domingo, 17 de fevereiro de 2013

Astronauta: Magnetar


Como começar?
Uma grande BD de autores brasileiros?
Aliás, mais uma grande BD de autores brasileiros?
Sim, e por favor, não me digam os leitores brasileiros deste blogue que também ainda não conhecem Magnetar!


O autor desta boa HQ é Danilo Beyruth. Este desenhador tirou um curso por correspondência na escola de Joe Kubert , e começou a espalhar a sua arte em Necronauta e no excelente Bando de Dois. O ano passado chegou a notícia que iria ser o autor, e artista de serviço para uma nova linha de Graphic Novel de Maurício de Sousa!
A personagem que lhe foi atribuída foi o Astronauta!

E que Astronauta!
Beyruth conseguiu dar-lhe um perfil mais adulto, sem destruir o original que todos conhecem da Turma da Mónica. Tudo o que o Astronauta representa na Turma da Mónica está neste livro, mas muito mais desenvolvido.
Foi uma excelente abordagem a esta personagem. A solidão e a capacidade de sofrimento nos limites da loucura são narradas graficamente de forma irrepreensível!
Já muitas críticas e abordagens foram feitas a este livro, e eu não queria repetir tudo quanto já foi dito, por isso a pergunta inicial “Como começar?”.

No respeitante ao argumento Beyruth foi inteligente. Deu ao Astronauta uma família, criou laços entre este e o seu avô. E por intermédio deste ficamos a saber parte da sua história familiar. Isto dá logo mais corpo à personagem, dá-lhe uma história passada. No início do livro o Astronauta é simplesmente um jovem aprendendo a viver no campo, fazendo armadilhas e pescando com o seu avô! Avô este que era um homem culto nos saberes da vida, e uma referência futura para o Astronauta. Ou seja, o astronauta tornou-se verosímil, e afinal não era apenas de papel.

Beyruth salta daqui para o espaço profundo… o Avô do Astronauta apenas conhecia o mundo dos arredores da sua quinta, nunca tinha saído dali! O Astronauta vai onde nunca ninguém foi, quer ser sempre o primeiro! Neste afã de presenciar fenómenos celestes pela primeira vez cai na esparrela da arrogância, cometendo um erro descuidado…
Saiu-lhe caro. Fico preso num asteróide que orbitava uma estrela Magnetar.
A partir daqui é a luta de um homem contra a solidão, contra a loucura. Isto está bastante bem desenvolvido, a primeira parte do optimismo em que a racionalidade o prepara para o imediato… água e aquecimento. De seguida trabalhar para sair dali! Esta parte já não corre tão bem ao Astronauta… É aqui que a loucura começa a tomar conta dele, embora a solidão seja a companheira do Astronauta este tipo de solidão é muito mais perigosa... é uma solidão não prevista e não querida. Leva um homem aos seus limites!
Penso que o argumento foi muito bem conseguido, sobretudo porque Beyruth também o ia narrar graficamente!

E a narrativa gráfica é o ponto forte do livro. Beyruth tem sequências muito boas, dignas dos melhores! Infelizmente não consigo mostrar aqui algumas páginas graficamente muito boas porque quase todas são duplas, ou com vinhetas apanhar duas páginas.
Existe no livro uma sequência muito “simples” da rotina do Astronauta depois de ficar preso. Uma página com toda a sua rotina, a página seguinte igual à primeira mas sem balões. Depois a página é repetida quatro vezes na mesma página, e na seguinte é repetida até à exaustão com vinhetas minúsculas! Ok… não usou apenas a primeira página e foi repetindo... Ele desenhou mais duas versões menores, pois os detalhes da página grande avolumavam-se, provocando distorção do desenho na redução! Esta solução para representar a rotina daquele Robinson Crusoé espacial foi excelente!

Também quero salientar o trabalho da colorista Cris Peter, foi muito boa no seu trabalho e fez salientar o desenho de Beyruth; e do editor Sidney Gusman. Congratz!

E já agora, quero ver quem é o primeiro a descobrir os "easter-eggs" que Danilo Beyruth colocou na obra!
:D


Recomendo a quem tiver possibilidade a leitura deste livro, e recomendo aos brasileiros a terem orgulho nos seus autores, e livros. Não queiram inventar super-heróis brasileiros, não funciona… os super-heróis são “gringos” como vocês dizem. Usem o que têm de melhor no vosso País e garantidamente terão boas obras de HQ!

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Danilo Beyruth (argumento e desenho) e Cris Peter (cor)
Editado em 2012 pela Panini Comics
Nota: 9 em 10

25 comentários:

  1. Uma bd nova mais já muito respeitada aqui no Brasil, um trabalho realmente maravilhoso!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom mesmo.
    E eu sei onde estão todos os easter eggs hehehe

    Abs cara

    ResponderEliminar
  3. Espero que saia cá nas bancas.

    ResponderEliminar
  4. Acompanho este blog deste 2011, e so agora estou postando aqui.
    Sou brasileiro e fiquei empolgado quando soube de Beyruth faria um album para o novo selo de graphic novel dos Estudios do Mauricio de Souza.
    Ja conhecia o trabalho dele em: "O bando de dois" e "Necronauta".
    Por isto sabia que viria material de qualidade. E foi o que aconteceu, o album é muito bom, e Beyruth dá uma aula de arte sequencial e de como fazer quadrinhos com qualidade. Este é considerado o melhor lançamento de 2012 e um dos melhores albuns nacionais. E 2013, já está vindo material novo dele, se preparem pra mais material bom por ai.

    www.carlosbrandino.com

    ResponderEliminar
  5. Rui Esteves
    Não só tem bom aspecto como é um livro graficamente muito bom!
    ;)

    Guy Santos
    Áhhh... este livro conheces!
    LOL
    Sim, teve um grande sucesso aí no Brasil!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Tiago
    Diz-me! Falta-me descobrir um, o Forever Alone!
    :D

    Reignfire
    Duvido muito que isso aconteça. Acho que a 2ª tiragem já é difícil de encontrar nas bancas brasileiras, e o livro é grande... não é o género de livro que se vende nas bancas portuguesas.
    :\

    Carlos Brandino
    Fiquei fã do Beyruth! A narrativa gráfica dele é muito forte!
    Vou ficar atento a esse novo material.
    Espero que venhas comentar mais vezes!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Isto pode parecer uma pergunta parva, mas é uma dúvida real. Onde compras estes livros brasileiros?

    ResponderEliminar
  8. Rui Esteves
    Tenho amigos brasileiros com os quais faço intercâmbio de livros. Eu mando livros daqui e eles mandam-me livros de lá!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. As páginas apresentadas no post têm um óptimo aspecto! E depois de ler o teu texto, Nuno, também fiquei com muita curiosidade para ler a obra.

    ResponderEliminar
  10. Miguel Antunes
    É uma pena que só se preocupem com a merda do Acordo Ortográfico... criem é um canal cultural e económico fácil para os livros portugueses vão facilmente para o Brasil, e do Brasil para portugal. Isso é que era!
    Seria bom para todos, penso eu.
    Infelizmente não podemos apreciar a boa BD que se faz no Brasil, nem eles conseguem a nossa...
    :(

    ResponderEliminar
  11. Em relação ao Acordo Ortográfico, isso surgiu para os empresários portugueses tentarem ancorar-se no desenvolvimento da economia brasileira. É basicamente isso.
    A ideia que propões é boa, Nuno. Esse intercâmbio entre a bd portuguesa e brasileira seria fantástico. Agora, tendo em conta os "vícios" de algumas editoras portuguesas (como já referiste em diversos posts e comentários), parece-me que qualquer boa intenção acabe por ficar emperrada nos "quintais" de cada editora...

    ResponderEliminar
  12. Miguel Antunes
    Pelo que eu sei não tem a ver com "quintais" porque já várias editores portuguesas tentaram perfurar o mercado brasileiro. Pelas informações que tenho isto deve-se apenas e só a protecção económica. Esse é o verdadeiro grande quintal. Nem a Leya portuguesa consegue pôr os livros da ASA lá através da Leya brasileira, é difícil mesmo!
    É só obstáculos...
    :(

    ResponderEliminar
  13. Pois...

    Ver se chago algum colega Brasileiro este verão para me trazer umas coisas destas :)

    ResponderEliminar
  14. Rui Esteves
    Vai sair brevemente mais um número desta série: A Turma da Mónica.
    Os autores são Vitor e Lu Cafaggi, e cheira-me que será também um livro bastante bom!
    ;)
    Os outros dois a sair mais lá para a frente são Chico Bento e Piteco. O Piteco eu quero MESMO! Está com um óptimo aspecto!
    :D

    ResponderEliminar
  15. Muito bom Nuno!
    Espero que façam uma 3ª tiragem para ver se consigo algum, porque é mesmo uma edição a não perder e aconselho a ficarem atentos ao trabalho do Danilo Beyruth.

    ResponderEliminar
  16. Disse tudo, Nuno! O Astronauta é um dos nossos heróis, nada de ficar fazendo "Vingadores" e "X-men" brasileiros, não funciona e essa revista? Não canso de acompanhar matérias sobre ela na web! Maravilhoso!

    ResponderEliminar
  17. André Azevedo
    Adorei o trabalho do Beyruth neste livro! E garantidamente é um autor a seguir!
    Não sei se está prevista uma 3ª edição do Astronauta, mas tens de ficar atento para tentares que alguém te mande o livro de lá!
    Ou então encomenda na Casa da BD, talvez eles consigam mais facilmente!
    ;)

    Venerável Victor
    Na realidade não vi nenhuma crítica menos boa a este livro, mas também não é bom tantas críticas hiperbólicas como eu vi!
    Depois um leitor pode-se sentir desiludido com a leitura devido ao hype...
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Uups, mea culpa! Já estava a ser injusto com as editoras.

    Será que não haveria possibilidade de colocar bd portuguesa no Brasil e bd brasileira em Portugal sem isso entrar em conflito com a protecção económica?

    ResponderEliminar
  19. Miguel Antunes
    É complicado... se a ASA não consegue fazer com que a Leya Brasil distribua por lá os seus livros, imagina as outras!!!
    Ao contrário parece que os problemas não são tão grandes , a Panini coloca cá nas bancas Monicas, Marvel e DC. A Devir também colocou Chiclete com Banana e Piratas do Tieté.
    Mas não há grande fluxo também...
    :(

    ResponderEliminar
  20. Preciso comprar essa Hq urgentemente.

    Bela apresentação meu amigo Nuno.

    ResponderEliminar
  21. AQB- AÇÃO DO QUADRINHO BRASILEIRO20 de fevereiro de 2013 às 19:01

    Vai estudar, vc faz um blog sobre super-herói brasileiro e não sabe que o genêro super-herói foi criado no Brasil? O primeiro herói do mundo surgiu na revista Tico Tico chamava Max Miller e foi criado por A. Rocha, 11 anos antes do super-homem. Os heróis da editora Marvel são quase todos plagiados de Eugenio Colonnese e Gedeone Malagola os maiores criadores dee super-heróis do mundo! ass. AQB - AÇÃO DOS QUADRINHOS BRASILEIROS

    ResponderEliminar
  22. João Roberto
    Obrigado, e olha que vale a pena comprar!

    AQB- AÇÃO DO QUADRINHO BRASILEIRO
    Amigo AQB... eu não tenho nenhum blogue sobre super-heróis brasileiros. Aliás... até sou português! Nem quero saber de onde foi plagiado ou não... Aliás li outros comentários seus noutros blogues, e acho que na realidade você tem um problema.
    Sobre estudar... bem, se eu preciso de estudar? Claro! Sempre!
    Agora tem uma coisa "ó cara", você precisa de estudar muito mais que eu! Escreve mal e é mal-educado, escrevendo em maiúsculas... e já agora, também é muito pouco criativo, visto que este comentário está copiado e colado por si em vários posts noutros blogues!
    Você faz plágio de si próprio!
    ahahahahahha
    :P

    ResponderEliminar
  23. Muito interessante esta ideia do 'Mauricio'.
    A equipa do Mauricio não pára de me surpreender pela positiva. Têm tido uma capacidade incrivel de crescerem e acompanharem os novos tempos. Estou interessadissimo no que vai sair desta nova linha de GN.

    ResponderEliminar
  24. Luis Sanches
    A isto chama-se adaptação e procura de novos mercados, mas feito com inteligência!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]