quarta-feira, 23 de julho de 2008

Rapaces


Rapaces, mais uma grande série de BD europeia! Pela mão de Jean Dufaux (estória) e Enrico Marini (desenho) em 1998 o primeiro volume desta série ficou completo, sendo editado no mercado português pela Meribérica em 1999. A série é composta por quatro volumes e está toda editada em Portugal, os dois primeiros volumes pela já referida e extinta Meribérica, e os seguintes tomos pela ASA.
Este par criativo tem-se mostrado imbativel, pois Dufaux tem alcunha de "o Profícuo", devido há quantidadede criações de que é autor (ex. Jessica Blandy), e Marini é detentor de vários prémios (ex. Player One em Angoulême) e muitas criações famosas: "A Estrela do Deserto", "Gipsy" e "O Escorpião".
Neste "Rapaces" é bem visivel que Marini não se sujeita a fórmulas pré-estabelecidas e é bem visivel a vertente Franco-Belga misturada com Manga, isto para além da cor directa e sobretudo a partir do terceiro volume as cores base são o vermelho e o negro... isto para acompanhar uma estória sólida e diferente de Vampiros, sempre com muito erotismo, que está latente ao virar de cada página.
A estória gira ao redor dos irmãos Camila e Draco Molina, do jovem Aznar Akeba e da detective Vicky Lenore. No prmeiro volume são apresentados os personagens e algumas linhas de acção, no segundo descobrem-se os motivos, e as histórias particulares de cada um começam a misturar-se... para o terceiro volume temos muita acção, traição e misturas explosivas, ficando para o quarto o desenlace...
Esta é a estória da vingança da família Molina (isto está a ser dificil para mim, pois não quero fazer spoiler a potenciais interessado na série...) contra todo o mundo Vampiro... estes mandam no mundo, sendo a espécie Humana relegada para Jardins Zoológicos como vulgares animais em vias de extinção. Mas os Vampiros com tantos anos de decadência física começam a fraquejar...
É mais uma grande estória, ainda se conseguem arranjar facilmente os volumes da ASA, os da Meribérica já será mais complicado mas ainda se vêm com alguma frequência!
Boas leituras!

Softcover (Meribérica)/Hardcover (ASA)
Criado por Jean Dufaux e Enrico Marini
Editado entre 1999 e 2003 por Meribérica e ASA
Comprado na FNAC
Nota : 10 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário