quinta-feira, 7 de junho de 2018

Darth Maul Vol.1



A editora Planeta tem andado a investir bastante no universo Star Wars em BD, publicando praticamente todos os títulos que saíram desde que esta franquia voltou à Marvel (Disney). Não esquecer que foi a Dark Horse quem pegou neste universo com "força" (lol) e o expandiu criando algumas obras de grande nível no mundo dos comics norte-americanos.




A personagem Darth Maul aparece pela 1ª vez no filme Star Wars Ep.I - A Ameaça Fantasma, sendo o aprendiz do Sith Lord Sidious. Aparentemente é morto neste filme por Obi Wan Kenobi, mas o que é certo é que aparece na série animada A Guerra dos Clones, e mais recentemente no filme Han Solo: Uma História de Star Wars.

Foi com esta personagem que a editora Dark Horse se despediu de Star Wars, sendo Darth Maul: Son of Dathomir a última série publicada por esta editora no seu Universo Expandido. Tem a particularidade de não ter sido eliminada pela Marvel da cronologia a par com A Guerra dos Clones, mas enquanto esta ficou na cronologia oficial, Darth Maul foi para a franquia Legends, ou seja, "não oficial". A Marvel republicou Son of Dathomir em 2017.

Este Zabrak do planeta Dathomir é-nos apresentado oficialmente nesta nova série da Disney, essencialmente escrita por Cullen Bunn (Deadpool Kills the Marvel Universe, The Damned, The Sixth Gun, , Magneto) e desenhada por Luke Ross (Gen13, Spider-Man, Green Lantern, Indiana Jones, Captain America).

Sabendo como a Disney tem a mão em cima deste franchise, Cullen Bunn não tem uma tarefa muito fácil no que respeita à história com certeza. Não sei quais foram as "guias" que lhe deram, mas perdeu-se um excelente momento para fazer "a história" de Darth Maul. Nada para trás é explicado, nada que justifique a actuação deste Zabrak, como caiu no "lado negro", como caiu nas mãos de Lord Sidious, o porquê de todo o ódio que o enche.

Assim qualquer tridimensionalidade que a personagem podia ter se perdeu numa narrativa simples, em que ele está cheio de ódio e nesta história tem como objectivo matar em combate o seu 1º Jedi.
Pronto é uma aventura que se lê bem, entretenimento garantido para quem gosta deste Universo, mas que poderia ser algo mais. Ser um livro auto-contido, neste caso, é um ponto a favor.

O Jedi sobre quem recai esta missão auto-imposta de Darth Maul, é na verdade uma Padawan chamada Eldra Kaitis de quem não sabemos nada, nem vamos saber nada. Apenas que foi capturada e vai ser vendida. Mais não digo sobre a história...

Luke Ross é a mão mais forte neste livro. A sua arte está a muito bom nível, consegue excelentes painéis, as personagens secundárias também têm um tratamento bastante bom deste desenhador, a cena de luta entre Darth Maul e Eldra Kaitis está brutal na minha opinião.




No final, é um livro para quem gosta de Star Wars, não é nenhuma obra-prima dentro deste universo, mas lê-se bastante bem, a BD tem várias vertentes e esta é uma delas: leitura descomplicada para o leitor passar bons momentos.

Está à venda desde 15 de Maio, capa dura, 128 páginas com um custo de 16,99€.







Boas leituras





Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]