quinta-feira, 17 de julho de 2008

Astonishing X-Men: Vol.1 (Regresso) e Vol.2 (Perigo)


A BD Mania edita de uma vez só um ano inteirinho de Astonishing X-Men da "run" de Joss Whedon (Buffy, A Caçadora de Vampiros e Firefly/Serenity) e John Cassaday ( Planetary)!
No prmeiro volume, "Regresso", Whedon agarra-nos à narrativa de uma maneira viciante, pois sendo ele um fan do Universo X-Men, respeita a sua "mitologia" e não se dispersa com muitos mutantes no jogo... cria uma pequena equipa, com alguns "pesos-pesados" e ainda vai recuperar o mutante que "deu a vida" para curar os portadores do gene "X" do virus Legado. Com uma pequena equipa é mais fácil a um bom escritor fazer o detalhe psicológico da trama e é isso que acontece! Whedon lentamente e com pequenos pormenores deixados aqui e acolá, vai envolvendo o leitor de maneira a que não se consegue deixar de ler! Para além disso não é chato... tem sempre uns "gags" espalhados um pouco por todo o livro. Assim neste livro de apresentação temos como linhas principais: uma "cura" para o gene "X", o ressuscitar de um gigante e depois no meio disto tudo aparecem uns extra-terrestres, aliados a uma obscura facção da Shield para assuntos extraterrenos, que querem eliminar todos os X-Men por razões que vocês só vão saber se comprarem o livro!
No segundo livro, "Perigo", continuam as linhas de acção do primeiro volume, mas com um desenvolvimento muito importante... devido à "cura" forçada de um estudante,
Wing, este não suporta o que lhe aconteceu e suicida-se na sala de perigo... este acto vai catapultar a estória para outro nivel!
Falando de John Cassaday, é na verdade um dos grandes desenhadores da actualidade! Esta é a minha opinião, e não vale a pena dizer mais nada... o detalhe gráfico que ele pôs em Planetary transpôs para estes Astonishing X-Men. Esta dupla era só para fazer um ano de X-Men, mas o sucesso foi tão grande que foi contrado mais um ano. Toda esta "run" com estes dois criadores vai ser editada em português pela BD Mania. Portanto é aproveitar!
A capa "provisória" do volume nº3, com o nome "Sob Ataque" será apresentada neste blog amanhã à noite! Tenho de dizer que estas edições estão muito boas mesmo.
Falta-me dizer que os X-Men têm um espião, ou talvez mais que um! Um saberemos quem é neste segundo volume...







Hardcover
Criado por: Joss Whedon e John Cassaday
Editado em Julho de 2008 por BD Mania (original da Marvel)
Comprado na Tabacaria 202 do Centro Comercial Galerias do Alto da Barra
Nota : 10 em 10

12 comentários:

  1. nada de criticas construtivas da minha parte, nao percebo muito de X-men neste momento.
    As edições da Devir dos X-men foram a pricipal razão pelas quais eu comecei a ler BD de super-heróis.
    Uma pergunta apenas, que histórias tenho que ler para poder ler este HC e entende-lo a 100%?
    fica bem


    radjack

    ResponderEliminar
  2. Radjack
    Podes começar a ler aqui mesmo nestes dois volumes! Foi feito para leitores iniciados, embora haja referências a outros acontecimentos passados, não são impeditivos de se começar a ler neste primeiro volume.

    ResponderEliminar
  3. Amanha vou dar uma olhadela na fnac, se gostar posso considerar comprar é caro?
    fica bem

    ResponderEliminar
  4. Não ha nas Fnacs,eu estou muito satisfeito com os meus tpbs originais mais as ssries da Fenix que são um optimo complemento a essa serie ate porque o Roster da equipa é quase o mesmo . :)

    Rad apesar de tudo convem ler o tal ultimo volume de New-X-men Here comes Tomorrow,que junta o novo par x(Emma e Scott),mais o destino da Fenix que é retomado nas minis Fenix Endsong e Warsong,sim porque nem tudo na historia é realidade alternativa apesar do que um certo editor disse,mas não deve ter o classico dias de um futuro esquecido (editado no volume X-men dos Classicos da Bd do Cm)que o Morrison homenageia em entrevista a Wizard #147.

    ResponderEliminar
  5. Bolas Kitt....!
    Tantos livros para entender esta série?
    A minha mulher leu os livros e não se pôs a fazer perguntas... ou seja entendeu perfeitamente a estória sem conhecimentos anteriores!
    Por curisidade um novo leitor deve querer saber apenas o que aconteceu em Genosha, assim como o que aconteceu a Jean Grey e Colossus (pois são situações referidas no livro)

    ResponderEliminar
  6. Á sitiuação da Jean nõ é resolvido nesta serie é por isso que tem mini series que tratam dos assuntos que ficaram pendentes em NoVOS X-men,Sublime o Quentin Quire,etc
    E é obvio que o final de New X-men é ObRIGATORIO.

    ResponderEliminar
  7. Kitt
    Há muito tempo que não tinha uma "pequena" discussão contigo !!
    O que eu quero dizer, é que se não conhecesses nada (ignorância total) da estória passada dos X-Men, lerias e goastarias! Embora aqueles três itens :
    - Genosha
    - Jean Grey
    - Colossus
    ... possam criar curiosidade no leitor recente, mas isso não invalida uma boa leitura de todos os acontecimentos desta série! Tu estás a falar assim porque conheces muita da estória passada dos X-Men, e faz-te confusão a leitura da série sem se saber o que se passou!

    ResponderEliminar
  8. (sim, eu é que sou a mulher do Bongop)

    Podem ler os livros à vontade, percebe-se perfeitamente, e até dá para perceber o que aconteceu ao gajo giro de aço sem ter que ler resmas de livrinhos de agrafos! (parece-me que há pessoas que só lêem revistinhas e ouriçam-se muito quando há alguém que prefere livros com ar de livros)

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  9. LOLO,a serie não me confundiu,e é por isso mesmo que dei aquele conselho ao
    Rad.Para ele aproveitar a serie a 100%,tem que ler todo Novos X-men,mais as series da FEnix.E se ler o dias de um futuro esquecido so lhe faz bem. :)

    O que tenho é isto, e não tem agrafes:
    http://www.dropsdeanis.org/fotos_filmes/%7B2588290B-E8EB-4936-B97A-E6809B765C8C%7D_XMenPhoenixEndsongTP.jpg
    http://www.herorealm.com/images/Previews/JAN_08/XMENPHXWAR_TPB.jpg

    E claro os tpbs usa da serie disponIVeis no Porto nas lojas Mundo Fantasma e CC.

    ResponderEliminar
  10. Caramba, Bongop!!!:-O
    Critica de qualidade e escolheste logo um tema excelente também. :-)
    Já há algum tempo que não acompanho as aventuras dos mutantes (tirando a serie da origem do Wolverine) mas pelo visto é melhor voltar a dar uma olhada pelo que de bom estão fazendo com eles...

    E Bongop, uma discussão salutar nunca fez mal a ninguém. ehehehehe

    Abraço. :-)

    Ah, e desculpa por demorar a passar por aqui estes dias. Estou ocupado com um projecto que me tem consumido todo o tempo. Mas sempre que puder, pelo menos venho deixar um Olá. ;-D

    ResponderEliminar
  11. Se há algo bom de X-Men para ler que tenha saído recentemente, AXM é a história ideal.

    Gostei muito de ver estas edições da BdMania, mas já tenho os trades originais.

    ResponderEliminar
  12. Finalmente folhei as ediçãoes na Fnac e são identicas as americanas ou quase o 1o tpb usa um papel inferior e pvp normal é identico aos tpbs americanos.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]