quinta-feira, 14 de julho de 2022

Eu, Louco



Segundo livro da Trilogia do "Eu", obra de António Altarriba  e Keko, sendo este volume publicado em português pela editora Ala dos Livros. em Setembro de 2019.

Podem ler a minha opinião sobre o primeiro volume, Eu, Assassino, neste link. Esta é a segunda faceta de "falha" Humana, a loucura, ou não...
Esta reflexão foca-se no mundo farmacêutico, mas para apreender a totalidade, e por alguma coisa é uma trilogia, convém ler o Eu, Assassino.

Para além de aparentemente se passarem no mesmo espaço, existem detalhes e toques entre estes dois relatos com várias personagens e ideias comuns entre os dois livros, e isso deixa-me com mais curiosidade para ler o terceiro, Eu, Mentiroso.

"Os homens são tão necessariamente loucos, que não estar louco seria estar louco com uma outra espécie de loucura."
- Blaise Pascal

Não considero esta reflexão de Altarriba nem melhor nem pior que a do seu anterior livro. Eu, Louco é diferente, é engenhoso e tem um twist final de alguma atracção para mim.
Na realidade estamos no chamado rabbit hole das conspirações, ou suas teorias. Não deixa de ser interessante este livro ser um pouco anterior ao Covid-19, uma doença cujas explicações de origem deixam muito a desejar.

A Indústria Farmacêutica só existe porque existem doenças. Uma empresa só gera mais lucro se houver mais pessoas a comprar. Podemos fazer o exercício de juntar estas duas premissas e dizer que se aumentarmos o número de doenças, aumentaremos o lucro desta indústria. 

É aqui que o enredo deste livro vai navegando. 


Angel Molinos, um dramaturgo fracassado com doutoramento em Psicologia trabalha para a Outrament, subsidiária da da Pfizin (a sério?? :D ) e está encarregue de descobrir e inventar novas doenças mentais, manias ou síndromas. É a melhor maneira de "provocar" doenças! Por outro lado descobre o lado negro da experiência de administração de fármacos não testado, que não são mais que cocktails químicos que os médicos vão experimentando em desgraçados loucos.

Mas Molinos, também tem a sua conta de loucuras, traumas recalcados, abusos infantis, a cada vez mais o seu sono é apenas um pesadelo.

Infelizmente para ele, cai numa teia conspirativa, vai ser manipulado ao extremo por pessoas, e porque não dizê-lo, loucas! A Ética acaba por ser a semente de loucura do protagonista.

No meio desta manipulação vamos ter contacto com a ex. mulher do assassino (Henrique) e a sua namorada, e também com os polícias, tudo personagens do volume anterior.

Keko continua sombrio, talvez menos detalhado que no volume anterior. Em vez do preto & vermelho de Eu, Assassino, vamos ter um magnífico preto & amarelo. Amarelo foi a cor escolhida para realces de loucura neste livro, assim como o vermelho o foi no livro anterior para o crime.
Excepto! 

Excepto nas páginas onde Begona tenta seduzir Molinos, ou onde ela está na sua intimidade. Ela e o quarto aparecem com uma cor tipo um verde cyan escuro. Nessa cena do quarto, as zonas íntimas de prazer de Begona são pintadas de amarelo, claro... loucura! :)

De notar pormenores de ligação deliciosos, como por exemplo no trabalho de Cristina (a ex. mulher do assassino) em que os avatares vermelhos do livro anterior são substituídos pelo amarelo, como no caso da maça da Branca de Neve. Pormenores interessantes.

Este é mais um livro de crítica social, uma crítica forte, e em que caminhamos pelas veredas de uma teoria da conspiração com fundamentação lógica muito firme.
Para a semana Eu, Mentiroso



Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]