segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A Pró



"Ela Pragueja
Ela Fuma
Ela Amamenta
Ela Engole (a concorrência)
Ela é a mais improvável pessoa na Terra para ter super-poderes!
Ela é a "Pró"

Este pequeno livro foi das maiores paródias, a roçar a humilhação, aos super-heróis tradicionais que eu já li! Bem, aqui ou se gosta ou se detesta! Não há meio termo… (eu gostei!).
O livro “A Pró” foi editado em 2003 em português pela Devir e ainda se arranja com bastante facilidade nas livrarias e em algumas grandes tabacarias. Os autores desta “pequena brincadeira” são Garth Ennis (textos), Amanda Conner (desenho) e Jimmy Palmiotti (cor).

Como é sabido por muita gente Garth Ennis não gosta de super-heróis e provavelmente poderá chegar ao “detesta super-heróis”. Já o tinha demonstrado na excelente série “The Boys”, mas aqui neste livro vai até ao limite! A carreira deste autor irlandês é recheada de muitos títulos e alguns êxitos, vou referenciar “The Boys”, “Hellblazer” e a sua grande obra: “Preacher”. Ganhou diversos prémios durante a sua carreira, mas falando do prémio mais conhecido da BD, os “Eisner Awards”, foi nomeado nestes por quatro vezes ganhando o prémio apenas uma vez. É um autor que tem como apanágio grandes doses de violência, tanto física como verbal, aliadas a uma crueza do quotidiano tão normal nos seus textos, que passa a ser banalidade. Não fazendo comparações é muita na linha de Warren Ellis.

Conheci a artista Amanda Conner através do título Vampirella : Death & Destruction, depois disso vi o nome desta talentosa desenhadora em muitos títulos da DC (Birds of Prey, Supergirl, Power Girl, Batgirl…), Marvel (DareDevil, She-Hulk, Excalibur…) e outros como PainKiller Jane. Acompanhando Amanda Conner em muitos títulos como colorista temos Jimmy Palmiotti, que não só é colorista como também é autor de textos!
Como autor tem o seu dedo em DareDevil, Hawkman, Deadpool, entre outros, como colorista tem o seu nome em Ghost Rider e Punisher.

Como vêem são três artistas com bastantes pergaminhos e um que dia resolveram gozar com os super-heróis! E que gozo…
O “Vigia” numa aposta com o seu robot, garantia que qualquer ser humano era capaz de uma atitude verdadeiramente heróica se tivesse poder para tal, e a escolha caiu numa prostituta de rua com os valores humanos bem lá em baixo… é claro que ela tem uma linguagem que em nada se coaduna com os seus colegas superes e as suas acções violam qualquer código de honra destes! Para além disso serve-se dos seus poderes para se vingar de alguns “clientes” que se usavam da sua “arte” e não pagavam no fim, para cúmulo usa os seus super poderes para ser uma super prostituta enchendo-se de dinheiro!

Enfim… só lendo! Para quem não tenha preconceitos é um livro a ler, e atenção à linguagem usada no livro… é muito “vernácula”!
:D
Boas leituras.

TPB
Criado por: Garth Ennis, Amanda Conner e Jimmy Palmiotti
Editado em 2003 pela Devir
Nota : 8 em 10

13 comentários:

  1. Caramba!!! Lol

    Só tu para me lembrares deste comic. Já o li e reli varias vezes, e sempre quis fazer uma imagem com ela e vou sempre esquecendo...

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho dois exemplares deste livro. O primeiro, de o ter já lido algumas vezes (é divertido...não é por mais nada, fosga-se!) está a desfazer-se; o segundo é para não envergonhar a colecçãozita que cá tenho. o Ennis deve engolir um sapo cada vez que recebe 30 dinheiros para desenhar mainstream.

    ResponderEliminar
  3. Os super heróis mijam! Poderiam criar um seriado televisivo ou um filme em Hollywood.
    Confesso que eu li outra BD de Garth Ennis muito hilariante (ecologismo e sangue), Gooddess.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de ler esta BD e tenho-a em casa. É, de facto, muito divertido. Melhor, na minha opinião, que "The Boys", BD esta que não consigo gostar. O 2.º TPB nem o consegui acabar. :-)

    ResponderEliminar
  5. Eu na epoca nao gostei,se a le-sse agora se calhar ate gostava.

    ResponderEliminar
  6. OCP
    Sim faz uma manip. dela!
    :D

    Refem
    E eu que pensava que era muito nerd... Afinal tu és muito pior!
    LoL
    :D

    Ismael
    Sim, estes mijam. São humanos!
    :D

    Sam
    Não conheço o "The Boys", apenas sei que é o trabalho dele mais conhecido e que teve boas críticas de muita gente. Mas não posso opinar, desconheço mesmo!
    :)

    Kitt
    Então está na altura de leres outra vez!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. So se for em ingles,esse album eu não comprei.

    ResponderEliminar
  8. As borbulhas no rabo(na vinheta do biberon) he he.. fazem- me lembrar uma amiga francesa e ruiva
    que tinha uma constelação de sardas no rabiosque.
    Abraço e boa passagem de ano para ti e para a os teus!
    (nada de desleixo no trabalho que já que vou ser utente em breve!)

    ResponderEliminar
  9. Olá Bongop!!
    Apesar de não ser fã do Ennis (longe disso!!), diverti-me a ler este livro, primeiro porque a história é engraçada, segundo porque o livro foi-me oferecido :).
    Ainda não percebi muito bem qual a pancada que ele tem, em relação aos super-heróis... será que foi molestado por algum quando era pequenino?? Será que ele pediu um Super-Homem ao Pai Natal e recebeu um Noddy??
    Vai-se lá perceber!!

    Aproveito para desejar um óptimo 2010, cheio de saúde, alegria e muitos comics, para ti e para a tua familia.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  10. Li isto quando saiu, achei piada.

    Abraço

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]