sábado, 23 de fevereiro de 2013

Moura BD 2013


O Salão de Moura volta à actividade em 2013! Não esquecer que este evento passou a bienal em 2007.
Irão ser entregues os prémios Balanito de Honra para autor português, para autor estrangeiro, e finalmente o Balanito Especial.

Como é normal, haverão exposições e também um concurso de BD e Cartune. Este concurso terá exposto o seu regulamento no final deste post.

Continua a aposta nos Cadernos de Moura, com um número desta vez dedicado a Vassalo de Miranda.

Segue a programação deste evento e nota de imprensa:

Aí está o Moura BD 2013!

Está de regresso o Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura, que terá a sua 18.ª edição entre 19 de Abril e 1 de Maio próximos.

Tal como na edição anterior, o salão decorrerá em simultâneo com a Feira do Livro e vai distribuir vários núcleos pela cidade. Desde logo o núcleo principal, em pleno centro da cidade, na Praça Sacadura Cabral, numa tenda gigante. Outros núcleos serão distribuidos pelo Espaço Inovinter, Posto de Turismo e Cine-Teatro Caridade.

O leque de autores homenageados engloba os portugueses Vassalo de Miranda e Zé Manel e o francês Hugues Barthe, que receberão os já tradicionais Troféus Balanito.

Quanto a exposições, para além das individuais dedicadas a cada um destes três autores, temos, para já garantidas as seguintes: “Eça de Queiróz na BD” e “Centenário de Willy Vandersteen” (ambas comissariadas por Luiz Beira), “Comic 21” (colectiva de autores granadinos), “Saramago em Caricaturas” (com trabalhos de autores portugueses e espanhóis), e a apresentação dos melhores trabalhos do 16.º Concurso de Banda Desenhada e do 14.º Concurso Escolar de BD (cujos regulamentos já estão disponíveis neste site – ver secção “Concursos”).

Quanto a edições, mantém-se a aposta nos Cadernos Moura BD, com um número dedicado a Vassalo de Miranda. Também a exposição de Zé Manel terá direito a catálogo numa produção da Humorgrafe/Osvaldo de Sousa.

Está, também, no ar a possibilidade de, durante o salão, as edições Polvo fazerem o lançamento de um álbum de Hugues Barthe, embora ainda não possamos confirmar esta notícia.

Mais informações serão aqui disponibilizadas nos próximos dias.

MOURA BD 2013 - AUTORES HOMENAGEADOS



VASSALO DE MIRANDA (ou A. VASSALO)

Balanito de Honra para Autor Português

Vassalo de Miranda, nasceu em Vila Franca de Xira a 21 de Novembro de 1941.

Ilustrador, pintor e banda desenhista, é mais conhecido pelos seus dois últimos apelidos, mas às vezes assina como A. Vassalo.

Tem trabalhos publicados em "Notícias" e "A Tribuna" (jornais moçambicanos), "Jornal do Exército", "O Retornado", "Mundo de Aventuras", "Almada-BD Fanzine", "Shock Fanzine", "Cadernos Sobreda-BD" e "Alentejo Popular".

Por diversas editoras, estão publicados (alguns esgotados) os seguintes álbuns: "Mamassumá, Comandos ao Ataque", "Operação Gata Brava", "Operação Trovão", "Bayete!", "O Sacrifício", "Do Índico ao Niassa", "A Epopeia da LDM 302", "Operação Mar Verde" e "A Fragata D. Fernando II e Glória". Na maioria destes álbuns, o autor trabalha uma temática curiosamente pouco explorada pelos autores nacionais: a Guerra Colonial.





HUGUES BARTHE

Balanito de Honra para Autor Estrangeiro

Hugues Barthe nasceu em Montbéliard (França) a 16 de julho de 1965.

Estudou na Escola de Banda Desenhada de Angoulême.

Colaborou com cartunes para a revista Hercules, onde criou a personagem Le Petit Lulu.

Em 2000, publica a sua primeira banda desenhada: “Jean François Fait de la Résistence”. Seguem-se vários álbuns sobre o tema da homossexualidade, nas editoras Les Requins Marteaux e Hachette LIttératures.

O seu último trabalho, “Verão 79” e “Outono 79” (um romance gráfico em dois volumes, o último dos quais tem anunciada o seu lançamento para os próximos dias), anuncia-se como o mais ambicioso do autor, onde ele mudou de tom e de tema, com uma autobiografia sobre seus pais e a violência doméstica de que foi vítima.

Hugues Barthe, um autor da nova vaga europeia cuja obra merece uma leitura bem atenta e (porque não?) uma oportunidade no mercado português.




ZÉ MANEL

Balanito Especial

Nasceu em Lisboa, a 22 de Janeiro de 1944, sendo filho do famoso cartoonista Meco.

Não é, pois, de estranhar a sua apetência para o desenho e a ilustração.

Apesar da influência paterna, o seu traço é absolutamente único, e imediatamente reconhecível. As elegantes e curvilíneas figuras femininas que desenha são a sua “imagem de marca”.

Publicou desenhos n’ O Século Ilustrado, Os Ridículos, Parada da Paródia, Jornal do Exército, O Brincalhão, Playboy, Fungagá da Bicharada, O País, Diário de Notícias, Pão com Manteiga, Record, etc… Em 1976 publicou o álbum In Politiquices.

Participou em inúmeros concursos de caricatura tendo ganho prémios na maioria deles, incluindo o de Moura.

Já fez milhares de “bonecos”. Como ele próprio diz, “tem sido um esbanjar de papel, de borrachas, de tinta e de energias, que bem poderiam ter sido aproveitadas em actividade mais rendosa!”.

Zé Manel um homem simples, como simples é o nome como é reconhecido artisticamente. Contudo, debaixo dessa simplicidade esconde-se um extraordinário cartunista.

Exposições


Eça de Queiróz na BD




Centenário de Willy Vandersteen




Saramago em Caricaturas (com trabalhos de autores portugueses e espanhóis)




Zé Manel





Comic 21 - colectiva de autores granadinos


Apresentação dos melhores trabalhos do 16.º Concurso de Banda Desenhada & "Cartoon" e do 14.º Concurso Escolar de BD (Sem imagem)

Edições

Cadernos Moura BD: número dedicado a Vassalo de Miranda

Edições Polvo: Não está ainda confirmado o lançamento de um livro de Hughes Barthe

Catálogo  dedicado ao cartonista Zé Manel

____________________________________________________________________________

16º Concurso de BD e Cartune
Regulamento





Resta-me desejar sucesso, e que quem possa passar por Moura nesta altura dê um saltinho até este Salão de BD!


Boas Leituras

4 comentários:

  1. Belo evento! O Balanito Especial para Zé Manel merecido!

    ResponderEliminar
  2. Guy Santos
    Zá manel é um grande cartonista!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Ai ai ai... Só eu que fico aqui babando com os eventos? Eu se morasse próximo não ia mais ter vida pessoal...rs

    ResponderEliminar
  4. Venerável Victor
    Vocês têm mais eventos que nós... deixa de "frescura"...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]