sexta-feira, 6 de março de 2020

Comanche: Integral Vol.3



E o ano começa com o término de uma série de culto produzida na Europa: Comanche.
A editora Ala dos Livros iniciou há quase 1 ano a publicação desta série em formato "Integral" a preto e branco, com livros de uma excelente apresentação.

Embora eu saiba que esta publicação segue a linha da mesma publicação belga/francesa, e embora eu goste bastante de livros a preto e branco, penso que a cor neste caso dá valor acrescentado a estas aventuras no far west norte-americano. Sempre gostei muito da cor nos livros do Hermann!

Os seus autores são mais do que conhecidos, são lendas da Banda Desenhada Franco-Belga: Greg (textos) e Hermann (desenho).

O primeiro deve ter sido o mais prolífico autor de histórias e personagens da BD europeia (Comanche, Spirou e Fantásio, Modeste e Pompon, Bernard Prince, Luc Orient, Olivier Rameau, Clifton, Corentin, Os Náufragos de Arroyoka, Clorofila, Bruno Brazil, etc) e isto para além de ser o desenhador de Achille Talon. Faleceu em 1999...

O segundo continua a ser editado em português e é autor de séries como Bernard Prince, Comanche, Jugurtha, As Torres de Bois-Maury, Jérémiah, Caatinga, Mataram Wild Bill, etc...
Esta dupla funcionou até ao 10º volume desta série de 15 livros, Hermann abandonou a série no 10º volume por achar que as histórias de Greg se estavam a tornar "muito comerciais".

Na minha opinião a série Comanche ombreia sem problemas com Blueberry, apesar de diferente, e há quem diga as que melhores histórias do Oeste americano (westerns) são Blueberry, Comanche e Tex (de notar que todas são de autores europeus...).

A série em Portugal não foi bem publicada, foi antes "espalhada" por alguns álbuns e muitas revistas. Vou colocar aqui por ordem o que foi publicado em Portugal (quando, por quem e como). Existem várias "curtas" nunca editadas em português incluídas neste último volume - O Prisioneiro, Lembra-te Kentucky, Palomino (editado em Portugal no passado não sei onde...), Falta de Respeito e Casamento Cor de Rosa. Assim temos:

1 - Red Dust (Bertrand)
2 - Os Guerreiros do Desespero (Bertrand)
3 - Os Lobos de Wyoming (Bertrand)
4 - O Céu Está Vermelho Sobre Laramie (Bertrand) (Distri)
5 - O Deserto sem Luz (Revista Tintim nº20 ao nº31 do 9º ano)
6 - Fúria Rebelde (Bertrand)
7 - O Dedo do Diabo (Distri)
8 - Os Xerifes (Revista Tintim nº24 ao nº43 do 12º ano)
9 - E o Diabo Gritou de Alegria... (Distri)
10 - O Corpo de Algernon Brown (Distri)

Comanche Integral Vol.1 (Ala dos Livros)
Comanche Integral Vol.2 (Ala dos Livros)
Comanche Integral Vol.3 (Ala dos Livros)

Quanto à história, esta roda à volta do rancho 666 e dos seus ocupantes, principalmente Red Dust (capataz) e Comanche (proprietária). É claro que é um "Western", logo temos a construção da via férrea, Índios amigos, Índios não amigos, cidades típicas desta zona e época, bandidos do pior e grandes amizades/lealdades.
O Triple 6 é um rancho estrategicamente colocado entre Índios, o caminho de ferro e uma cidade tipicamente do Oeste, cheia de vícios, bêbados e pistoleiros, isto para além dos bandidos "manga de alpaca".

De notar que o livro possui uma mão cheia de personagens secundários bem detalhados e bem conseguidos tridimensionalmente por esta dupla de luxo da BD. Ten Gallons, Toby, Tenderfoot ou Raio de Luar são exemplos disso.
A estrutura narrativa de Greg é excelente e em conjunto com a arte de Hermann conseguiram fazer esta série que na minha opinião fica entre as melhores da BD mundial.

De notar que o primeiro contacto que tive com esta série foi 1970/71 na revista Tintim (tinha acabado de aprender a ler), e a força das imagens nessa altura impressionou-me muito, mais do que Blueberry! Até à altura o que eu conhecia de Cowboys era a sua pretensa parte cavalheiresca, o seu aspecto limpinho e sua educação para com os outros... vaqueiros sujos, ruas sujas, pessoas mais parecidas com animais do que os próprios animais... eu ainda não tinha tido contacto com essa falta de glamour nos Westerns!

Vou colocar as capas dos dois livros prévios, e se quiserem consultar os títulos que cada um contém, basta clicar na imagem para aumentar, estão lá descritos.


Este 3º volume já está disponível no Coimbra BD que está decorrer até dia 8 de Março, e claro, os outras dois volumes também estarão disponíveis por lá :)
A ilustração em baixo não faz parte do livro, mas eu gosto! :D




Boas leituras




Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]