terça-feira, 22 de abril de 2014

Anicomics Lisboa 2014: Sábado


Para já peço desculpa de só agora estar a mostrar as fotos deste Anicomics (as que não foram para o Facebook), e apenas de Sábado. Por motivos profissionais estive fora e nem consegui acompanhar o Domingo de arromba que o Mário Freitas preparou para este ano...
:(

Mas a vida é assim, e uma semana depois o LBD mostra algumas fotos inéditas deste festival!

Passando à minha opinião sobre o evento.
O Anicomics tem vindo sempre em crescendo de ano para ano, mas este ano acho que passou para outro patamar. Não há como evitar, contornar, fechar os olhos ou olhar para o outro lado!
Decididamente é um dos maiores eventos nacionais deste género. Ponto. Digam o que disserem. Há pessoal que não gostam, ok. Normal! Mas isso não retira nada a este enorme evento, é tudo uma questão de gosto.

Nunca vi tanta gente num Anicomics, aliás, nunca vi tanta gente concentrada num único dia num evento que mescla Comics, Manga/Anime, Gamers, exposições, debates, lançamentos, apresentações e autógrafos. O Iberanime tem apenas uma parte disto maneira que não conta para esta comparação.

Para além disso tem uma coisa que falta em muitos eventos: organização impecável e profissionalismo. O auditório foi palco de excelentes actuações e foi de notar o rigor do horário, as luzes, o som e o excelente ritmo imposto por Mário Freitas. 5 estrelas!

Como disse atrás, infelizmente só pude ir no Sábado, já sabendo de antemão que o Domingo ia ser melhor ainda... pena, fica para a próxima.
Penso que o Mário Freitas estará neste momento com um dilema enorme... a biblioteca Orlando Ribeiro já era pequena demais nos anos anteriores para tanta gente, este ano penso que ainda veio mais gente! De certeza que deve estar na cabeça do organizador que mais tarde ou mais cedo vai ter de mudar o local.

Os ecrãs no exterior do auditório foram uma excelente ideia e minimizaram um pouco as enchentes desse mesmo auditório.
Sinceramente orgulho-me de ter sido parceiro do Anicomics com este blogue.

Parabéns Mário!
Dificilmente se vê tanta alegria, cor, movimento e excelente ambiente num evento deste género!

Agora vamos às fotos.
:)







































































































































































































































































































O Leituras de BD orgulhou-se de apoiar o Anicomics Lisboa 2014

Boas leituras

12 comentários:

  1. Mais uma vez, a minha vida profissional impediu-me de lá estar um dia que seja. E mais uma vez noto que a cultura pop japonesa está em maioria e mais... agressiva. O que vai ter de volta ao meu antigo texto sobre os fãs de comics terem que perder a vergonha e mostrar aquilo de bom que nós temos.

    Também não acredito, a julgar pelas imagens, que o evento consiga durar muito tempo na biblioteca, mas acho que ainda não há massa crítica suficiente para ocupar a FIL.

    Aquele furry é um Daggit do Battlestar Galactica dos anos 70?

    ResponderEliminar
  2. Paulo: Do que conheço do Anicomics e embora não tenha ido este ano, acho que há massa crítica suficiente para uma Sala Tejo do Pavilhão Atlântico ou uma divisão qualquer da FIL (que aquilo dá para alugar às postas). Tornava o evento mais fluído e menos compacto/claustrofóbico. Poderá é não haver possibilidade para alugar espaços tão concorridos, com preços de aluguer proibitivos, mas isso só o Mário poderá saber.
    Nuno: Nota-se que andas cansado, e isso transparece no texto que escreveste. Demasiadas repetições e uma pequena gralha: A biblioteca tem um auditório, não tem um anfiteatro. ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Nuno! Já estou com ideias para o ano, claro. Se a mais importante se concretizar, teremos um AniComics inédito, e sem sair do sítio. E mais não digo ;)

    ResponderEliminar
  4. Paulo Costa
    Não (lol), não é um furry Daggit do Battlestar Galactica... :D
    É de um Manga /Anime que eu não conheço. Já o ano passado lá esteve mas sem as luzinhas!
    ESte ano houve alguns cosplay de super-heróis, mas estão em larga minoria... gosto muito da foto que tirei ao Homem-Aranha com o puto.
    ;)
    Um dia quem sabe, vamos todos mascarados de super-heróis!
    ahahahha
    :D

    ResponderEliminar
  5. João Figueiredo
    Escrevi o texto já bastante tarde, perdi muito tempo a escolher fotos e a editá-las...
    Mas já corrigi algumas coisas no texto, obrigado pela atenção!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Mário Freitas
    Podes sempre contar-me as tuas ideias em privado...
    :)
    Na realidade um auditório daqueles não é fácil de encontrar por aí, por isso compreendo perfeitamente as tuas reticências em abandonar a biblioteca Orlando Ribeiro.
    ;)

    ResponderEliminar
  7. O que te aconteceu é o que acontece exactamente nessas situações: estar até tarde a escrever no pc, o que faz mal à brava à vista, e depois pensa-se que já se fez a revisão do texto, etc, etc.
    Auditórios: na minha terra há um fechado há 10 anos por incompetência camarária, que serviria na perfeição ao Mário, para a parte em que precisa dum palco. Mas mesmo que estivesse activo, o Mário nunca sairá de Lisboa cidade (e faz bem), a não ser para um sítio com bons acessos e que não perca centralidade.

    ResponderEliminar
  8. bem, parece que foi mesmo muito bom, parabéns ao Mario, estes eventos são bastante importantes.
    e é por isso mesmo que eu pergunto quando um na zona de Aveiro :D
    à uns anos chegou a haver, mas depois acabou e a adesão ate foi significativa

    ResponderEliminar
  9. João Figueiredo
    Garantidamente o Mário não quer sair de Lisboa. Aliás, o Anicomics é o único de Lisboa, e intitula-se Anicomics Lisboa.
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Musicslave
    Infelizmente acho que não irás ter muita sorte com Aveiro... cada vez mais este tipo de eventos se sediam em Lisboa e Porto...
    :\

    ResponderEliminar
  11. Optimus
    E estavam divertidos sim! Anicomics é alegria e diversão!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]