terça-feira, 8 de abril de 2014

Anicomics 2014: Workshop de Props - Entrevista a Madalena Ramires (Manon Ainim)


 O Anicomics é um evento pluridisciplinar em que os Workshops presentes são variados e interessantes.

Desta vez vamos falar de Cosplay e Props, em que Madalena Ramires será a entrevistada visto que será ela a dar o Workshop de Props.

Mais conhecida no meio do Cosplay como Manon, Madalena Ramires é de Lisboa, tem 24 anos e estuda comunicação e multimédia.
Crona - Soul Eater

Começou a fazer Cosplay em 2007 ficando em 4º lugar no concurso de Cosplay do primeiro Anicomics e 1º lugar na 1ª eliminatória do WCS (World Cosplay Summit) Portugal em Outubro de 2013.

Gosta de fotografia, sobretudo de fotografar a natureza, mas claro... a fotografia de Cosplay está sempre presente.

Entrevista a Madalena Ramires

Quando te começaste a interessar por Cosplay?

Fui introduzida ao Cosplay através da Internet quando tinha por volta dos quinze anos, mas não tinha ideia de que era praticado cá em Portugal até duas amigas me terem falado sobre os eventos nacionais. Acabei por ir ao meu primeiro evento em 2006 e fiquei mesmo interessada no conceito de Cosplay e em tudo o que envolvia, soube que queria mesmo experimentar e acabei por fazer o meu primeiro Cosplay no início de 2007.

Vais dar um Workshop de Props. O que são Props?

Basicamente Props são acessórios que complementam a parte de costura de um cosplay, que o suportam. Pode ser desde uma pregadeira ou coroa, até uma lança enorme, espadas, escudos e até mesmo armaduras completas.

E o que é que podemos esperar aprender nessa tua aula?

Eu vou tentar abordar todo o tipo de materiais, em especial materiais low cost, porque em tempos difíceis em que muita gente não consegue comprar os materiais mais caros, é uma necessidade. Muita gente pede workshops com materiais mais acessíveis, porque vêem os grandes cosplayers fazer Props com outros materiais mais caros e ficam sem saber como adaptar isso a outras situações mais contidas.
Vou falar de todo o tipo de plásticos termo-moldáveis, em especial o EVA/craft foam que é aquilo com que sei trabalhar melhor, mas também vou falar de madeiras, esferovites, luzes led, técnicas de pintura e tintas, e outro aspecto importante nos dias que correm que é, como dividir os Props em partes para transportar para as convenções, em carros ou transportes públicos e quem sabe mesmo em viagens.

Raikou - Nabari no Ou
Saber Alter - Fate.Hollow Ataraxia
























Existem Props muito bem trabalhados, e muitas vezes em ligas metálicas. Como é que te “safas” sem uma oficina?

Muitas vezes nem sei bem como me safo com o pouco espaço que tenho. Tenho uma varanda minúscula e um quarto não muito grande, portanto acabo por espalhar tudo pela cozinha, e por estas duas divisões. Por ter tão pouco espaço para trabalhar para mim é até difícil costurar (faço-o de pé) quanto mais trabalhar em Props, mas vou conseguindo aos poucos, com muitos jornais espalhados, pintar e moldar os meus acessórios. Acho que já me adaptei ao pouco espaço que tenho. O resto é tudo ferramentas que fui coleccionando ao longo dos tempos, como lixadora eléctrica, serra de plásticos e recortes, aerógrafo, pistola de ar quente, etc. Até já cheguei a fazer moldes de vacuum form na cozinha! É complicado, mas não é impossível!

Akari - Aria the Origination

Quais são os cuidados a ter para garantir bons Props?

Primeiro que tudo eu digo sempre, nunca negligenciem a vossa saúde. Usem sempre máscara e viseira. Já tive experiências menos agradáveis por não usar estas duas peças.
Pratiquem cortes de precisão. Eu tenho uma péssima mão para cortar, então pratico bastante nesta área, nem que seja só a cortar papel com tesoura.
Tenham sempre à mão fita de pintor é um grande acessório que vos permite pintar áreas restritas sem sujar outros pontos do Prop.
Outro aspecto importante é não ter medo das ferramentas, se elas forem usadas correctamente a probabilidade de acontecem acidentes é menor. Vejam sempre como funcionar com todos os aparelhos ou ferramentas.
O resto é apenas usar a criatividade! Pensar em todo o tipo de situações e imaginar como se poderia transformar os materiais nos diversos Props! Aconselho sempre que se desenhe muito no início. Tanto em papel como papel vegetal e depois de fazer alguns estudos é que se deve começar a pensar na execução.

Saber - Fate.Zero
Sinbad - Magi
























Qual foi a personagem para a qual fizeste, ou adquiriste, Props e que mais gostaste do resultado final?

Continuo a achar que o meu primeiro Prop é o meu Prop favorito. Neste caso a espada Ragnarok da personagem Crona do anime/manga Soul Eater. É sem dúvida o meu melhor Prop. Tive alguma ajuda, mas pouca, o que me faz ter ainda mais orgulho do resultado final, porque não era boa a trabalhos manuais, e aprendi que consigo se tentar. Muito perto deste projecto está a minha espada do Sinbad de Magi, porque a fiz totalmente sozinha, e foi algo diferente do que estou habituada a executar em espadas (por ser curva e ter uma série de formas estranhas e detalhes cromados). Gosto também bastante da minha armadura do Abel Nightroad de Trinity Blood por ter sido a minha primeira armadura e de um projecto que fiz para uma amiga, a Silent Glaive da Sailor Saturno de Sailor Moon.

Ranka Lee - Macross Frontier
Agora uma pergunta mais geral… porque achas que em Portugal a maioria dos Cosplayers prefere as personagens de Manga ou Anime em detrimento das personagens de Comics?

Acho que é uma situação um pouco cultural. Grande maioria das pessoas da minha geração cresceu a ver anime, porque passava na televisão e isso acompanhou-os até hoje. Creio que os comics não tiveram tanto impacto na infância da grande maioria das pessoas da minha geração em Portugal, não querendo generalizar claro. Apesar de já haver comics há muito tempo não foi particularmente apostado por cá, ou pelo menos não tenho qualquer recordação desse género de quando era pequena. Lembro-me de algumas séries de comics passarem na televisão, mas eu já era adolescente, portanto creio que tenha sido apenas a partir daí e também com a ajuda da Internet.

Queres deixar uma mensagem aos leitores deste artigo?

Sim! Nunca desistam de concretizar os vossos projectos. Não tenham medo de pedir ajuda a quem sabe. Eu faço-o regularmente! Não tenham medo de ver tutoriais ou pesquisar. E acima de tudo não tenham medo de arriscar! Espero poder dar-vos umas luzes e qualquer ajuda necessária no meu workshop! Fico à vossa espera!!
E obrigada!

Obrigado Manon!

Podem encontrar os trabalhos de Cosplay da Manon na Deviantart seguindo o link:
Manon-Blutsanguen

E no Facebook:
Manon Cosplay

Outros Wokshops existem dentro da área do Cosplay, e um deles é repetido do ano passado, onde também fiz uma entrevista. Foi sobre perucas, com Inês Oliveira. Podem encontrar esse artigo no link em baixo:
Workshops Anicomics: Perucas com Inês Oliveira (Suzumi Sakuma)


O Leituras de BD apoia e recomenda o Anicomics

Boas leituras e comprem um livro no festival!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]