quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bernard Prince



Bernard Prince foi um dos heróis que eu segui avidamente na revista Tintim. Aliás, Hermann e Greg eram os autores de duas das mais interessantes séries desta revista, o outro título de que eu estou a falar é o magnífico Comanche (a minha série preferida de cowboys).

Hermann (desenho) e Greg (textos) formaram uma das melhores duplas da Banda Desenhada Franco-Belga de sempre. Esta é a minha opinião! Greg, já falecido, tem na sua “carteira” títulos como Comanche, Spirou e Fantásio, Modeste e Pompon, Bernard Prince, Luc Orient, Olivier Rameau, Clifton, Corentin, Os Náufragos de Arroyoka, Clorofila, Bruno Brazil, etc., etc.

Hermann continua a ser um autor muito activo apesar da sua idade tendo a Vitamina BD editado muitos títulos dele recentes: Jeremiah, As Torres (Herança) de Bois-Maury, O Diabo dos Sete Mares, Caatinga, Mataram Wild Bill. Claro que tem os seus títulos imortais como o referido Comanche, Jugurtha e este Bernard Prince. Como nota de relevância, parece que Hermann vai voltar a este título após 32 anos! E parece que irá ser editado pela Vitamina BD lá para o fim do ano. Esperemos que sim! Pelo que tentei descobrir, o título será “O Rapto” (isto não é certo).

A determinada altura da vida artística de Hermann este teve de optar por uma de duas séries: Comanche ou Bernard Prince… a escolha foi Comanche, ficando Dany (um admirador de Hermann) a assegurar o desenho. Isto passou-se do 13º álbum para o 14º.

As aventuras deste marinheiro, muito apresentável para o normal dos homens que fazem a vida no mar, passam-se em todos os oceanos do globo terrestre. Desde as Caraíbas até ao Índico o antigo espião da Interpol mete-se em golpes de estado, acaba com tráficos ilícitos e cai sempre em armadilhas do destino que o levam para excelentes e perigosas aventuras. Como companheiros tem o lobo do mar Barney, o típico marinheiro, e o grumete Djin.

Muitas das aventuras de Bernard Prince estão editadas em português, vou tentar colocá-las por ordem cronológica original e não como saíram por cá. Assim temos:




- O General Satã/Piratas de Lookanga (Ibís, Bertrand, Revista Tintim)
- Tormenta sobre Coronado (Revista Tintim)
- A Fronteira do Inferno (Ibís)
- Aventura em Manhattan/A Passageira (Distri, Revista Tintim)
- Oásis em Chamas (Bertrand)
- A Lei do Furacão (Bertrand, Revista Tintim)
- A Fornalha dos Condenados (Revista Tintim)
- A Chama Verde do Conquistador (Meribérica, Revista Tintim)
- O Regresso do Fantasma (Bertrand, Revista Tintim)
- O Sopro de Moloch (Meribérica)
- A Fortaleza das Brumas (ASA/Público, Revista Tintim)
- Objectivo Cormoran (ASA/Público, Revista Tintim)
- O Porto dos Loucos (Distri, Revista Tintim)
- A Cilada dos 100 000 Dardos (Meribérica, Selecções BD)
- Orage sur le Cormoran (Lombard)
- La Dynamitera (Blanco)
- Le Poison Vert (Le Lombard)

No Mundo de Aventuras saíram duas pequenas estórias: “O Rapto de Djin” e “Barney em Apuros”.
Assim espera-se nova aventura destes três marinheiros a bordo do belo Cormoran para breve!
É uma série que aconselho vivamente a leitura. As aventuras são muito boas, bem pensadas e sobretudo com uma arte extremamente dinâmica e paisagens diversificadas.
Um ícone da BD Franco-Belga!
Boas leituras e venha lá o 18º volume!

Hardcover
Criado por: Michel "Greg" Reignier, Hermann Huppen, Dany e Edouard Aidans
Editado entre 1970 e 2009 por Distri Editora, Ibís Meribérica, Bertrand e ASA/Público (nesta datas não foram incluídas as revistas Tintim)

Boas leituras


13 comentários:

  1. Hola!... estas planchas estan fantasticas... se ve que es un trabajo ilustraco muy bueno... :)

    saludos.

    gracias por su comentario en comicblog!

    ResponderEliminar
  2. É um herói especial e um dos meus favoritos. É uma excelente notícia. Seria um excelente especial Público/ASA pois ainda faltam editar em álbum alguns que só viram o prelo na revista do Tintin, e outros que ainda são inéditos em português.
    Comanche também é uma das minhas séries de eleição.

    Há um historiador de BD em Portugal que odeia o (trabalho do) Greg. Li o seu desagrado num dos seus livros sobre BD em Portugal, e não consegui perceber o porquê do desagrado.

    ResponderEliminar
  3. Trejos
    Não tens nada que agradecer ;)
    Bernard Prince é excelente! E de certeza que existem mais livros editados deste herói em castelhano do que em português!
    :)

    Refem
    Não sei como estão os direitos para português. A Vitamina tem estado a editar tudo quanto é Hermann, não se algo poderia ser editado pela ASA (ou ASA/Público).
    Mas esperemos pelo menos que saia pela Vitamina BD o último pela mão do Hermann!
    Quem é esse "historiador de BD em Portugal" e que livro é esse??
    Já agora também queria perceber essa opinião de alguém cujos conhecimentos de BD deverão ser extremamente vastos (visto que é um historiador de BD em Portugal)!
    =)

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus personagens de eleição… Uma viagem no tempo e nas memórias. Greg é um dos grandes argumentistas da BD Franco-Belga e quem diz o contrário, com o devido respeito devia dedicar-se a explicar por palavras curtas a complexidade da relação da Heidi e do avozinho carrancudo.

    ResponderEliminar
  5. Hermann

    É sem dúvida um dos meus preferidos, uma excelente noticia. Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Hola,
    acabo de ver tu blog, y esta super buenisimo!!!! me emociona mucho encontrar blogs de información de comics, para así estar al día con todos los autores, estilos y libros de BD. La portada de o voo negro de François Bourgeon está con unos movimientos tan naturales que me parece extraño que sea de hace años.wow!
    Está muy graciosas las planchas de Tout sur les celibataires, ese libro de humor está interesantisimo!!
    Soy una fan del comic europeo, pues definitivamente tienen un nivel impresionante!
    Hemos colocado tu link de tu blog en "El Amazonas comics", para que los lectores disfruten de las novedades de BDy tambien para estar al tanto de tus actualizaciones.
    Un saludote desde Perú!

    ResponderEliminar
  7. Mas 1 coleção para ficar com buracos,e formatos variados depois de tantas editoras.
    A edição Asa/Publico já não se encontra na loja on-line do publico,já teram enviado essas coleçoes para as Fnacs/Bertrands de todo o pais???
    As unicas coleçoes asa/publico disponiveis são Alix e Gaston,das anteriores nem sinal na loja publico on-line.

    ResponderEliminar
  8. EL AMAZONAS COMICS
    Obrigado!
    O vosso blog também tem link aqui no Leituras de BD!
    :)

    Manuel Frederico
    Por acaso os livros editados são sensivelmente todos da mesma dimensão, apesar de serem de várias editoras. Os livros que têm o Hermann como desenhador estão quase todos editados em álbum neste momento, esta não é uma colecção com muitos buracos (felizmente). Era bom sim que uma editora pegasse naqueles que ainda não foram editados e os editasse em português, não são assim tantos! mas como eu disse atrás, não sei como estão os direitos do Bernard Prince/Hermann. A ASA com o Público editou dois livros o ano passado, mas em contrapartida a Vitamina BD tem editado tudo quanto é do Hermann.
    =)

    ResponderEliminar
  9. Comanche é excelente e então a prancha que coloquei num post na sequência de um desafio do bongop é o sumo dos sumos:
    http://www.portaviii.com/o-desafio/

    ResponderEliminar
  10. Paulo Brito
    Espero que um dia, talvez numa colecção ASA/Público, saiam os volumes que faltam desta colecção!
    :)

    ResponderEliminar
  11. Esta é indiscutivelmente uma das minhas séries de referência. Acho que creci a ler e a reler álbuns que hoje já estão velhinhos de tanto serem mexidos, como A Chama Verde do Conquistador ou A Lei do Furacão, para referir apenas alguns títulos. Daí que esteja muito curioso por este regresso do Hermann a um dos seus grandes heróis de referência. Mal posso esperar para ler o novo título. Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Estou à procura do nome do "maldizente" nos livros sobre história da BD que para lá tenho. Quando encontrar digo-te.

    ResponderEliminar
  13. João Amaral
    Eu também "cresci" com este herói, e fico curioso de ver como sairá o próximo, com uma ausência do Hermann de tantos anos e com um novo autor de textos.;)

    Refem
    Então descobre lá para eu tentar perceber o que tem de tão mau os escritos do Greg...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]