quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Countdown to Final Crisis


Sim... este canto estava a ficar com teias de aranha, mas de vez em quando convêm descansar um pouco para voltar a fazer as coisas com gosto. Aproveitei para ler muitos livros que estavam em "lista de espera"!
:)

É inevitável a comparação entre “Countdown to Final Crisis” e “52”. Ambas as séries foram semanais e duraram um ano inteirinho, e “Countdown to Final Crisis” usou a fórmula que fez sucesso em “52”, ou seja, usar heróis de 2º plano em diversas estórias que se vão cruzando e influenciando durante a saga. Penso que se ficam por aqui as semelhanças entre estas duas séries. Bem… a arte também está “mais ou menos” ao mesmo nível uma da outra, talvez mais baixa em algumas das tais estórias paralelas.
“Countdown to Final Crisis” tem como equipa criativa nos textos Paul Dini, Jimmy Palmiotti, Sean McKeever, Tony Bedard, Adam Beechen e Justin Gray. Digamos que aqui Paul Dini e Jimmy Palmiotti deverão ter chefiado todo o processo de escrita e integração das várias intrigas paralelas presentes, e não há dúvida… foram bastantes inferiores ao que se fez em “52”. Para quem comprou esta série em revistas individuais (comics) deve ter sido uma leitura penosa, para quem comprou os TPB e leu tudo de seguida já não foi tão mau, embora os volumes 3 e 4, sobretudo este último, tenham sido muito confusos e alguns com má caracterização de personagens. Digamos que havia melhores compras… mas eu quis ter as “Crises” da DC todas seguidas, portanto este “Countdown to Final Crisis” teve de constar na minha colecção. Como “Countdown” para uma crise conseguiu ser bastante pior que “Countdown to Infinite Crisis”, esta esteve a um nível médio alto ao contrário de “Countdown to Final Crisis”.
Não me vou alongar muito com as críticas à saga, acho que toda a gente fica com a mesma opinião depois de a ler, vou apenas referir o que gostei.
Gostei da estória que envolveu Donna Troy, Jason Todd, Kyle Rayner e um Monitor, na busca do “Atom”, Ray Palmer. Outra que eu segui com interesse foi Mary Marvel, Holly Robinson, and Harley Quinn no mundo das Amazonas, e depois no mundo de Darkseid. Este por vezes está muito bem como o super-todo-poderoso-vilão, outras… muito fraquinho!
Ahh! Gostei do “ensaio de porrada” que o Superman dá neste Darkseid!
Houve aqui e ali noutras estórias alguns bons momentos, mas foram muito poucos para tanta página. Como conclusão ficamos a saber que o multiverso DC continua a existir e que os Monitors que o controlam já não são de confiança. Mary Marvel continua “negra” no final e acho que ela é melhor vilã do que heroína! Gostaria que ficasse assim.
Não vou dar uma nota tão baixa como aquela que mereceria se eu tivesse lido isto em “comics”, aliás, neste formato desistiria logo de comprar. Tudo seguido em TPB fica um pouquinho melhor.
Isto não é grande leitura, mas… continuo a desejar-vos boas leituras!

TPB
Criado por Keith Giffen, Jesus Saiz, Jim Calafiore, Carlos Magno, David Lopez, Paul Dini, Jimmy Palmiotti, Sean McKeever, Tony Bedard, Adam Beechen e Justin Gray
Editado por DC Comics em 2008
Nota : 5 em 10

17 comentários:

  1. Teias de aranha são fixes :P
    Mas lá está tu com estas sagas que nunca terminam! Nhica-se! Mas quantas Crisis é que existem?! E se esta é a "Final", será desta que eu vou finalmente deixar de ouvir falar das "Crisis". É que isto já dura desde os anos 80. Parece que estes tipos que imaginam estas séries devem ter vivido no nosso país!

    ResponderEliminar
  2. "Não vou dar uma nota tão baixa como aquela que mereceria se eu tivesse lido isto em “comics”, aliás, neste formato desistiria logo de comprar. Tudo seguido em TPB fica um pouquinho melhor."

    Sim fica melhor arrumado NA ESTANTE a falta de qualidade é a mesma,LOLO,e eu li de seguida 3 ou 4 revistas(QUE FORMAM UM TPB),a unica que li isolada foi a 1a que é o primeiro mes e foi razoavel senão não caia no engano de comprar os outros,mas os numeros seguintes foi sempre a descer. :)
    E se gostaste tanto tens o Tpb:Superman 3,2,1 Action que é o Tie In com o 1 arco de countdown e tem a mesma qualidade ou a falta dela,e eu li-o todo de seguida. :p

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Refemdabd (nick complicado), já cansam tantas crises...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. É a decadência, então agora sugeres coisas "fraquitas"? Para isso leio as páginas amarelas, pá!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Refem
    Final Crisis é a seguir! Dizem os responsáveis que durante muito tempo a DC não vai utilizar a palavra "Crisis" em BD :P
    Mas a seguir ao "main event" Final Crisis se houver "spins-offs" de jeito, também falarei deles!
    Se quiseres já estou promto para fazer uma lista com as "crises" da DC todas de seguida.
    :)

    Kitt
    Caso não tenhas reparado eu dei nota negativa a esta série. O nº 5 está a vermelho! Portanto... nõ gostei.
    :P

    LBJ
    Na generalidade elas são boas, este "countdown" é que não. O dificil é, para quem não está muito por dentro das "crises", é seguir é ter uma linha que as ligue todas. Quando fizer as "reviews" aos três livros que saíram da Final Crisis vou tentar fazer um guia de crises da DC!
    :)

    Rafeiro
    Claro... é para os incautos evitarem gastar dinheiro à parva!
    :P

    ResponderEliminar
  6. "Caso não tenhas reparado eu dei nota negativa a esta série. O nº 5 está a vermelho! Portanto... nõ gostei."

    Nesse caso devia ser menos 5,ou então nota 1,ou 2,ou 0.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Kitt
    Já li bem pior que isto, portanto cinco acho que está bem (um quatro também não ficava mal). Gostei de alguns momentos dentro da monotonia da série...
    Já agora:
    1 a 2 - Evitar a todo o custo
    2,5 a 5,5 - Mau
    6 a 9,5 - Leitura decente
    10 - ##### - Obrigatório

    :)

    ResponderEliminar
  9. Rafeiro
    9,6 não existe na minha escala...
    Ou é "9", "9,5" ou "10".
    :P

    ResponderEliminar
  10. 9.5 é só uma leitura decente?

    Radjack

    ResponderEliminar
  11. Radjack
    Claro ;)
    Mas existe diferença entre entre uma "leitura decente" de 9,5 e uma de 6!
    É lógico.
    :P

    ResponderEliminar
  12. Ahahhahaha!
    O meu sistema de pontuação é muito "à frente"!!!
    Nenhum provoca tanta confusão!
    :D

    ResponderEliminar
  13. Ando a acompanhar pelas revistas da Panini - vai no #11 de 13. Estava a gostar ou pelo menos não achei mau até 2/3, mas realmente demasiado tornou-se confuso e penoso e incoerente. O que vale é que está a acabar, porque se me dissessem que ainda faltavam mais não quantas edições, já teria desistido de comprar.

    ResponderEliminar
  14. Reignfire
    Também sou dessa opinião, até meio até se lê bem (sem ser nenhuma obra-prima...), mas a partir daí torna-se muito confuso!
    :(

    ResponderEliminar
  15. Eu, infelizmente, li nos "floppies" à medida que iam saindo. Que pura perda de tempo e, acima de tudo, dinheiro. Escusado e desnecessário. A DC parece que, recentemente,está a melhorar o seu caminho (ver Blackest Night, por ex.), mas atingiu o nadir de qualidade com está série e com os intermináveis e desnecessários tie-ins que apenas serviam como assalto á carteira.

    Venha depressa a série "Multiversity" (acho que é este o nome) de Grant Morrison.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]