domingo, 11 de maio de 2008

IV Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja


Dave McKean a trabalhar no meu Absolute Sandman Vol.1 !

O trabalho completo, com sketch dos personagens Death e Morpheus !


Fui ao meu primeiro Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Fixei-me apenas na Casa da Cultura de Beja, visto só poder estar presente apenas no Sábado (inauguração do Festival). A exposição espalhava-se por dois pisos, sendo o primeiro átrio ocupado pela mostra de pranchas da BD "Zé Leitão e Maria Cavalinho", para crianças e para estas também havia nesta zona mesas com papel, lápis de carvão e cor, marcadores e lápis de cera. Seguindo em frente encontrava-se um dos motivos da minha ida a Beja... os originais a Preto e Branco da BD "BRK" de Filipe Pina e Filipe Andrade! Muito bom e deixo também uma foto do painel de apresentação! Para quem não sabe, esta excelente série de BD portuguesa foi editada ao longo de várias edições do BD Jornal.
No piso superior havia exposições de muitos artistas, sendo a parte central para a mostra de originais de Dave Mckean, além de livros em que ele contribuiu com a sua arte bem peculiar (e um pouco tenebrosa também) como por exemplo de Mr. Punch, editado por cá pela Vitamina BD. Esta "zona Dave McKean" estava muito boa, pecando só por ser pequena. Fica também uma foto de uma obra desta zona.
De notar que também estavam em exposição trabalhos do premiado artista Italiano, Gipi, entre nós foi editado também pela Vitamina BD o livro "O Local". Não é propriamente um dos meus artistas de eleição, mas tem muitos admiradores e o meu respeito!
Neste piso superior da exposição, ainda constava a Bedeteca (muito boa), que serviu como sala de autógrafos e apresentações. Mais uma vez estive numa fila com o BDfanático Geraldes Lino (Divulgando BD), Diogo Campos (The Void), looT (Alternative Prison) , isto para além da "equipa" dos "Murmúrios das Profundezas " e do autor Álvaro (Sexo, Mentiras e Fotocópias).
Infelizmente não foi ser possivel assistir à apresentação de "Murmúrios das Profundezas" e "BRK", que só serão apresentados no Domingo. Neste mesmo Domingo também haverá um workshop para interessados, enquanto que na Terça-Feira dia 13, às 21h30 será exibido o filme Mirror Mask, de Dave McKean! Este festival estará a rolar até dia 25 deste mês, para quem quiser consultar o programa clique neste link, KUENTRO, e terá acesso a todas as informações on-line.
Não sei como funcionou o workshop, mas o grande defeito deste tipo de festivais continua a ser a pouca atracção que provocam nas camadas mais jovens... quem vai a estes eventos, por norma já está por dentro do mundo da Banda Desenhada ou é consumidor desta Arte. Penso que os organizadores deveriam tentar um novo meio de aproximação a novos possiveis adeptos, e não é fazendo concursos de Playstation ou com festivais de Música, que se vai promover o gosto pela leitura. Posso dar um exemplo... não levei o meu filho, que gosta de BD, porque ele ia levar uma enorme "seca", tem 13 anos! É esta camada etária que tem de ser trazida para a esfera da Banda Desenhada, ou seja, para um futuro mais risonho da 9ª Arte eles têm captados, tem de haver outro tipo de aproximação. Podem dizer:
- Ahh, e tal... é fácil falar! Então dá lá ideias!
Pois... não é fácil! Mas acho que seria possivel com mais "agressividade", do género workshop permanente com desenhadores sempre presentes, sobretudo Mangakas, que a juventude gosta muito devido aos Animes que dão na televisão, também as organizações poderiam comprar a preços bastante reduzidos livros antigos (não estou a falar de livros estragados) e oferecerem a jovens que passassem perto, mas de maneira a entrarem ... enfim, não sei, mas alguma coisa pode ser pensada para resolver a continuidade do gosto pela Banda Desenhada! Alguem dê mais ideias! Já agora... o cartaz podia ser muito mais apelativo!


Panorâmica da zona esquerda do piso inferior.



Pormenor de uma zona do piso superior!

16 comentários:

  1. só publicas isto para fazer inveja! xD eu tb quero um sketch...é a unica coisa que n tenho na minha colecçao...

    ResponderEliminar
  2. Hmmm... acho que para o ano vou marcar uns dias de férias para ir lá... ;-)

    Obrigado por partilhares com quem não pôde ir a experiência. :-)

    ResponderEliminar
  3. É verdade lá estivemos e gostei muito de vos conhecer, que é uma das coisas boas em estes eventos serem pequenos e acolhedores caso contrário nunca vos encontraria pois não vos conhecia fisicamente.

    Mas concordo contigo há que tentar atrair mais as pessoas e espalhar a magia da nona arte.

    Já agora essa "Death" ficou um espectáculo ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. A inveja é uma coisa muito feia e eu gostaria de dizer que não sinto nem uma pontinha...mas seria mentira! Ganda malha de sketch! Parabéns.
    Bom post (mais uma vez). Em relação ao que escreveste sobre a afluência: como tu, eu penso que estas iniciativas são excelentes, independentemente do número de pessoas. Claro que seria muito melhor que chegassem a muitos mais jovens e que não vissem isso como uma grande seca; não seria muito difícil dinamizar estas exposições se se recorresse a especialistas de animação da malta baixinha. Esse pessoal é bastante competente a animar as hostes e bastaria dar-lhes o mote: BD! Quem deveria pagar estes profissionais? As Editoras que gostariam de vender mais do que Astérix, Lucky Luke e ia dizer Tintin, mas até este já começa a ter dificuldades em chegar ao mais novos que gostam de BD. Porquê? Porque é uma seca! (eu não acho...mas o que é que eu sei?! Sou um ganda cota!) Mangakas; zonas de convivio para os pequenotes only, muitas caneteas, lápis e papel de desenho e artistas que ensinem a desenhar bonecos...mas sem concursos de desenho, porque desencorajam e afastam os que pensam que não sabem desenhar! No final, dar-se-ia uma BD a cada um dos visitantes.
    A Publicidade deveria ser mais virada para o público infantil, assim seria mais fácil de atrair adultos que não conhecem BD (porque quem gosta, só precisa das datas no cartaz!) e depois de terem entrado no "antro" lá veriam que a BD não é só para crianças!

    ResponderEliminar
  5. Aaaah, grande sketch! Também queria um desses!

    ResponderEliminar
  6. "Tintin, mas até este já começa a ter dificuldades em chegar ao mais novos que gostam de BD. Porquê? Porque é uma seca!"

    Na bd é mesmo secante,para mim.Ja tentei ler e desisti.

    ResponderEliminar
  7. Crucios
    Tavas perto de Beja, era só dares um pulinho! Conseguirias um para ti!

    OCP
    Vem no FIBDA, o pessoal deve ir lá em quantidade!

    Loot
    Eu tb gostei de vos conhecer :-)

    Refem
    O sketch como está , fui eu que pedi ehehehe, ele só costuma fazer uma figura e não duas.
    Hoje diseram-me que ia haver actividades de desenhadores e Anime durante o dia todo! Não sei se é todos os dias... de qualquer maneira o cartaz não é apelativo, dá a ideia que é só para uns quantos que percebem do assunto afasta juventude.

    Celtic
    obrigado, eu fiz-lhe um pedido e ele satisfez!

    Kitt
    Tintim é para crianças... digo dos 8 aos 13 !

    ResponderEliminar
  8. Finalmente já fiz o meu post sobre aquele dia ;)

    ResponderEliminar
  9. "Tintim é para crianças... digo dos 8 aos 13 !"

    Eu achava que a bd era para todas as idades,mas enfim,eu leio bem varios Asterixs e Lucky Lukes sem problemas,para mim depende do escritor e no caso do Tintin,a escrita e massante e secante. :(

    ResponderEliminar
  10. Pode ser para todas as idades, mas concerteza tem públicos alvo... eu não vou dar o Lost Girls do Alan Moore a uma criança de 11 anos, nem vou dar um livro do He-Man a um homem de 40. O que não quer dizer que uma pessoa adulta não possa ler o que bem entender. Gostarás de Asterix porque tem um excelente humor, que muitas vezes nem sequer é captado por crianças! O Tintim são apenas aventuras simples, com um humor muito infantil! Eu comecei a ler BD pelo Tintim (assim como o meu filho mais novo), e agora não sou capaz de lhe pegar!

    ResponderEliminar
  11. penso que McKean não se enganou na data, no blog do Loot tem um sketch que tem uma maior parecença com o algarismo '8', que é como o que tens.

    ResponderEliminar
  12. Hughes
    Vendo bem, e sabendo que os ingleses não pôem o traço no 7, penso que terás razão... vou emendar! Thankz

    ResponderEliminar
  13. Para mim, o melhor dos festivais de bd acaba mesmo por ser o contacto com os autores das nossas obras preferidas.

    Gosto particularmente de observar um desenho a evoluir a partir de uma página em branco.

    Quanto ao festival de Beja, infelizmente ainda não consegui arranjar disponibilidade para lá ir, mas pelo que tenho lido, parece-me que se afirma definitivamente como uma referência em Portugal, o que não deixa de ser louvável atendendo ao pequeno grupo de bedefilos que por cá existem!

    ResponderEliminar
  14. :)!! Boa descrição do evento! Incute vontade de participar :). Parabéns mais uma vez pelo blogue!***

    ResponderEliminar
  15. Excelente reportagem :)

    Quanto ao gosto pela leitura, seja BD ou não, tirando o J.K. Rowling, que sinceramente não sei como o fez, mas colocou miúdos de 14 anos a ler volumes de 700 páginas, a verdade é que ler "dá trabalho" e "é uma seca", só para citar as expressões dos petizes. Ainda por cima o que veiculam como imagem do que é cool nada tem a ver com leitura, e muito menos com BD, ainda, estupidamente, associada a um certo universo geek (vá lá saber-se porquê...) que afasta a pequenada já de si pouco aberta a aprender e ver coisas diferentes.
    Mas sim, promoção nunca é demais. Há que bombardear!!!

    Dave Mckean!!!! Ao vivo???? AAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH!!!

    Vou para casa ler o Season of Mists e chorar a minha pouca sorte. :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  16. Eu sabia que o gajo vinha cá. estranho ser em Beja, mas refrescante :)

    Estava curiosa se alguém teria visto o gajo; pelos vistos é um curtido.

    Beijinhos e guarda bem essa relíquia

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]