quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Um Contrato com Deus




A Contract with God and Other Tenement Stories é considerada a precursora de um género apelidado de Novela Gráfica, Graphic Novel no original.
E alguns leitores podem perguntar, mas o que é uma Novela Gráfica?
Bem, existem muitas definições, mas penso que a maior parte dessas mesmas definições são redutoras desta plataforma da Banda Desenhada.

Pode-se dizer que será uma obra ficcional, ou não, apresentada num formato de Banda Desenhada e publicada como se de um livro de literatura se tratasse. Os temas são por norma para adultos, as ideias apresentadas são tratadas com uma certa profundidade, e a parte gráfica é por norma evoluída na forma e na sua construção ao longo das páginas. O livro funciona como um todo, princípio, meio e fim!
Uma compilação de comics não é uma Novela Gráfica por exemplo. Todo esse livro está inserido num ambiente já conhecido e as suas personagens têm história já antiga, ou seja, a história já existe antes desse livro, e existirá depois dele.
Uma Antologia também não é uma Novela Gráfica. É um conjunto de histórias diferentes, de diferentes autores, e isto não acontece numa novela Gráfica.

O conceito foi popularizado por Will Eisner, um dos mais autores importantes da BD moderna, e foi exactamente com este livro que o fez. Eisner para além de ter sido o autor da célebre série “Spirit”, também foi um estudioso da BD e dois dos livros mais importantes sobre BD são da sua autoria: “Comics and Sequential Art” e “Graphic Storytelling and Visual Narrative”.
Por alguma razão um dos prémios mais famosos na Banda Desenhada tem o seu nome: The Eisner Awards.
Que eu me recorde, deste importante autor apenas estão publicados em português ”Fagin, o Judeu” , “A Conspiração”, “O Grande Jogo” e “John Law”.

Devido a todas estas razões foi importante a escolha deste livro para abrir esta colecção.
Este livro teve duas sequelas, “A Life of Force” e “Dropsie Avenue: The Neighborhood”, reunidas numa trilogia em 2005.
Mas este livro não é o caso e vamo-nos focar neste “Um Contrato com Deus”.

As quatro histórias que dão forma e vida a este livro passam-se nos anos 30 e a narrativa tem como espaço principal o bairro Nova Iorquino do Bronx, mais propriamente o nº55 da Avenida Dropsie. Contam-nos as histórias de famílias pobres, desestruturadas, os seus anseios por uma vida melhor e as coscuvilhices próprias deste tipo de ambiente.
Segundo o próprio autor umas são histórias reais, outras poderiam ser. Quais são quais não sabemos.

As personagens são quase todas judias, é uma marca registada de Eisner (ele próprio judeu), e são colocadas no centro de temas e dramas próprios da época. A juntar a isto Eisner coloca Fé.
Fé e falta de Fé em Deus, Fé nas pessoas, Fé que a vida há-de ser melhor… enfim, Fé demais.
Penso que existe um moralismo muito simplista e cheio de lugares comuns nesta obra de Eisner.

O sexo está no centro de três das histórias deste livro mas apesar de ser apresentado sem tabus, as mulheres são apresentadas como simples objectos gesticulantes. Apesar de temas importantes serem objectos centrais deste livro como a violação, a pedofilia, vidas duplas, casamento por interesse… fica isto manchado pela representação da mulher objecto. Aliás, este livro está cheio de estereótipos manhosos.
Até no próprio desenho das personagens há falhas… há personagens que são descritas graficamente muito deficientemente, mudando de feições conforme a vinheta ou a página…

Os pontos positivos na minha opinião são a construção do livro e os ambientes urbanos descritos graficamente por Eisner. Alguns são absolutamente maravilhosos.
Sinceramente as minhas histórias preferidas deste livro são "O Zelador" e "Cookalein".

Dentro do género Novela Gráfica considero-o muito mediano. Não é com certeza o melhor livro de Eisner!
Mas como disse atrás foi uma obra muito importante na História das Graphic Novels, e como tal tinha de estar incluída nesta colecção e de preferência o primeiro a sair. E assim aconteceu!
E gostei muito da edição da Levoir. Embora a capa não seja das minhas preferências acho esta edição portuguesa muito boa.
Parabéns à Levoir por esta aposta.

Volto a frisar que esta colecção é imprescindível na prateleira de quem gosta de BD na generalidade. Por todas as razões!

Poderão perguntar porque é que eu classifiquei este livro como mediano. Muito simples, eu sou muito mais rigoroso na leitura e apreciação de uma Novela Gráfica do que quando estou a olhar para um livro tipo super-heróis light pipoca! Gosto, mas não tem as pretensões a que se propõe uma novela gráfica.
;)

Boas leituras

Hardcover
Criado por Will Eisner
Editado pela Levoir em Fevereiro de 2015.

2 comentários:

  1. Novela Gráfica!!! Nãaaaaao!

    Romance Gráfico!!!

    Romance de Banda-Desenhada!!!

    Romance Ilustrado!!!
    ´
    Romance aos Quadrinhos!!!

    :-)

    ResponderEliminar
  2. Fernando Campos
    Romance Gráfico ficaria excelente.
    Dou-te toda a razão, nunca gostei da designação traduzida à letra do inglês. Mas já está designado assim vai para algum tempo, e já não há nada a fazer, infelizmente.
    :\

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]