domingo, 6 de dezembro de 2009

Incal Final Vol.1: Os Quatro John Difool


Este sim! Este levou-me a reler novamente o Incal e a aperceber-me do que se tinha passado na última página do sexto livro do O Incal, “A 5ª Essência: O Planeta Difool”, editado pela Meribérica em 1990.
Jodorowsky continua a trabalhar o universo Incal e com esta série, segundo ele diz, vai encerrar o ciclo do O Incal. Está série, Incal Final está prevista para ser um díptico (dois livros) surgindo a seguir a uma série que nunca foi editada em português, “Avant l`Incal” (Depois do Incal). Este “Depois do Incal” não conheço, embora tenha lido bastantes críticas positivas, mas pelo que eu percebi não é bem uma série mas sim o contar de episódios e envolvências que ficaram por contar ou explicar no Incal.
O “Incal Final” começa exactamente na última página da série Incal, é mesmo uma continuação, e isso alegra-me pois para séries derivadas já bastam as várias sagas diferentes dos Metabarões (Casta dos Metabarões, Castaka, Armas do Metabarão) e Tecnopapas (gostaria muito de ver esta editada em português!).
O autor é Jodorowsky, o grande arquitecto deste universo imaginário, e desta vez o desenhador é o mexicano José Ladrönn. Este já tinha colaborado com Jodorowsky em alguns momentos do Incal, mas sobretudo é conhecido no mundo dos comics norte-americanos pelos seus trabalhos em “Cable”, “Inhumans” e “Hip Flask”. Também colaborou como autor de capas em grandes sagas como “Planet Hulk” e “Countdown to Infinite Crisis - The Omac Project”.
O traço deste mexicano é excelente, como podem verificar todos aqueles que comprarem este livro, e tendo como influência Juan Jimenez e Moebius, consegue descolar destes mostrando que tem personalidade e muita qualidade.
Em relação à estória do livro não vou adiantar muito, mas fiquem já a saber que os “quatro” não são as quatro partes da personalidade de Difool que o Incal mostrou no livro “O Incal Negro” (da série original), mas sim quatro John Difool em quatro estádios de desenvolvimento espiritual diferente. Não há dúvida que o “multiverso” está na moda! Continuamos a ter as excelentes metáforas, sobretudo agora com o histerismo e medo de determinadas doenças, temos ainda o esoterismo sempre presente e aquela linguagem muito particular deste universo (adoro tecnocretino e homeoputa :D ). Já agora e para não fazer confusão, a dona do coração de John Difool neste livro, Louz de Garra, não é a Animah da primeira série! Pelo que investiguei vem da série “Antes do Incal” (apenas o volume nº1 editado pela Meribérica).
O livro funcionou bem e fiquei com muita vontade de ler o segundo, infelizmente ainda não está editado no original… espero que quando sair em França a Vitamina BD acompanhe e termine esta série!
Gostei!
Boas leituras.

Hardcover
Criado por: Alejandro Jodorowsky e José Ladrönn
Editado em 2009 pela Vitamina BD
Nota : 9,5 em 10

10 comentários:

  1. Para quem não leu todos os comentário do post anterior, "As Armas do Metabarão", o editor da Vitamina BD (Pedro Silva) faz alguns esclarecimentos em relação a algumas dúvidas/incompreensões sobre alguns livros da Vitamina BD/BD Mania.
    Para saber mais é só ir ler a caixa de comentários do post anterior!

    :)

    ResponderEliminar
  2. Boas notícias, sim senhor...

    As saudades que eu já tinha do Difool... Já agora, saiu em Português o primeiro volume do depois do Incal, não sei quem publicou, provavelmente a Meribérica, não consigo agora verificar porque tenho a colecção temporáriamente em caixotes :(

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver uma coisa. Agradeço que as novidades de BD parem imediatamente. Já esgotei por 3 vezes o orçamento para banda desenhada. Novidades apenas para Janeiro sff. :)

    ResponderEliminar
  4. Este álbum é muito bom. Teve o condão de prosseguir a série onde ela tinha ficado e logo de imediato uma nova história se desenvolve. Universos tecnológicos, muita acção e o regresso de Difool. Junta-se o muito agradável desenho de Ladrönn e ficamos a desejar rapidamente continuação da história.

    O Pedro Silva falou sobre a quase impossibilidade da edição dos "Tecnopapas" mas nada disse sobre o "Depois do Incal". É uma série terminada (6 álbuns) será que não se enquadra na filosofia?

    Caro Paulo, passou-se a 1ª metade do ano "à mingua" e na 2ª metade temos agora uma enxurrada. Nós, os portugueses, não conhecemos "meios-termos". Da minha parte, o desejo que continue a "chover" assim!

    Bongop, esse "...e ainda não acabou!" do post anterior, deixa anterver alguma coisa nas entrelinhas ou foi uma forma de expressão?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. LBJ
    Já não me lembro se saiu o "Depois do Incal" ou "Antes do Incal", mas um dos dois saiu de certeza!
    Agora temos a continuação e com qualidade!
    :)

    Paulo Brito
    Acho que para o princípio do próximo ano terás mais novidades!
    :P

    Verbal
    Também concordo contigo! Este livro é bastante bom.
    Duvido que uma colecção de seis livros se enquadre na filosofia actual da Vitamina BD...
    Estou com uma secreta esperança que saia mais um livro até ao fim do ano!
    (Mas é só uma esperança... não é certeza!)
    :P

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. “Après L'Incal” (“Depois do Incal”). Só foi editado um volume, no original. É, de certa maneira, continuada em “Final Incal”(agora editado em Português), sem Moëbius e em apenas dois álbuns (conforme escreves, e muito bem), em vez dos seis originalmente planeados. Por isso é mesmo uma excelente edição com a qual eu me regozijo, e por isso aqui deixo um merecido agradecimento à Vitamina BD.

    A Meribérica, que desapareceu já há uns belos anos, ainda continua a fazer mossa. É lamentável que um processo de insolvência demore tantos e tantos anos.

    Não sabia que a série "Les Tecnoperes" tinha sido "apanhada" pela Meribérica (o que é uma pena), o primeiro volume é de Abril de 1998. A série encontra-se fechada, tendo terminado no oitavo volume. É uma das melhores séries do universo Incal. Para quem não tiver problemas em ler em Francês poderá adquiri-la no sítio das Humanoïdes Associés pela módica quantia de 69 Euros, mais portes. Eu ainda tenho esperanças de a ver editada em Português.

    A série “Megalex” também já está fechada e espero que o assunto Meribérica fique resolvido e que a Vitamina BD reconsidere e edite uma edição integral, afinal são só três álbuns. Uma edição "Integral" por ano era um mimo para a malta pelo Natal; tipo edição muito limitada. Eu compreendo, em cenário de crise (que no caso Português é praticamente sempre) o Pedro Silva, e até lhe agradeço o cuidado em só querer apostar em one-shots e em séries de curta duração e com fecho assegurado. Tem sido uma das nossas maiores criticas às Editoras o facto de não terminarem o que começam (eu já ficaria satisfeito se as continuassem!). Por outro lado, fico com muita pena de não poder ler em Português grandes séries.

    Ainda o Incal: uma das preocupações do Jodorowski foi que qualquer um dos spin-offs possa ser lido sem que seja realmente necessário ter um grande conhecimento do Universo; a maior prova é a série “Megalex”, que decorre no Universo Incal. Obviamente que ter alguns conhecimentos do Universo trará uma maior envolvência na leitura.

    ResponderEliminar
  8. Depois de ler o comentário do Refem, apercebi-me que quando anteriormente me referi à série "Depois do Incal" efectivamente queria dizer "Antes do Incal" (6 álbuns). Fica a correcção.

    ResponderEliminar
  9. John Difool:" um bom charuto, um bon whisky e uma homeoputa em cada braço". Dificil não gostar duma personagem destas! :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Para quem não pesca nada de francês (tal como eu) é possível arranjar a série Antes do Ical em inglês editada pela humanoids publishing, em espanhol pela norma comics. a devir brasil também a editou em 3 livros.
    Gosto especialmente do título do 5 tomo "ouisky, spv, et homéoputes" :-) ... arte está a cargo Zoran Janjetov, que também desenhou Les Tecnoperes.

    Refém da BD, uma edição integral do Megalex até me fazia dar piruetas no ar!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]