André Diniz esteve em Portugal o mês passado em virtude da grande exposição realizada na Casa da Cultura de Beja, e organizada pela Bedeteca respectiva, deu autógrafos e seguiu para Angouleme.
Agora surge a boa notícia que este autor brasileiro vai ser publicado em Portugal pela Polvo.
Não deixa de ser um excelente lançamento, sobretudo logo no início do ano, altura em que as editoras se retraem um pouco...
Fica a nota de imprensa da Polvo e algumas imagens:
Morro da Favela
Morro da Favela, escrito e desenhado por André Diniz, retrata as memórias do fotógrafo Maurício Hora, gerado e criado no Morro da Providência (Rio de Janeiro), também conhecido como Morro da Favela, a primeira favela brasileira, nascida em 1897.
É uma narrativa necessária para se entender o dia a dia das favelas do Rio através do ponto de vista de um morador, que procurou na fotografia a sua identidade e acabou por realizar um registo que entrou para a história da cultura carioca.
Esta obra confirma André Diniz como um dos mais interessantes autores da prolífica produção recente do Brasil.
ANDRÉ DINIZ, 37 anos, é argumentista e desenhador de Banda Desenhada e autor e ilustrador de livros infanto-juvenis, tendo publicado, entre 2000 e 2012, 25 títulos, com os quais obteve 16 Prémios, designadamente para melhor roteirista, melhor graphic novel, melhor edição de quadrinhos, melhor site de quadrinhos, entre outros. Em 2012 ganhou o conceituado prémio HQ MIX, como melhor roteirista nacional e melhor edição especial nacional, através de Morro da Favela.
MAURÍCIO HORA é fotógrafo autodidacta. Nascido e criado no Morro da Providência (Rio de Janeiro), já expôs o seu trabalho no Centro Cultural José Bonifácio e no FotoRio. Em 2005, foi director de fotografia do projecto Favelité, que levou o cenário da favela para o Metropolitano de Paris e em 2009 foi convidado pelo fotógrafo francês JR para exporem juntos as suas fotografias sobre a Providência na Casa França Brasil.
Para a edição portuguesa o texto do livro foi revisto e acrescentado e foram convidados vários autores brasileiros de banda desenhada para darem a sua visão sobre o Morro da Favela. São eles: José Aguiar, Will, Marcelo Costa, Pablo Mayer, Magno Costa, Ricardo Manhaes e Laudo Ferreira.
Fora de colecção
23 x 16,5 cm
capa em bicromia,com badanas
128 pág. impressas a preto e branco e a cores
Fevereiro 2013
PVP: 15,90 Euros (sem IVA)
Podem ainda assistir ao vídeo promocional aqui:
Boas leituras
Muito me alegra saber do lançamento de Morro da Favela em Portugal.
ResponderEliminarUm livro fantástico!!! :)
ResponderEliminarMe parece um belo livro.
ResponderEliminarBoa diga Nuno.
Jo Fevereiro
ResponderEliminarPara entrada no ano de 2013 pela Polvo é um belo lançamento!
:)
Paulo Monteiro
Nunca li, mas estou aí para descobrir!
:D
João Roberto
Não acredito que também não conhecias este!!
:O
Tive oportunidade de ter em mãos essa BD do André Diniz, vale muito a pena a leitura.
ResponderEliminarVenerável Victor
ResponderEliminarBrevemente terei este livro na mão.
;)
Ano de intercambio o Dog Mendonça vai ser editado no Brasil pela Devir este ano.
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarSim, isso já está certo desde o ano passado!
Gostava que houvesse mais interacção entre os dois mercados...
;)