domingo, 13 de dezembro de 2009

Justice Society of America: Black Adam and Isis


Este livro fecha a passagem do escritor Geoff Johns na série Justice Society of America. A estória que dá o título a esta compilação, Black Adam and Isis, é da sua autoria com arte de Bob Wiacek e Jerry Ordway (este também colaborou na escrita desta estória). E é Ordway quem aguenta esta fase de transição para Bill Willingham, que se espera que seja o mais rápido possível. Bill Willingham é o autor de uma série norte-americanas de referência para mim: Fables!
Penso que graficamente a série está mais inconsistente neste livro , os responsáveis gráficos já não são os mesmos dos livros anteriores! Conta com um evento principal, “Black Adam and Isis”, seguindo para um excelente e pequeno episódio em que podemos participar no aniversário de Stargirl e depois para um arco já da total responsabilidade de Ordway. Finaliza-se este livro com um pequeno capítulo dedicado à preparação do evento Blackest Night (Green Lantern).
A JSA debate no seu núcleo duro a inclusão e exclusão de alguns membros, devido ao embate anterior entre as duas facções criada pela presença do “Deus” Gog. Uma discussão acesa que acaba com a saída do Hawkman. A resolução final fica mesmo para o fim… primeiro existe um problema que envolve Black Adam, Billy Batson (Capitão Marvel, aqui ocupando o lugar do feiticeiro Shazam), Mary Marvel e Isis... ou seja, toda a família Marvel!
Black Adam é para mim um dos vilões (ou não) mais bem conseguidos da indústria dos comics norte-americanos. Tem uma personalidade muito complexa, por vezes ajuda lutando ao lado dos “bons” mas em contrapartida pode cometer os crimes mais hediondos devido à sua particular noção de justiça… Assim como consegue odiar, também sabe amar e este livro fecha mais um capítulo do romance com Isis. Esta ligação amorosa tinha começado em “52”, depois num livro que eu não consegui obter (Black Adam: The Dark Age), e tem neste livro um desenvolvimento inesperado após a ressurreição de Isis, esta não é mais aquela doce deusa que “amansou” Black Adam…
O segundo arco do livro começa com: “- Black Adam ruined my birthday!”
Stargirl está danada depois do embate anterior, mas a festa é catita e a loucura Starman conseguiu-me arrancar uns sorrisos. Uma estória curta, mas bem feita!
A estória seguinte, uma “Ghost Story” em que a JSA têm um embate com um vilão da 2ª Guerra Mundial (e de 2ª categoria também…), é um perfeito “filler” e não passa disso mesmo… dá para passar o tempo!
Para finalizar temos mais um pouco de publicidade a “Blackest Night”, com Scar a controlar a JSA à distância…
O primeiro arco acaba de uma maneira que me dá vontade de continuar uma série que eu ia descontinuar, bolas!
Boas leituras.

Hardcover
Criado por: Geoff Johns, Dale Eaglesham, Bob Wiacek e Jerry Ordway
Editado em 2009 por DC Comics
Nota : 7,5 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário