Para além da pintura fez Banda Desenhada e ilustrou algumas colecções de cromos!
Uma parceria importante aconteceu em Agosto de 1949, quando aos 16 anos publicou a sua primeira estória de BD (História Maravilhosa de João dos Mares), no primeiro número da mítica revista portuguesa Mundo Aventuras, o que é um marco pois também foi a primeira publicação da editora Agência Portuguesa de Revistas (APR)!
Trabalhou também com outras editoras da época como a Camarada e com a Editorial Dois Continentes, mas foi com a APR que teve uma ligação mais estreita. Quase todas as publicações desta revista contiveram capas, ilustrações ou bandas desenhadas deste artista.
Ainda para o Mundo de Aventuras, criou uma biografia ilustrada chamada "Camões, Sua Vida Aventurosa", publicada em 1972 no último volume da série Álbum Especial, esta história também existe em BD!
Os seus últimos trabalhos importantes de BD e ilustração foram feitos para a Editora ASA, sendo que o que nos interessa agora é mesmo a sua ligação à editora de Roussado Pinto (Ross Pynn), a Portugal Press!
É aqui que nasce a Zakarella!
A revista Zakarella assentava nas histórias de duas míticas publicações norte-americanas, a Eerie e a Creepy. As histórias em Banda Desenhada destas duas revistas, servidas por excelentes autores, povoavam o interior da revista Zakarella. Mas quem dava o nome a esta revista mítica portuguesa era mesmo a
heroína criada por Carlos Alberto dos Santos com histórias ilustradas em que Ross Pynn (Roussado Pinto)fazia a parte dos textos.
Carlos Alberto dos Santos, em conversa comigo, disse que o esquema criativo era um pouco ao contrário do normal… ele Carlos Alberto fazia uma ilustração da Zakarella e Roussado Pinto fazia a história com base nessas mesmas ilustrações. Carlos Alberto disse que essas ilustrações eram, à data, o “libertar dos seus demónios interiores” e que hoje seria incapaz de reproduzir algo da Zakarella.
Para finalizar, este artista continuou sempre ligado à arte, nunca desistindo de pintar sobre encomenda, os seus trabalhos são muitos, e superiormente admirados por todo o mundo… infelizmente em Portugal é quase um desconhecido!
Uma nota final… nunca eu pensei com 8 anos de idade ao fazer a colecção de cromos “Camões” (124 guaches) que passados 40 anos iria escrever sobre este artista!
Exposições importantes de Carlos Alberto dos Santos:
- National Society for Fine Arts, Lisbon, 1970, 1972, 1974, 1976
- Faculty Club of the MIT, Boston, 1984
- Casa da Saudade Library, New Bedford, 1986
- Cambridge Public Library, Cambridge (USA), 1986
A Zakarella vai ser um motivo central na Bedeteca de Beja durante este mês, abrindo a exposição amanhã ao fim da tarde. Poderão ver os trabalhos de recriação desta personagem por artistas actuais, ou seja, todos os autores do Desafio Zakarella mais alguns que decidiram participar com os seus trabalhos especialmente para esta exposição na Bedeteca de Beja!
Convido-vos a dar um "saltinho até Beja!
Boas leituras
Carlos Alberto Santos, um senhor.
ResponderEliminarPassados 40 anos nunca pensaste ter uma ligação tão grande a este enorme artista, verdade? ]:-)
beijo d'enxofre
Um dos maiores artistas portugueses na minha opinião e que marcou uma época.
ResponderEliminarDepois quero ver fotos da exposição da Zakarella, que infelizmente não vou puder ir.
Abraço. :)
Diabba
ResponderEliminarNão, nunca pensei! Andava eu ranhoso de calções e joelhos arranhados a trocar cromos do Camões, e agora deu nisto!
:D
OCP
Claro que vais ver muitas fotos!
;)
Muy buenas ilustraciones, se nota un gran dominio de la técnica.
ResponderEliminarArion
ResponderEliminarA técnica é excelente!
Infelizmente há poucas reproduções com qualidade...
;)
Bongop,
ResponderEliminariremos ver algumas destas reproduções noutro sitio?:)
Abraço
Oneiros
ResponderEliminarAlguns trabalhos vão voar para o Porto no dia 9 de Março!
O MAB é o próximo alvo da Zakarella!
;)
Bongop,
ResponderEliminarNo Mab?
Yupiiiiiiiiiiiiiiiiii..
Oneiros
ResponderEliminar:D
É de facto um notável desenhador e e ainda mais notável pintor e o mais engraçado é que alguns dos seus trabalhos fizeram parte do imaginário da nossa infância. Recordo-me, por exemplo da belíssima colecção de cromos dedicada a Camões que, actualmente, tenho muita pena de não ter conseguido guardar e preservar... Felizmente que consegui arranjar algumas coisas dele, nomeadamente algumas das ilustrações que fez como capas de livros. Belíssima homenagem, sim senhor. Um abraço.
ResponderEliminarJoão Amaral
ResponderEliminarO Carlos Alberto dos Santos merece todas as homenagens que se lhe possam fazer!
;)
Vejo que o último comentário é de 2012. Encontrei esta fabuloso ilustrador e pintor hoje apenas, curiosamente para saber quem era este ilustrador de muitas capas de livros de Alice Ogando.
ResponderEliminarVou voltar aqui.
Luísa Paiva Boléo
ResponderEliminarObrigado, e volte sempre!
Os temas são variados e por vezes com discussões acesas.
:)