quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

American Vampire Vol.1 HC

Na rede social “Google +” tenho vários artistas dos Comics norte-americanos nos meus círculos, e se há uma série porque eles todos esperam que saia mais um número é esta. Assim falei com os meus botões e disse “se esta é uma série preferida pelos próprios artistas, deve ser boa com certeza!”
E comprei este primeiro volume de American Vampire.

Este primeiro livro também tem a particularidade de oferecer aos leitores uma estreia na Banda Desenhada, o célebre autor de livros de suspence e terror Stephen King! Conhecido pela sua série Dark Tower (também adaptada para BD), The Shining, Carrie e The Stand entre outros. Stephen King conta as origens de Skinner Sweet em pleno oeste selvagem, e Scott Snyder, o criador da série conta a estória de Pearl Jones. É a partir destas duas personagens que toda a trama vai ser desenvolvida. Estão intimamente ligadas estas duas estórias, pois Skinner foi o criador da vampira Pearl Jones.

A arte é de um fabuloso artista brasileiro que eu desconhecia, Rafael Albuquerque! Tem exactamente o traço sujo necessário para o registo que Scott Snyder queria para uma história que não é bonitinha… A sua arte é muito expressiva, substituindo um traço regular por outro mais agreste e disforme quando a cena o exige. Gostei bastante!

A história, como disse mais atrás, é contada a duas vozes iniciando o livro em 1925 com uma Pearl que quer singrar na carreira de actriz. O mercado da sua actividade era bastante competitivo e não está a ter muita sorte. Conhece Skinner Sweet, sem saber quem, ou que ele era, que teimava apanhar sol numa casa apenas para meninas. Pearl interpela-o várias vezes dizendo que faria queixa dele, mas apenas o consegue divertir… isto será útil para ela mais tarde! É convidada por um actor famoso para uma festa privada onde os convivas são tudo menos normais! Serve de refeição a vampiros que a deixam para morrer no deserto… mas bem agarrada à vida ainda consegue chegar a casa exangue, mas infelizmente para morrer de tão fraca estar.

Entretanto o livro dá um salto para acompanharmos a narrativa de Stephen King, que conta as origens do vampiro Skinner Sweet. O ano é 1880 e Skinner é um perigoso bandido condenado à forca. Irá ser levado por dois polícias em conjunto com o líder de uma sociedade de banqueiros, que fora bastante afectada por este bandido. Com ajuda consegue quase fugir, mas o banqueiro não deixa… nada mais que um poderoso vampiro! Infelizmente, para ele banqueiro, na sua luta com Sweet derrama sangue num dos olhos de Sweet, transformando-o…
Ainda mais complicada fica a situação quando por um motivo do acaso se dá uma mutação no contacto dos dois sangues, e nasce uma nova linhagem de vampiros. American Vampire! São morenos, gostam de sol, mais rápidos e mortíferos! Mas Skinner Sweet para além de ser um bandido da pior espécie apenas que vingança agora, e espera poder caçar um por um todos os que o quiseram matar no passado, a começar pelos vampiros europeus. Mas para já tem de conseguir sair de um caixão, onde foi enterrado, e ainda por cima alagado ficando vários metros debaixo de água...

Passando a Pearl, esta é salva por Sweet, que pela primeira vez torna uma pessoa normal em vampiro! Mas num vampiro como ele! Sweet é uma pessoa egoísta, como tal sempre quis ser o único da sua espécie, mas achou piada à rapariga e transformo-a dando-lhe as armas para a sua vingança contra os vampiros tradicionalistas europeus. A guerra começa para Pearl Jones…

Entretanto, voltando ao passado, os polícias que o prenderam continuaram a sua vida um deles casando (Felix Camillo), o outro sendo o padrinho (James Book). Infelizmente para o primeiro a sua mulher morre ao dar à luz… Book torna-se também padrinho da criança, Abilena. Quando Skinner consegue finalmente sair do caixão passados 30 anos encontra um mundo diferente, mas a sua vontade obsessiva por doces e por vingança estão lá! Acaba por eliminar uns quantos vampiros, mas a sua vingança em relação a Book é mais fria. Daqui não digo mais nada…

Pearl também consegue a sua vingança, com custos altos! Mas… existe mais alguém que se quer vingar à séria destes vampiros. Isso fica para vocês descobrirem!
O Leituras de BD aconselha este livro a quem gosta de estórias negras e de verdadeiros vampiros: feios, maus e ferozes!

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Stephen King, Scott Snyder e Rafael Albuquerque
Editado em 2010 pela Vertigo
Nota : 9,5 em 10

8 comentários:

  1. Ainda não li mas o Scott Snyder tem estado em alta. O Batman dele é das melhores coisas a serem feitas no género actualmente

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Basta ter vampiros a sério, e não fadinhas como na tal serie de filmes que não nomeio, para eu gostar. :D

    Já o Albuquerque, já conhecia das aventuras do ultimo Besouro Azul. Para mim ainda prefiro o Ted Kord mas a arte era bem boa. ;)

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  3. Depois de tantas variações sobre vampiros, podia-se pensar que já estava tudo dito mas American Vampire prova que não. A ideia de dar poderes diferentes aos vampiros é original (acho eu) e tanto a história como os desenhos estão muito bem conseguidos. Só me irrita um bocadinhos os frequentes "Hissss!" vampirescos porque me vem logo à ideia os arreganhar de dentes do Lua Vermelha. :)

    ResponderEliminar
  4. Loot
    Scott Snyder está mesmo em alta e o Batman é a cara dele, parece que foi feito à medida!
    ;)

    OCP
    Penso que o registo gráfico do Albuquerque se adapta aqui que nem um luva!
    :)

    Filipe Azeredo
    É uma série diferente de Vampiros, assim como foi FVZA! Quando há imaginação consegue-se sempre fazer algo novo e interessante fora dos cânones.
    Quantos aos "Hissss!" eu acho que eles nunca viram a Lua Vermelha, senão não punham!
    LOL
    :D

    ResponderEliminar
  5. Realmente o Sr. Stephen King contribuiu bastante para o facto de eu ter decidido adquirir esta bd quando a mesma começou a sair.

    Estou a gostar bastante e todos os meses a história evolui mais um bocado o que faz com que fique sempre ansiosa para ter os fascículos nas mãos mal estes saem (mas confesso que tenho pena de não ter comprado o hardcover que saiu - simples e bonito).

    Hehe, é assim que eu gosto dos meus vampiros: "Feios, maus e ferozes"

    ResponderEliminar
  6. Snow
    Também acho que os vampiros devem ser assim!
    :D
    Também já li que a estória melhora sempre e que o 2º volume é melhor que o 1º, e que o 3º é ainda melhor que o 2º! Agora só me resta ir comprando os restantes volumes, porque eu fiquei com muita vontade de continuar a série, mesmo...
    :)

    ResponderEliminar
  7. Optimus
    90% das vezes as estórias escritas ou desenhadas são melhores que as séries a que serviram de base para a TV ou para filmes. Por isso recomendo sempre a leitura e não a visualização!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]