliminar
  6. Lá vou eu clicar...

    Beijinhos e bom Domingo!!

    ResponderEliminar
  7. Tenho House of M e já tinha ouvido falar deste evento mas muito pouco...
    Parece ser algo que vale a pena adquirir. ;-)

    Abraço. :-)

    ResponderEliminar
  8. Malditos crossovers! Nhica-se!!! Desta feita as minhas já parcas standing-orders não conseguiram absorver esta mega-estória, por isso já vem a caminho o HC.

    Sou completamente solidário com a tua opinião em relação a esses dois "artistas", em especial ao Bacalhau (como eu lhe gosto de chamar), apesar de gostar de o ver no prato não gosto nada de o ver a desenhar; cada vez que o vejo nos créditos digo logo para comigo: "já cheira mal". É como dizes, ele que vá desenhar para a Disney ou para um qualquer Manga. O Ramos é outro que resistiu àquela vazante de testar os comics com os artistas que desenham olhos grandes e corpos desproporcionados.
    Guia de marcha a esses Srs....Mundo com eles!!!

    ResponderEliminar
  9. looT
    da Secret Invasion apenas segui os preliminares nos New Avengers, Ms Marvel e Illuminati. Quando sair o main plot logo se vê!

    Refem
    Acho que Bachalo e H. Ramos podiam ser usados noutros generos de estória, mais para "putos" mesmo...

    OCP
    Compra que vale a pena! É uma grande estória dos X-Men!

    ResponderEliminar
  10. Fogo, que cambada de extremistas! Parece que estamos a falar do Rob Liefield! lol
    Bem, há uma possível solução para vos curar!
    Bongop, tu lês-te o Absolute Sandman e aposto que nem te apercebeste do traço dele no #12. Ele mudou muito em apenas 3 anos quando fez Death: High Cost of Living. Mais 3 anos em cima e fez Death: Time of Your Live (mudou mais um pouco) e até hoje tem vindo a estabilizar.
    Se não gostarem dessas minis, decididamente ele não é desenhador para vocês (mais sobra para mim;) )

    Fujam do Steampunk. Até eu não percebo aquilo. Diálogos vitorianos, storytelling e arte muito confusa.

    ResponderEliminar
  11. DC
    Eu sei que o rapaz desenhou no Sandman, e não desgostei... mas aquilo que ele costuma fazer nos X-Men é uma grande ****a. É claro que isto é a minha opinião, muitas pessoas deverão apreciar o seu traço, senão não teria tanto trabalho!

    ResponderEliminar
  12. Bachalo consegue ser um grande artista quando quer, vejam-se as últimas três edições que fez para o Amazing Spider-Man. É claro que às vezes o desenho dele é demasiado sketchy, mas ainda assim consegue ter a sua beleza. Se ele se esforçar sai sempre qualquer coisa agradável :)

    Quanto ao Leinil, o problema não é do homem, o problema é que não lhe arranjaram arte-finalista nos New Avengers e teve ser ele a cumprir o papel! Em Secret Invasion já temos um trabalho muito mais competente e quando fores a ler vais ver que gostas :)

    ResponderEliminar
  13. Temos um criador português (capa) ou é impressão minha?

    9,5? Qual a diferença? Pq não 9 ou mesmo 10, qual o critério.

    Oh Nuno, isto são perguntas dificeis eheheh

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Jota
    O Marc Silvestri, autor da capa, nasceu em Palm Beach, Florida e o Humberto Ramos é Brasileiro!
    Quanto ao 9,5 e só para dizer que não dou 10 porque a arte em determinada altura não esteve à altura da estória.

    Celtic
    Eu não digo que o homem seja mau... apenas que o desenho dele não se coaduna com esta estória, mas isso é o meu gosto , claro!

    ResponderEliminar
  15. Pois é DC, não suporto estes tipos no Mainstream Marvel, mas compreendo a estratégia da Casa das Ideias, é que o título XMen é sem dúvidas o mais popular e mais lido por todas as camadas etárias, por tal entendo o porquê de irem buscar artistas, como o Bachalo, que têm um traço mais próximo do gosto dos mais novos que vacilam entre o estilo Manga e o realismo.
    Comprei o Steampunk Chatechism (prólogo da série que deveria ter 24 nºs mas só teve 12), quando saiu no ano 2000; foi o único que comprei, pois realmente é uma grande algarviada; no entanto a capa é um espectáculo digno de se ver, a imitar o latão e cheia de reflexos negros.
    Já a "Death, the time of your life", foi um Comic que eu adorei ler e apreciar a arte do rapaz; também o Sandman nº12 está bom. E já agora: que tal o remake do "Shade, the chaging Man" do Steve Ditko (1977)? Humm?! É que quando ele quer, consegue...reconheço.

    Se me permites, caro Bongop, respondo ao amigo Jota Ene: J, se te referes ao Humberto Ramos, este é Mexicano e é rapazinho para 37 (quase 38) anos; autor/criador da série "Crimson", que é rica em fantasia cheia de vampiros, licantropia e também temas biblicos. É reconhecida a sua parceria com um nome que eu prezo muito, Paul Jenkins.

    ResponderEliminar
  16. Refem
    Obrigado pela correcção... estava covencido que o rapaz era Brasileiro e não Mexicano! eheheh

    ResponderEliminar
  17. Por quem sois...sempre ao seu dispor, hehehe!

    O Luke Ross é que tem ascendência Brasileira e creio que o Mark Teixeira também.

    Já agora , se querem curtir o Humberto e com ele interagir vão ao Blog do hombre: http://www.humbertoramos.com/blog/

    ResponderEliminar
  18. Bem, as minis da Death nunca li mas já vi a arte interior. Shade não conheço mas se repararem, esses foram os maiores saltos na arte dele. SAndman #12 salta para Shade que salta para Death (uma diferença abismal) e novamente para a Marvel onde apenas "aperfeiçoa" a arte.

    Saber que Bachalo e Mike Carey iam fazer X-Men com uma equipa liderada pela Rogue foi dos melhores momentos dos últimos anos nos comics para mim:D X-Men #200 um dos melhores comics dos X-Men.
    Já Humberto Ramos, preferia a arte dele há uns anitos atrás. Hoje em dia não gosto tanto.

    Mas é como o celtic diz sobre o Bachalo, se não o apertarem com deadlines e ele tiver para aí virado faz coisas muito boas.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]