sexta-feira, 15 de julho de 2011

As Águias de Roma - Livro II


A série “As Águias de Roma” teve no mês de Junho o segundo volume editado pela ASA, assim os leitores portugueses ficaram em pé de igualdade com os leitores franceses, visto que o terceiro livro só será editado no original lá mais para o fim do ano, se não houverem atrasos! Seria óptimo se a ASA conseguisse editar em simultâneo este novo futuro desenvolvimento da série com a editora francesa Dargaud, detentora dos direitos.
Enrico Marini está a trabalhar a todo o vapor para o mercado francófono, estando a desenhar e colorir neste momento mais quatro séries. Esta tem a particularidade de ser também escrita por ele, sendo a primeira onde este autor italiano se propôs a fazer o trabalho completo. Pode-se dizer que está a fazer um excelente trabalho na sua generalidade! O rigor do ambiente histórico de Roma e dos seus costumes está muito bom, com pormenores que vão preparando o leitor para o enorme desastre militar romano, que foi a batalha da floresta de Teutoburg!
Esta batalha já foi apresentada em inúmeros documentários na televisão pelo impacto que teve no orgulho de Roma e nas suas fronteiras. Tudo leva a crer nesta história que Armínio é o grande militar que uniu os germânicos e deu aquela grande “tareia” nas legiões romanas. Portanto esta história está bem situada numa determinada e precisa época do Império Romano, e com bastante rigor. Marini entrelaça várias personagens fictícias e reais, dando corpo a uma intriga tripla, uma conta a estória da relação entre Marcus e Armínio, outra dá conta dos casos amorosos e finalmente surge a intriga política e palaciana! Esta surge devagar, por entre as outras duas, mas cada vez com mais peso na estória.
A arte é o ponto forte, e cada vez mais forte, neste autor. As suas páginas são verdadeiramente uma delícia visual! O detalhe das cidades romanas, e dos campos de batalha está incrível Continua em grande progresso e eu continuo a ficar encantado com o seu trabalho de colorista, sobretudo nas páginas onde predominam cores quentes. O progresso na representação do corpo humano foi muito bom também, mas sobretudo nas faces e suas expressões. É aqui que Marini mais progrediu (na minha opinião).
Quanto ao dizer-se que as cenas de sexo é que conduzem a estória, acho que não têm razão nenhuma de ser… o contrário sim, a estória conduz a cenas de sexo! Este livro é para adultos, portanto se não querem BD “quente” terão de comprar outro tipo de livros, existem muitos outros para crianças que de certeza não terão cenas de nus e tanta violência.
Este livro apresenta a mulher por que Marcus se apaixona violentamente, embora seja um amor proibido, pois esta já se encontra prometida pela família a um outro romano com ligações familiares ao célebre general Lépido, este encontrava-se no exílio surgindo perdoado em Roma e tratando já de fazer intriga política. Armínio salva Marcus de uma primeira emboscada, mas ao ver que o amigo preferia fazer uma loucura por Priscilla (o seu grande amor) em vez de o acompanhar para a guerra, dana-se com ele quebrando a amizade fraternal que tinham desde o episódio do urso no volume anterior! Mas Priscilla tem um segredo na sua família que vai afectar Marcus severamente… e na impossibilidade completa de alguma vez se juntar a Priscilla, Marcus torna-se um soldado temerário e respeitado dentro de exército romano, fazendo as delícias do seu velho guerreiro pai. Entretanto Armínio já tinha seguido para a Germania com um general romano! Mas será que Roma confia nele??
É o que vocês poderão descobrir neste segundo volume!

Boas leituras!

Hardcover
Criado por Enrico Marini
Editado em 2011 pela ASA
Nota : 9 em 10

5 comentários:

  1. as férias do Bongop acabaram e com estas novidades estou a preparar a leitura para as minhas férias.

    ResponderEliminar
  2. Bem, como já te tinha dito, a arte do Marini para mim nesta série foi uma verdadeira revelação. E também se está a revelar um excelente argumentista. Por isso, no geral concordo com o que tudizes e vale a pena ter estes dois livrinhos na mão e folheá-los muito lentamente. Por isso, como deves calcular aguardo o terceiro com muita ansiedade. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Paulo
    Então terás umas excelentes férias!
    Eheheheh
    ;D

    João
    Vale mesmo muito a pena ter estes dois livrinhos e esperar pelo terceiro!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Esta série é fabulosa!! O Marini é simplesmente espectacular... a editora Asa está de parabéns mais uma vez!!

    Bem,que sensação de deja vu!! Tens toda a razão, o pessoal habituou-se de tal maneira às redes sociais que esquece que existe vida para além do FB e companhia limitada (vou-me fustigar violentamente...).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Lucaimura
    Também concordo contigo! O livro é muito bom, melhor que o primeiro.
    ;)

    Tens de ver uma coisa que o pessoal se esquece... se alguém fizer uma busca no Google, ou noutro motor de busca qualquer, por algo que a faça cair num blog que tenha a informação desejada, irá ver a tua opinião sobre o assunto. Todos os comentários que faças no FB desaparecem no anonimato para sempre passado uma semana!
    Eu uso o FB apenas para publicitar mais um post no blog, ou para mandar umas bocas a amigos e por vezes até se vêm coisas giras! Mas desaparecem num instante... no blog perduram!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]